Universidade Aberta do Brasil (uab): a gestão na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Há, em torno da EaD, o discurso de que por meio da modalidade seria possível realizar o processo de democratização do conhecimento, de forma a proporcionar o acesso àqueles alijados dos sistemas de ensino tradicionais. Aliando esse aspecto ao processo de reforma universitária iniciado nos anos de...
Main Author: | NASCIMENTO, Danielle Fabiola do |
---|---|
Other Authors: | AGUIAR, Márcia Angela da Silva |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22279 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Há, em torno da EaD, o discurso de que por meio da modalidade seria possível realizar o
processo de democratização do conhecimento, de forma a proporcionar o acesso àqueles
alijados dos sistemas de ensino tradicionais. Aliando esse aspecto ao processo de reforma
universitária iniciado nos anos de 1990, o qual procura rever o papel político-social da
Universidade temos a retomada da discussão sobre o projeto de universidade aberta nacional.
Assim, por meio do Decreto nº 5800/2006 é instituída a Universidade Aberta do Brasil (UAB)
que, entre seus objetivos, procura democratizar e interiorizar a educação superior pública e de
qualidade. Contudo, tal política carrega consigo mudanças institucionais às consagradas
universidades brasileiras. Assim, a presente pesquisa denominada "Universidade Aberta do
Brasil (UAB): A gestão na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)" teve como
objetivo apreender a forma de institucionalização do modelo de gestão da UAB na UFPE,
considerando a oferta de cursos de graduação na modalidade a distância e a relação com os
polos presenciais e os municípios. Optamos por desenvolver esta pesquisa segundo os
pressupostos da pesquisa qualitativa entendida como um modo de fazer científico preocupado
com os significados. (TRIVIÑOS, 1987). Realizamos um levantamento bibliográfico sobre a
EaD (ARETIO, 1999, 1998; BELLONI, 2005, 2009; PETERS, 2006) e sobre as políticas para
a Universidade (Oliveira, 2002; DOURADO, 2011; ANTUNES, 2005) Para a coleta dos
dados, utilizamos o instrumento da entrevista semiestruturada que foi aplicada junto à
coordenadora de educação a distância da UFPE, aos atuais e ex-coordenadores dos cursos de
graduação (Matemática, Letras-Português e Letras-Espanhol) e aos coordenadores dos polos
dos municípios de Surubim, Limoeiro, Garanhuns e Tabira. No levantamento documental,
realizamos a análise dos documentos internos da UFPE, a saber: Plano de Desenvolvimento
Institucional(PDI), Plano de Ações Articuladas (PAI), Portarias e Relatórios da Coordenação
de Educação a Distância(CEAD). Somaram-se a estes os Acordos de Cooperação Técnica e
os Editais de Adesão à UAB. Os resultados apontaram que o processo de institucionalização
da UAB na UFPE pode ser considerado como em curso, posto que a modalidade ainda não
está enraizada na estrutura organizacional da universidade. Observamos, todavia, um esforço
de todos os envolvidos para que a UAB/UFPE no tangente à gestão e à organização
administrativa passe da adaptação à estrutura vigente para um processo próprio de gestão. |
---|