Análise comparativa da formação e atuação do licenciado em pedagogia e do licenciado em educação física na disciplina de educação física séries iniciais do ensino fundamental
A presente pesquisa teve como objetivo investigar, de forma comparativa, a formação e a atuação do licenciado em Educação Física e do Pedagogo para o desenvolvimento corporal, social, afetivo e cognitivo dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental em aulas de Educação Física Escolar. Tr...
Main Author: | SILVA, Jamiédson José da |
---|---|
Other Authors: | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22241 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-22241 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-222412019-02-06T19:34:49Z Análise comparativa da formação e atuação do licenciado em pedagogia e do licenciado em educação física na disciplina de educação física séries iniciais do ensino fundamental SILVA, Jamiédson José da LIMA, Kênio Erithon Cavalcante http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1 Educação Física Escolar Educação Física – atuação profissional Ciências da Saúde A presente pesquisa teve como objetivo investigar, de forma comparativa, a formação e a atuação do licenciado em Educação Física e do Pedagogo para o desenvolvimento corporal, social, afetivo e cognitivo dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental em aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma perspectiva metodológica de caráter qualitativa, em que se buscou, em dois momentos, entender e analisar a formação e a atuação dos dois profissionais para ministrar a disciplina de Educação Física nos anos iniciais do ensino Fundamental na rede pública de ensino. No primeiro momento trabalhou-se com uma pesquisa documental em que se buscou os currículos dos cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Educação Física e analisou as disciplinas que aparentemente possuem relação com a formação do profissional para atuar com a disciplina de Educação Física Escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. No segundo momento, foi realizada uma pesquisa do tipo levantamento, onde optou-se pelo procedimento de entrevistas. Os resultados encontrados foram que mesmo existindo objetivos que os dois profissionais consigam alcançar, o licenciado em Educação Física consegue desenvolver e aperfeiçoar, nos alunos, habilidades e competências que o pedegago não consegue, mostrando assim que o licenciado em Educação Física está melhor preparado para atuar nas alunas de Educação Física nos anos iniciais do ensino Fundamental. This present research has as goal the investigate. with comparative form, the upbringing and the performance of the physical education licensee and the pedagogue for the corporal development, social, affective and cognitive of the elementary school at the initial class at the physical education classes. It is a methodological perspective of quantitative feature, there was searched, at two elements, understand and analyze the upbringing and the performance of both professionals to minister the physical education subject on the firsts years at the public schools of elementary school. First worked with a documentary research in which we sought the graduate’s curriculum of pedagogy and physical education and analyzed the subjects the seems has a relation with the professional formation to act with physical education subject at the elementary school. At second moment, was made a research of uplift goal, in which was decided for proceedings of interview. The fount results was the same goal that both professionals got conquer, the physical education licensee obtain a development and meliorate on the skill that the pedagogue can’t to do, showing that the physical education licensee is the best choice to act on the physical education classes at the firsts years of the elementary school. 2017-10-31T23:00:11Z 2017-10-31T23:00:11Z 2017-10-31 2017-06-27 bachelorThesis SILVA, J. S. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22241 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 39 p. |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Educação Física Escolar Educação Física – atuação profissional Ciências da Saúde |
spellingShingle |
Educação Física Escolar Educação Física – atuação profissional Ciências da Saúde SILVA, Jamiédson José da Análise comparativa da formação e atuação do licenciado em pedagogia e do licenciado em educação física na disciplina de educação física séries iniciais do ensino fundamental |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo investigar, de forma comparativa, a formação e a atuação do licenciado em Educação Física e do Pedagogo para o desenvolvimento corporal, social, afetivo e cognitivo dos estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental em aulas de Educação Física Escolar. Trata-se de uma perspectiva metodológica de caráter qualitativa, em que se buscou, em dois momentos, entender e analisar a formação e a atuação dos dois profissionais para ministrar a disciplina de Educação Física nos anos iniciais do ensino Fundamental na rede pública de ensino. No primeiro momento trabalhou-se com uma pesquisa documental em que se buscou os currículos dos cursos de Pedagogia e de Licenciatura em Educação Física e analisou as disciplinas que aparentemente possuem relação com a formação do profissional para atuar com a disciplina de Educação Física Escolar nas séries iniciais do Ensino Fundamental. No segundo momento, foi realizada uma pesquisa do tipo levantamento, onde optou-se pelo procedimento de entrevistas. Os resultados encontrados foram que mesmo existindo objetivos que os dois profissionais consigam alcançar, o licenciado em Educação Física consegue desenvolver e aperfeiçoar, nos alunos, habilidades e competências que o pedegago não consegue, mostrando assim que o licenciado em Educação Física está melhor preparado para atuar nas alunas de Educação Física nos anos iniciais do ensino Fundamental. |
author2 |
LIMA, Kênio Erithon Cavalcante |
format |
bachelorThesis |
author |
SILVA, Jamiédson José da |
author_sort |
SILVA, Jamiédson José da |
title |
Análise comparativa da formação e atuação do licenciado em pedagogia e do licenciado em educação física na disciplina de educação física séries iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Análise comparativa da formação e atuação do licenciado em pedagogia e do licenciado em educação física na disciplina de educação física séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Análise comparativa da formação e atuação do licenciado em pedagogia e do licenciado em educação física na disciplina de educação física séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Análise comparativa da formação e atuação do licenciado em pedagogia e do licenciado em educação física na disciplina de educação física séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Análise comparativa da formação e atuação do licenciado em pedagogia e do licenciado em educação física na disciplina de educação física séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
análise comparativa da formação e atuação do licenciado em pedagogia e do licenciado em educação física na disciplina de educação física séries iniciais do ensino fundamental |
publishDate |
2017 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22241 |
_version_ |
1641987281067704320 |
score |
13.657419 |