O entendimento da educação física do ponto de vista conceitual e de valoação das crianças da Comunidade do Alto do Reservatório – Vitória de Santo Antão-PE

A Educação Física vai muito além das modalidades esportivas, das competições, das academias, é algo que pode e que modifica sua existência. Está relacionada ao indivíduo, a inteligência, a afetividade, a troca de saberes, a sociedade, etc. O envolvimento da EF com o indivíduo e com a sociedade lh...

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Main Author: BARBOSA, Jacielle Gomes
Other Authors: MORAIS, Flávio Campos de
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23526
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Summary: A Educação Física vai muito além das modalidades esportivas, das competições, das academias, é algo que pode e que modifica sua existência. Está relacionada ao indivíduo, a inteligência, a afetividade, a troca de saberes, a sociedade, etc. O envolvimento da EF com o indivíduo e com a sociedade lhe dá responsabilidades que extrapolam o “fazer ginástica” ou “jogar futebol”. Entendemos que a aula de Educação Física deveria ser acessível para todos, não apenas para aqueles que podem pagar por ela, e também não apenas no âmbito escolar, mas fora dele. A presente pesquisa objetivou investigar como as crianças da comunidade do Alto do Reservatório entendem a Educação Física do ponto de vista conceitual e de valoração. A presente pesquisa foi caracterizada como exploratória, onde a amostra foi composta por 5 criança (faixa etária média 9,4 anos)que estavam dentro dos critérios de inclusão. Os participantes da pesquisa eram moradores da comunidade do Alto do Reservatório - Vitória de Santo Antão -PE, circunvizinha ao Centro Acadêmico de Vitória – UFPE. Aplicou-se um questionário semiestruturado composto por 8 perguntas, relacionadas a Educação Física. Concluímos este trabalho apontando algumas ausências. Ausências de vivencias no âmbito da Educação Física escolar, negligenciadas para estas crianças e ausência de intervenção também por parte dos professores e alunos do Curso de Educação Física do entorno. Nossa perspectiva é que o presente trabalho desperte o interesse dos discentes e docentes do Núcleo de Educação Física (Centro Acadêmico de Vitória - UFPE), para que fomentem ações ou intervenções nesta comunidade