Contribuições da teoria sobre a inclusão nas aulas de Educação física: Uma revisão de literatura
O presente trabalho buscou compreender a importância das aulas de educação física nas vivências de alunos com deficiência. Para isso utilizamos uma revisão da literatura dos artigos originais, os quais deveriam seguir alguns critérios para serem selecionados como; idioma, país de publicação, e pe...
Main Author: | SILVA, Daiane Deise da |
---|---|
Other Authors: | OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23243 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O presente trabalho buscou compreender a importância das aulas de educação
física nas vivências de alunos com deficiência. Para isso utilizamos uma revisão da
literatura dos artigos originais, os quais deveriam seguir alguns critérios para serem
selecionados como; idioma, país de publicação, e período. Utilizamos como
metodologia a revisão sistemática nas bases de dados eletrônicas Bireme e Scielo.
Como critério de inclusão instituiu-se uso de artigos originais, publicados no período
de 1994 a 2017 em periódicos nacionais e pesquisas realizadas com humanos.
Tivemos como principal objetivo abordar a importância das aulas de Educação
Física para os alunos com deficiência. A relevância em se desenvolver este trabalho,
liga-se a importância da democratização do acesso de todos a todas as atividades
possíveis, asseguradas pela própria Constituição Brasileira e da necessidade de
mais políticas públicas que, não só atendam, mas que lutem pelos direitos das
pessoas com deficiências e que lhes assegure uma vida digna em todos os
aspectos. Na pesquisa de revisão ao fazemos a busca e encontramos 2.630 em
ambas as bases de dados. Utilizamos alguns critérios de inclusão como o ano de
publicação, idioma, trabalhos originais, relação com algum tema da educação física
e com a inclusão educacional. Restaram 11 artigos para dá continuidade a pesquisa.
A partir das análises dos dados, foi possível identificar três principais vertentes
relacionadas a inclusão dos alunos com deficiência na sala de aula regular e sua
relação com a Educação Física. Concluímos que é imprescindível uma reavaliação
nos cursos de formação para que seja possível compreender, não somente o
conhecimento sobre a educação de pessoas com deficiência, mas também
oportunizar autoconhecimento, para que os professores possam atuar de forma mais
confiante, atendendo todos de forma igualitária. |
---|