Publico, logo existo: imagem pessoal como objeto de visibilidade e construção de identidade de gênero das mulheres de Pernambuco nas mídias sociais

A compreensão do ciberfeminismo - da contribuição das novas tecnologias como ferramentas de emponderamento feminino - a abertura de espaços para debates e socialização entre as mulheres, proporciona, então, a visualização da mulher que produz seu próprio conteúdo midiático. A expressividade das nuan...

Full description

Main Author: ROCHA, Nara Oliveira de Lima
Other Authors: WAECHTER, Hans da Nóbrega
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25497
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Summary: A compreensão do ciberfeminismo - da contribuição das novas tecnologias como ferramentas de emponderamento feminino - a abertura de espaços para debates e socialização entre as mulheres, proporciona, então, a visualização da mulher que produz seu próprio conteúdo midiático. A expressividade das nuances do cotidiano expõe a participação histórica na cibercultura e quebra estigmas sobre a moda, transformando o hedonismo feminino em tópicos que geram informações para consumo. A presente pesquisa visa contribuir para a discussão sobre o poder da informação de moda na atualidade, especialmente como conteúdo de socialização entre as mulheres e sua influência na construção da identidade de gênero nas mídias sociais. Desta forma, as práticas sobre a manutenção da imagem pessoal das blogueiras de Pernambuco servem de corpus analítico da coleta de dados (de Junho de 2013 a Junho de 2016). O arquivo foi levantado pelas publicações nas redes sociais, blogs e em entrevistas realizadas com blogueiras, assessoria de imprensa e produtora de eventos locais. No entendimento dos textos de Theo van Leeuwen (2008) temos na análise crítica do discurso. Onde a tríade blogueira-audiência-sistema de moda permite a compreensão e construção do corpus analítico que levanta o poder da informação de moda - como prática de sujeição da audiência à imagem da blogueira e da objetificação desta imagem para sua inserção do sistema de moda.