Efeitos do treinamento motor com o videogame ativo em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma desordem do Neurodesenvolvimento, caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade. As crianças com TDAH apresentam habilidades motoras abaixo do esperado para a idade com problemas no planejamento, execução e ajuste do mov...

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Main Author: WANDERLEY, Lissa Marques
Other Authors: COSTA, Maria Lúcia Gurgel da
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23844
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spelling ir-123456789-238442019-10-26T02:00:47Z Efeitos do treinamento motor com o videogame ativo em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade WANDERLEY, Lissa Marques COSTA, Maria Lúcia Gurgel da http://lattes.cnpq.br/7901828425233877 http://lattes.cnpq.br/6658237456457369 Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade Transtorno das possibilidades motoras Jogos de vídeo O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma desordem do Neurodesenvolvimento, caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade. As crianças com TDAH apresentam habilidades motoras abaixo do esperado para a idade com problemas no planejamento, execução e ajuste do movimento. Buscando uma opção de tratamento para essas crianças, esta pesquisa tem como objetivo descrever os efeitos do treinamento motor através do uso mediado do videogame ativo. A pesquisa foi realizada no período de maio a setembro de 2015 em duas escolas, na cidade do Recife-PE, com cinco crianças com diagnóstico de TDAH. Os procedimentos foram divididos em 3 etapas, a primeira etapa consistiu da aplicação com os pais/responsáveis de questionário para avaliação do perfil sócio-biodemográfico, do questionário Developmental Coordination Disorder QuestionnaireBrasil (DCDQ), para detecção de possível Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), e da avaliação motora com as crianças através da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). Na segunda etapa procedeu-se a intervenção motora com o videogame ativo, com sessões individuais, com o tempo de 30 min, duas vezes por semana num total de 16 sessões. A ferramenta utilizada foi o Xbox 360® + Kinect® da marca Microsoft®. Os jogos utilizados foram o Kinect Adventures®, Yourshap Fitness Evolved 2012®, Sonic Free Riders®. Em seguida, realizou-se a terceira etapa, com a reavaliação motora. Os resultados mostraram uma incidência maior de meninos. Em relação a medicação em uso para o TDAH, somente uma criança fazia uso. O IMC foi classificado na maioria das crianças em Obesidade e Sobrepeso. O resultado do questionário DCDQ-Brasil obteve classificação de Provável TDC em 60% das crianças. As médias dos quocientes foram correspondentes mais elevados na avaliação final do que inicial, sendo que as duas diferenças significativas entre as avaliações (p < 0,05) foram registradas no quociente da organização espacial (85,73% x 67,34%) e no quociente motor geral (94,86% x 85,00%). Esta pesquisa, apesar de um número de voluntário pequenos, encontrou resultados favoráveis ao treinamento motor com o videogame ativo em crianças com TDAH, sendo necessário mais estudos com uma população maior para que esses benefícios possam ser consolidados. The Attention Deficit Hyperactivity (ADHD) Disorder is a disorder of Neurodevelopment, characterized by inattention, hyperactivity and impulsivity. Children with ADHD have motor skills below what is expected for age with problems in planning, execution and movement setting. Seeking a treatment option for these children, this research aims to describe the effects of motor training mediated through the use of active video game. It was conducted in the period May to September 2015 in two schools, in the Recife-PE, with five children diagnosed with ADHD. The procedures were divided into three stages; the first stage consisted of applying to the parent/guardian a questionnaire to assess the socio-bio-demographic profile, the questionnaire Developmental Coordination Disorder Questionnaire-Brazil (DCDQ), for a possible detection of Developmental Coordination Disorder (DCD), and motor evaluation with children through the Motor Development Scale. In the second stage we proceeded to motor intervention with active video game, twice a week for a total of 16 individual sessions with 30 minutes for each session. The tool used was the Xbox 360® + Kinect® from Microsoft®, the games used were Kinect Adventures®, Yourshap Fitness Evolved 2012®, Sonic Free Riders®. Then there was the third stage, with motor revaluation. The results showed a higher incidence in boys. Regarding the medication used for ADHD, only one child was using the medication. BMI was classified into obesity and overweight in the great majority of the children. The result of DCDQ-Brazil questionnaire obtained probable DCD classification in 60% of the children. The average of the ratios were highest in the corresponding final evaluation of the initial, being the only two significant differences between evaluations (p <0.05) were recorded in the quotient of the Spatial Organization (85.73% vs. 67.34%) and General Motor Quotient (94.86% x 85.00%). This research, despite a small volunteer number, found results favorable to motor training with the active video games in children with ADHD, requiring further studies with a larger population so that these benefits can be consolidated. 2018-02-22T16:48:42Z 2018-02-22T16:48:42Z 2015-12-10 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23844 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Neuropsiquiatria e Ciencia do Comportamento
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