Cartaz eleitoral no Ceará: análise visual de produção gráfica veiculada em eleições cearenses (1945 a 1996)

Esta pesquisa em design, especificamente na área do design da informação, tem por objetivo catalogar e analisar sintaticamente os elementos verbais, pictóricos e esquemáticos da linguagem gráfica do cartaz político eleitoral veiculado no Ceará nos anos de 1945 a 1996. A importância inegável deste di...

Full description

Main Author: ALVES, Maria Aurileide Ferreira
Other Authors: ROCHA, Maria Alice Vasconcelos
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24248
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-24248
recordtype dspace
spelling ir-123456789-242482019-10-26T02:26:16Z Cartaz eleitoral no Ceará: análise visual de produção gráfica veiculada em eleições cearenses (1945 a 1996) ALVES, Maria Aurileide Ferreira ROCHA, Maria Alice Vasconcelos http://lattes.cnpq.br/1136607316077439 http://lattes.cnpq.br/6818128111009316 Cartaz eleitoral Design gráfico Design da informação História do design Memória visual Esta pesquisa em design, especificamente na área do design da informação, tem por objetivo catalogar e analisar sintaticamente os elementos verbais, pictóricos e esquemáticos da linguagem gráfica do cartaz político eleitoral veiculado no Ceará nos anos de 1945 a 1996. A importância inegável deste dispositivo gráfico na história da sociedade contemporânea usado tanto pela publicidade para seduzir e vender quanto pelo poder público para informar, educar, convencer e pelos dissidentes para protestar e marcar posição; por sua utilização como peça de propaganda eleitoral faz com que seja um artefato valioso também para a preservação da memória gráfica das cidades. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de métodos de investigação, catalogação e classificação usando formulários para coleta de dados e entrevistas orais, posteriormente fornecendo subsídios para uma análise qualitativa e quantitativa das partes compositivas da mensagem visual do cartaz. As conclusões apontam as diferenças entre o cartaz eleitoral e os outros tipos, bem como constata o uso de boas técnicas de composição visual na amostra com a predominância da tipografia moderna (sem serifa, linear), sendo os candidatos fotografados em cores, em pose de perfil, com olhar desviado em composição organizada no formato vertical. Concluiu-se ainda que os princípios funcionais e estéticos do design da informação foram bem aplicados, constituindo-se o objeto estudado como um veículo eficiente de transmissão da mensagem eleitoral. This research in design, specifically in information design area aims to catalog and analyze the verbal, pictoric and squematic elements of the graphic language of the electoral political poster used in Ceará from 1945 to 1996. The importance of this graphic device is undeniable in the history of contemporary society used both by advertising to entice and sell as by the government to inform, educate, and convince the dissents to protest and make a stand; for its use as part of electioneering makes it a valuable artifact also for the preservation of the graphic memory of the cities. The study was conducted through the application of research methods, cataloging, classification using forms of data collection and oral interviews, subsequently providing support for a qualitative and quantitative analysis of compositional parts of the visual message. The conclusions point out the differences between the election poster and other types, as well as notes the use of good techniques of visual composition in the sample with the predominance of modern typography (sans serif, linear), with images of the candidates represented through color photography or drawing. It was also concluded that the functional and aesthetic principles of information design were well applied, constituting the object studied as an effective vehicle for the transmission of the election message. 2018-04-11T18:23:15Z 2018-04-11T18:23:15Z 2016-07-04 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24248 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Cartaz eleitoral
Design gráfico
Design da informação
História do design
Memória visual
spellingShingle Cartaz eleitoral
Design gráfico
Design da informação
História do design
Memória visual
ALVES, Maria Aurileide Ferreira
Cartaz eleitoral no Ceará: análise visual de produção gráfica veiculada em eleições cearenses (1945 a 1996)
description Esta pesquisa em design, especificamente na área do design da informação, tem por objetivo catalogar e analisar sintaticamente os elementos verbais, pictóricos e esquemáticos da linguagem gráfica do cartaz político eleitoral veiculado no Ceará nos anos de 1945 a 1996. A importância inegável deste dispositivo gráfico na história da sociedade contemporânea usado tanto pela publicidade para seduzir e vender quanto pelo poder público para informar, educar, convencer e pelos dissidentes para protestar e marcar posição; por sua utilização como peça de propaganda eleitoral faz com que seja um artefato valioso também para a preservação da memória gráfica das cidades. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de métodos de investigação, catalogação e classificação usando formulários para coleta de dados e entrevistas orais, posteriormente fornecendo subsídios para uma análise qualitativa e quantitativa das partes compositivas da mensagem visual do cartaz. As conclusões apontam as diferenças entre o cartaz eleitoral e os outros tipos, bem como constata o uso de boas técnicas de composição visual na amostra com a predominância da tipografia moderna (sem serifa, linear), sendo os candidatos fotografados em cores, em pose de perfil, com olhar desviado em composição organizada no formato vertical. Concluiu-se ainda que os princípios funcionais e estéticos do design da informação foram bem aplicados, constituindo-se o objeto estudado como um veículo eficiente de transmissão da mensagem eleitoral.
author2 ROCHA, Maria Alice Vasconcelos
format masterThesis
author ALVES, Maria Aurileide Ferreira
author_sort ALVES, Maria Aurileide Ferreira
title Cartaz eleitoral no Ceará: análise visual de produção gráfica veiculada em eleições cearenses (1945 a 1996)
title_short Cartaz eleitoral no Ceará: análise visual de produção gráfica veiculada em eleições cearenses (1945 a 1996)
title_full Cartaz eleitoral no Ceará: análise visual de produção gráfica veiculada em eleições cearenses (1945 a 1996)
title_fullStr Cartaz eleitoral no Ceará: análise visual de produção gráfica veiculada em eleições cearenses (1945 a 1996)
title_full_unstemmed Cartaz eleitoral no Ceará: análise visual de produção gráfica veiculada em eleições cearenses (1945 a 1996)
title_sort cartaz eleitoral no ceará: análise visual de produção gráfica veiculada em eleições cearenses (1945 a 1996)
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2018
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24248
_version_ 1648655358341677056
score 13.657419