Habilidades linguísticas e metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita em crianças usuárias de implante coclear

Os estudos sobre o desempenho escolar de crianças usuárias de implante coclear são recentes e ainda não esclarecem quais os mecanismos utilizados pelo usuário deste dispositivo para apropriar-se da leitura e escrita. Este estudo teve como objetivo investigar as habilidades linguísticas e metalinguís...

Full description

Main Author: MONTEIRO, Clarice Gomes
Other Authors: CORDEIRO, Ana Augusta de Andrade
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25393
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-25393
recordtype dspace
spelling ir-123456789-253932019-10-26T04:20:19Z Habilidades linguísticas e metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita em crianças usuárias de implante coclear MONTEIRO, Clarice Gomes CORDEIRO, Ana Augusta de Andrade QUEIROGA, Bianca Arruda Manchester de http://lattes.cnpq.br/0943696167681327 http://lattes.cnpq.br/5574376498697486 Criança Implante coclear Linguagem Educação Os estudos sobre o desempenho escolar de crianças usuárias de implante coclear são recentes e ainda não esclarecem quais os mecanismos utilizados pelo usuário deste dispositivo para apropriar-se da leitura e escrita. Este estudo teve como objetivo investigar as habilidades linguísticas e metalinguísticas envolvidas na aquisição da leitura e escrita nesta população. Para tal, foi realizado um estudo de caso com quatro crianças de ambos os sexos, na faixa etária entre cinco anos e seis meses a onze anos e quatro meses, usuárias do dispositivo há pelo menos dois anos. Para caracterização da amostra, foi aplicado um questionário socioeducacional e testes para categorização de linguagem e audição. Foram realizadas avaliações das habilidades linguísticas - fonologia, vocabulário e nomeação rápida; metalinguísticas - consciência fonológica e sintática, além da avaliação da leitura e escrita. Os resultados das habilidades linguísticas mostraram desempenhos adequados nas tarefas de fonologia e nomeação rápida. Na de vocabulário somente duas crianças atingiram desempenho adequado para os padrões do teste. Duas crianças tiveram desempenho satisfatório nas habilidades metalinguísticas e na avaliação da escrita. Dessas, apenas uma conseguiu realizar todo o protocolo de leitura. Na escrita, uma criança não apresentou respostas adequadas para série e idade. Conclui-se que apenas as crianças que obtiveram desempenho satisfatório nas habilidades metalinguísticas foram capazes de realizar com sucesso a avaliação da escrita. O baixo desempenho nas habilidades metalinguísticas pode ter sido influenciado, também, por fatores socioeducacionais, devendo-se, portanto, considerar o contexto de vida da criança e as experiências educativas vivenciadas na família e escola. Studies on the school performance of children with cochlear implants are recent and not yet clarify the mechanisms used by the user of this device to appropriate reading and writing. This study aimed to investigate the linguistic and metalinguistic skills involved in the acquisition of reading and writing in this sample. To this end, a case study was performed with four children of both sexes, aged between five years and six months to eleven years and four months, device users for at least two years. To characterize the sample, one social and educational questionnaire and tests for categorizing language and hearing was applied. assessments of language skills were held - phonology, vocabulary and rapid naming, and meta-linguistic - phonological and syntactic awareness and reading and writing. The results of language skills shown adequate performance in the tasks of phonology and rapid naming. In the vocabulary only two children achieved adequate performance for the test patterns. Only two children had satisfactory performance in the metalinguistic skills and writing assessment. Of these, only one could perform all reading protocol. In writing, only one child did not provide adequate answers to number and age. It is concluded that only children who achieved satisfactory performance on metalinguistic skills were able to carry out the assessment of writing successfully. The poor performance in the metalinguistic skills may have been influenced also by social and educational factors, and should be, therefore, consider the child's life context and educational experiences in the family and school. 2018-08-03T22:21:40Z 2018-08-03T22:21:40Z 2016-02-01 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25393 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Saude da Comunicacao Humana
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Criança
Implante coclear
Linguagem
Educação
spellingShingle Criança
Implante coclear
Linguagem
Educação
MONTEIRO, Clarice Gomes
Habilidades linguísticas e metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita em crianças usuárias de implante coclear
description Os estudos sobre o desempenho escolar de crianças usuárias de implante coclear são recentes e ainda não esclarecem quais os mecanismos utilizados pelo usuário deste dispositivo para apropriar-se da leitura e escrita. Este estudo teve como objetivo investigar as habilidades linguísticas e metalinguísticas envolvidas na aquisição da leitura e escrita nesta população. Para tal, foi realizado um estudo de caso com quatro crianças de ambos os sexos, na faixa etária entre cinco anos e seis meses a onze anos e quatro meses, usuárias do dispositivo há pelo menos dois anos. Para caracterização da amostra, foi aplicado um questionário socioeducacional e testes para categorização de linguagem e audição. Foram realizadas avaliações das habilidades linguísticas - fonologia, vocabulário e nomeação rápida; metalinguísticas - consciência fonológica e sintática, além da avaliação da leitura e escrita. Os resultados das habilidades linguísticas mostraram desempenhos adequados nas tarefas de fonologia e nomeação rápida. Na de vocabulário somente duas crianças atingiram desempenho adequado para os padrões do teste. Duas crianças tiveram desempenho satisfatório nas habilidades metalinguísticas e na avaliação da escrita. Dessas, apenas uma conseguiu realizar todo o protocolo de leitura. Na escrita, uma criança não apresentou respostas adequadas para série e idade. Conclui-se que apenas as crianças que obtiveram desempenho satisfatório nas habilidades metalinguísticas foram capazes de realizar com sucesso a avaliação da escrita. O baixo desempenho nas habilidades metalinguísticas pode ter sido influenciado, também, por fatores socioeducacionais, devendo-se, portanto, considerar o contexto de vida da criança e as experiências educativas vivenciadas na família e escola.
author2 CORDEIRO, Ana Augusta de Andrade
format masterThesis
author MONTEIRO, Clarice Gomes
author_sort MONTEIRO, Clarice Gomes
title Habilidades linguísticas e metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita em crianças usuárias de implante coclear
title_short Habilidades linguísticas e metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita em crianças usuárias de implante coclear
title_full Habilidades linguísticas e metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita em crianças usuárias de implante coclear
title_fullStr Habilidades linguísticas e metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita em crianças usuárias de implante coclear
title_full_unstemmed Habilidades linguísticas e metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita em crianças usuárias de implante coclear
title_sort habilidades linguísticas e metalinguísticas e aprendizagem da leitura e escrita em crianças usuárias de implante coclear
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2018
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25393
_version_ 1648654545639702528
score 13.657419