Percepções de alunos, professores e gestores em relação à (des)legitimação da educação física escolar no ensino médio em Vitória de santo Antão-PE
Este estudo buscou refletir sobre (des.) legitimidade da educação física escolar, com o relevo das mudanças legislativas aprovadas recentemente no Congresso Nacional para o ensino médio. Com o objetivo de analisar as percepções de gestores, professores e educandos no que concerne à importância d...
Main Author: | ALCÂNTARA, Alisson dos Santos |
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Other Authors: | NASCIMENTO, Hercília Melo do |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23155 |
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Summary: |
Este estudo buscou refletir sobre (des.) legitimidade da educação física
escolar, com o relevo das mudanças legislativas aprovadas recentemente no
Congresso Nacional para o ensino médio. Com o objetivo de analisar as
percepções de gestores, professores e educandos no que concerne à
importância da educação física em escolas de referência voltadas ao ensino
médio em Vitoria de Santo Antão, Pernambuco, o estudo recorreu à utilização
de questionários como técnica para a coleta de dados, demonstrando
necessidades formativas da juventude, perfil do alunado, vínculos com a
disciplina e condições da oferta com representações de abordagem
quantitativa. Com recorte amostral total de 254 sujeitos, os resultados
apontaram que a minoria dos alunos trabalha ou estagia, apesar da motivação
do curso relacionar-se com a inserção laboral. As quadras poliesportivas estão
inadequadas para as aulas, além da recorrência de aulas separadas entre
meninos e meninas. Os docentes citaram relatório de aula como atividade
estudantil pela não participação nas aulas, enquanto baixo número de
estudantes fez a menção deste instrumento. Para eles, a conversa com amigos
ocupa o tempo não destinado à participação nas aulas. A disciplina assume
preferência no gosto estudantil do que na relevância entre os demais
componentes curriculares, com alta frequência nos desejos de aumento de
carga horária. Um dos gestores participantes discorda deste aumento, além de
posição unânime do caráter obrigatório da disciplina, que conferiu maioria do
alunado quanto ao facultado. A atividade física configura-se como principal
aprendizado nas aulas, embora a conformação de desenhos didáticos que
fortalecem a exclusão de meninas, como aulas em separado e exigência de
habilidades. |
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