Avaliação do processo ensino aprendizagem na educação física escolar: uma proposta de qualificação

Encontra-se na literatura muitos estudos sobre avaliação da aprendizagem. Entretanto, são poucos os trabalhos que a relacionam com o projeto histórico de sociedade, ou seja, a sociedade que temos e a que queremos construir. Sabendo da importância da função da avaliação enquanto categoria decisiva...

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Main Author: SOUZA, Elayne Karine da Silva
Other Authors: SALDANHA, Renato Machado
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23837
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Summary: Encontra-se na literatura muitos estudos sobre avaliação da aprendizagem. Entretanto, são poucos os trabalhos que a relacionam com o projeto histórico de sociedade, ou seja, a sociedade que temos e a que queremos construir. Sabendo da importância da função da avaliação enquanto categoria decisiva dentro da escola o presente estudo tem como objetivo refletir e analisar o trabalho pedagógico do professor de Educação Física da escola Referência em Ensino Médio Professor Barros Guimarães no município de Glória do Goitá-Pe, investigando como se articulam as práticas avaliativas e a organização do trabalho pedagógico, para em seguida formular proposta de superação a fim de qualificar o processo avaliativo principalmente na área de Educação Física Escolar. Para tanto, fez-se com uma abordagem qualitativa com característica descritiva, que foram norteadas com base em duas questões: Quais as relações que podem ser encontradas entre as práticas avaliativas e as características da organização de nossa sociedade no modo capitalista de produção? E qual a finalidade da avaliação hoje e como acreditamos ser seu real objetivo? Este estudo teve como fundamentação teórica o Materialismo Histórico Dialético e a Pedagogia Histórico Crítica. Para metodologia Utilizou-se como categoria de análise a proposta por Thiollent onde processo de pesquisaação é dividido em quatro principais etapas: fase exploratória, fase principal, fase de ação e fase de avaliação.