Os efeitos da aprendizagem da natação em pessoas com deficiência intelectual
A deficiência intelectual (DI) prejudica a capacidade práxica e a cognitiva, comprometendo as relações afetivas e sociais, impondo uma condição excludente dos atributos de um cidadão comum, protagonista de sua história. Este estudo de casos se propôs investigar os efeitos dos exercícios motores em s...
Main Author: | SILVA, Marcos Vicente da |
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Other Authors: | COSTA, Maria Lúcia Gurgel da |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24247 |
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Summary: |
A deficiência intelectual (DI) prejudica a capacidade práxica e a cognitiva, comprometendo as relações afetivas e sociais, impondo uma condição excludente dos atributos de um cidadão comum, protagonista de sua história. Este estudo de casos se propôs investigar os efeitos dos exercícios motores em solo e no ambiente aquático (habilidade natatória) sobre a coordenação motora grossa, em pessoas com DI. Foram selecionados 5 sujeitos adultos, diagnosticados pela Classificação Internacional de Doenças (CID), apresentando os seguintes laudos: 2 sujeitos com DI moderada (F71); 2 sujeitos DI grave (F72) e 1 sujeito com DI não especificada (F79.9), com idades entre 25 a 55 anos, do sexo masculino. Excluiu-se os sujeitos: a) abaixo da idade de 18 anos; b) não dominavam a marcha; c) dominavam o nado; d) não estavam aptos ao esforço físico; e) não apresentavam diagnóstico único de deficiência intelectual e f) seus pais não assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foi caracterizado o desempenho motor, antes e após o período de instrução, através dos seguintes instrumentos: a) testes KTK, que identifica o déficit de coordenação motora grossa em solo; b) teste de análise qualitativa de vídeo do nado utilitário, adaptado para pessoas com DI, que mostra o desempenho das habilidades natatória; c) entrevistas pré com os pais, para identificar as dificuldades no dia a dia de seus filhos, compostas de 31 questões. A entrevista, após as intervenções, apenas uma questão, para que eles apontassem alguma evolução no desempenho de seus filhos. O estudo aconteceu em dois locais diferentes: no Núcleo de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Pernambuco (NEFD/UFPE) e no Centro de Esportes e Lazer Alberto Santos Dumont (CELASD). As intervenções consistiram de 32 sessões, compostas por exercícios motores em solo e no ambiente líquido, durante um período de 4 meses, com duas aulas semanais, com o tempo de 1h e 30 minutos. As análises estatísticas, provenientes da avaliação do pré e pós teste KTK, foi por meio do teste estatístico de Kolmogorov-Smirnov, para identificar a normalidade dos dados e, o teste de Kruskal-Wallis para comparar as variáveis, pois, as mesmas não estavam normalmente distribuídas. Foi utilizado o programa SPSS versão 20 e foi adotado o nível de significância p≤0,05. Os resultados do teste KTK, entre o período pré e pós intervenção, o quociente motor (QM) não obteve diferença significativa entre a avaliação pré (mediana = 51) e avaliação pós (mediana = 55), onde T = 0, p > 0,05. Após os sujeitos serem submetidos a todas as intervenções, as análises pré e pós qualitativa de vídeo do nado utilitário e as entrevistas, concluímos que os resultados apontam que as atividades motoras em solo e no ambiente aquático contribuíram para a melhora na praxia motora, no dia a dia das pessoas com deficiência intelectual, envolvidas neste estudo. |
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