Avaliação do processo ensino aprendizagem na educação física escolar: uma proposta de qualificação
Encontra-se na literatura muitos estudos sobre avaliação da aprendizagem. Entretanto, são poucos os trabalhos que a relacionam com o projeto histórico de sociedade, ou seja, a sociedade que temos e a que queremos construir. Sabendo da importância da função da avaliação enquanto categoria decisiva...
Main Author: | SOUZA, Elayne Karine da Silva |
---|---|
Other Authors: | SALDANHA, Renato Machado |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23837 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Encontra-se na literatura muitos estudos sobre avaliação da aprendizagem.
Entretanto, são poucos os trabalhos que a relacionam com o projeto histórico
de sociedade, ou seja, a sociedade que temos e a que queremos construir.
Sabendo da importância da função da avaliação enquanto categoria decisiva
dentro da escola o presente estudo tem como objetivo refletir e analisar o
trabalho pedagógico do professor de Educação Física da escola Referência em
Ensino Médio Professor Barros Guimarães no município de Glória do Goitá-Pe,
investigando como se articulam as práticas avaliativas e a organização do
trabalho pedagógico, para em seguida formular proposta de superação a fim de
qualificar o processo avaliativo principalmente na área de Educação Física
Escolar. Para tanto, fez-se com uma abordagem qualitativa com característica
descritiva, que foram norteadas com base em duas questões: Quais as
relações que podem ser encontradas entre as práticas avaliativas e as
características da organização de nossa sociedade no modo capitalista de
produção? E qual a finalidade da avaliação hoje e como acreditamos ser seu
real objetivo? Este estudo teve como fundamentação teórica o Materialismo
Histórico Dialético e a Pedagogia Histórico Crítica. Para metodologia Utilizou-se
como categoria de análise a proposta por Thiollent onde processo de pesquisaação é dividido em quatro principais etapas: fase exploratória, fase principal,
fase de ação e fase de avaliação. |
---|