A dimensão espacial nas cenas de agressão coletiva nas pinturas rupestres do Vale da Serra Branca, Parque Nacional Serra da Capivara - PI

A presente pesquisa teve como objetivo abordar a construção espacial nas cenas de agressão entre figuras humanas nos sítios arqueológicos inseridos na Serra Branca no Parque Nacional Serra da Capivara. A partir da abordagem que propõe a investigação em torno da prática gráfica considerando-a enquant...

Full description

Main Author: LIMA, Rayanny Christine Costa de
Other Authors: PESSIS, Anne Marie
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25509
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: A presente pesquisa teve como objetivo abordar a construção espacial nas cenas de agressão entre figuras humanas nos sítios arqueológicos inseridos na Serra Branca no Parque Nacional Serra da Capivara. A partir da abordagem que propõe a investigação em torno da prática gráfica considerando-a enquanto vestígio arqueológico integrado a um sistema de comunicação social, cuja função era servir de marcadores mnemotécnicos, para a acumulação de conhecimento entre grupos pré-históricos. Abordaremos a significação que os autores tinham do espaço material e gráfico no momento da representação das cenas com essa temática. Foram trabalhados três sítios localizados geograficamente próximos uns dos outros, na região mencionada. Foi levantada a hipótese, posteriormente corroborada, de que haveria um ordenamento na construção espacial das cenas de agressão entre figuras humanas. A fim de operacionar a pesquisa fez-se uso das dimensões do fenômeno gráfico: temática, técnica e cenográfica para a análise dos registros rupestres. A metodologia abarcou a documentação produzida em campo (registro imagético e a aplicação do protocolo de análise) e a criação da base de dados desenvolvida para responder a problemática que permeava a pesquisa; através dela, percebemos a existência de padrões nas representações rupestres e no uso do espaço gráfico nas cenas de agressão coletiva.