Práticas musicais populares na Belle Époque pernambucana

Esta dissertação estuda a atuação das bandas e sociedades musicais em Pernambuco durante os últimos anos da Monarquia e início da República (1880-1930). O objetivo do trabalho é fornecer uma espécie de cartografia de conceitos para o estudo desses conjuntos e de sua difusão; das práticas musicais e...

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Main Author: SILVA, Saulo Moraes e
Other Authors: BARBOSA, Bartira Ferraz
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25523
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spelling ir-123456789-255232019-10-26T04:24:55Z Práticas musicais populares na Belle Époque pernambucana SILVA, Saulo Moraes e BARBOSA, Bartira Ferraz http://lattes.cnpq.br/5116539836249734 http://lattes.cnpq.br/1088612482852098 História Música – História Bandas (Música) Festas religiosas Música – Instrução e estudo Sociedades musicais Música militar Música civil Educação musical Chancelas sonoras Esta dissertação estuda a atuação das bandas e sociedades musicais em Pernambuco durante os últimos anos da Monarquia e início da República (1880-1930). O objetivo do trabalho é fornecer uma espécie de cartografia de conceitos para o estudo desses conjuntos e de sua difusão; das práticas musicais e repertórios. As bandas e sociedades musicais são provavelmente impulsionadas pela Revolução Industrial, sobretudo após o barateamento e produção em série de instrumentos musicais. A Belle Époque pode ser vista como o período da história pernambucana em que as bandas parecem ter chegado ao seu maior brilho e apogeu. A banda de música é um canal no qual as mais diversas práticas e experiências musicais fluem. O papel mainstream da banda de música serve bem ao gosto cultural e às expectativas políticas da população comum e das elites letradas, revelando assim, certas estratégias de sobrevivência dessas corporações, bem como uma espécie de trincheira cultural em que seus símbolos representam formas de busca pela autoridade simbólica das elites e resistências cotidianas da população. CNPq This work studies brass bands and music societies acting in Pernambuco during the last years of Monarchy and the beginning of the Brazilian Republic (1880-1930). The main goal is to provide a kind of cartography of concepts for the research of this assembles and their musical and practical diffusion. Brass bands and music societies are probably impelled by Industrial Revolution, above all, after the cheapening effect of the serial produced musical instruments. Belle Époque could be seen as a period of the history of Pernambuco that brass bands reached their brightest and apogee. A brass band is like a canal in which all kind of music practice and experiences flown. Their mainstream role serves well for ordinary people and the lettered elite cultural tastes and political expectations, disclosing some of these musical societies’ survival strategies, working, as well, like some kind of cultural trench were their banners and symbols represent the lettered elites search for a symbolic authority, although, represent ordinary people resistances. 2018-08-13T21:24:29Z 2018-08-13T21:24:29Z 2016-08-31 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25523 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Historia
institution REPOSITORIO UFPE
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language por
topic História
Música – História
Bandas (Música)
Festas religiosas
Música – Instrução e estudo
Sociedades musicais
Música militar
Música civil
Educação musical
Chancelas sonoras
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Festas religiosas
Música – Instrução e estudo
Sociedades musicais
Música militar
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Chancelas sonoras
SILVA, Saulo Moraes e
Práticas musicais populares na Belle Époque pernambucana
description Esta dissertação estuda a atuação das bandas e sociedades musicais em Pernambuco durante os últimos anos da Monarquia e início da República (1880-1930). O objetivo do trabalho é fornecer uma espécie de cartografia de conceitos para o estudo desses conjuntos e de sua difusão; das práticas musicais e repertórios. As bandas e sociedades musicais são provavelmente impulsionadas pela Revolução Industrial, sobretudo após o barateamento e produção em série de instrumentos musicais. A Belle Époque pode ser vista como o período da história pernambucana em que as bandas parecem ter chegado ao seu maior brilho e apogeu. A banda de música é um canal no qual as mais diversas práticas e experiências musicais fluem. O papel mainstream da banda de música serve bem ao gosto cultural e às expectativas políticas da população comum e das elites letradas, revelando assim, certas estratégias de sobrevivência dessas corporações, bem como uma espécie de trincheira cultural em que seus símbolos representam formas de busca pela autoridade simbólica das elites e resistências cotidianas da população.
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