Análise comparativa da antropometria, composição corporal, desempenho neuromotor e aptidão física de crianças dos 7 aos 9 anos de idade de duas escolas com realidades diferentes no Município de Sairé – Pernambuco
O meio em que a criança vive pode contribuir para o pleno desenvolvimento da aptidão física e do desempenho motor. O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar dois grupos de crianças de escolas com realidades diferentes da cidade de Sairé, Pernambuco. Este estudo é uma coorte transversal onde...
Main Author: | VICENTE, Gláucia de Fátima da Silva |
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Other Authors: | ALMEIDA, Marcelus Brito de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23842 |
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ir-123456789-238422019-10-26T02:04:45Z Análise comparativa da antropometria, composição corporal, desempenho neuromotor e aptidão física de crianças dos 7 aos 9 anos de idade de duas escolas com realidades diferentes no Município de Sairé – Pernambuco VICENTE, Gláucia de Fátima da Silva ALMEIDA, Marcelus Brito de QUEIROZ, Daniel da Rocha http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6 http://lattes.cnpq.br/5673831264022461 Aptidão Física Educação Física para Crianças Antropometria Composição Corporal Ciências da Saúde O meio em que a criança vive pode contribuir para o pleno desenvolvimento da aptidão física e do desempenho motor. O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar dois grupos de crianças de escolas com realidades diferentes da cidade de Sairé, Pernambuco. Este estudo é uma coorte transversal onde foram avaliadas crianças de ambos os sexos (n=50), com idade entre 7 a 9 anos, de uma amostra randomizada. Foram aplicados testes de antropometria (peso, altura e IMC), composição corporal (massa magra, massa gorda e percentual de gordura), aptidão física (preensão manual, flexibilidade, resistência abdominal, impulsão horizontal, agilidade nos quatro cones e velocidade em 20 metros) e desempenho neuromotor (KTK). Os dados foram expressos em média± desvio padrão. Não houve diferenças entre os dois grupos na antropometria, nem na composição corporal. Nas avaliações da aptidão física o único teste que apresentou diferença significativa em nosso estudo foi o de resistência abdominal (19,4 ± 9,3 e 14,0 ± 7,7 e o valor de p = 0,04), obtendo o melhor desempenho o grupo de crianças pertencentes à escola que possui uma melhor estrutura. No teste do desempenho motor grosso também não houve diferença significativa entre os grupos analisados. Assim, concluímos que não houve diferenças significativas entre as crianças de duas escolas com realidades diferentes. A child’s environment can contribute to the total development of physical fitness and motor performance. The purpose of this study was to evaluate and compare two groups of school children with different realities (what is different realities?) from the city of Sairé, Pernambuco. This study is a cross-sectional cohort where children of both sexes (n = 50), aged 7-9 years, were evaluated from a randomized sample. Anthropometric tests (weight, height and BMI), body composition (lean mass, fat mass and percentage of fat), physical fitness (manual grip, flexibility, abdominal resistance, horizontal impulsion, agility in the four cones and velocity in 20 meters ) and neuromotor performance (KTK). Data were expressed as mean ± standard deviation. There were no differences between the two groups in anthropometry nor in body composition. In the physical fitness assessments, the only test that presented a significant difference in our study was abdominal resistance (19,4 ± 9,3 e 14,0 ± 7,7 e o valor de p = 0,04), with the best performance being the group of children belonging to the better-structured school. In the gross motor performance test there was also no significant difference between the analyzed groups. Thus, we concluded that there were no significant differences between children from two schools with different realities. 2018-02-21T19:38:41Z 2018-02-21T19:38:41Z 2018-02-21 2017-12-01 bachelorThesis VICENTE, G. F. S. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23842 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 50 p. application/pdf |
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Aptidão Física Educação Física para Crianças Antropometria Composição Corporal Ciências da Saúde VICENTE, Gláucia de Fátima da Silva Análise comparativa da antropometria, composição corporal, desempenho neuromotor e aptidão física de crianças dos 7 aos 9 anos de idade de duas escolas com realidades diferentes no Município de Sairé – Pernambuco |
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O meio em que a criança vive pode contribuir para o pleno desenvolvimento da
aptidão física e do desempenho motor. O objetivo deste estudo foi avaliar e
comparar dois grupos de crianças de escolas com realidades diferentes da cidade
de Sairé, Pernambuco. Este estudo é uma coorte transversal onde foram
avaliadas crianças de ambos os sexos (n=50), com idade entre 7 a 9 anos, de
uma amostra randomizada. Foram aplicados testes de antropometria (peso, altura e
IMC), composição corporal (massa magra, massa gorda e percentual de gordura),
aptidão física (preensão manual, flexibilidade, resistência abdominal, impulsão
horizontal, agilidade nos quatro cones e velocidade em 20 metros) e desempenho
neuromotor (KTK). Os dados foram expressos em média± desvio padrão. Não houve
diferenças entre os dois grupos na antropometria, nem na composição corporal. Nas
avaliações da aptidão física o único teste que apresentou diferença significativa em
nosso estudo foi o de resistência abdominal (19,4 ± 9,3 e 14,0 ± 7,7 e o valor de p =
0,04), obtendo o melhor desempenho o grupo de crianças pertencentes à escola que
possui uma melhor estrutura. No teste do desempenho motor grosso também não
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