A socialização profissional no programa de iniciação à docência: o processo de aquisição de um repertório de conhecimentos profissionais

SILVA, Rosane Maria Alencar da, também é conhecida em citações bibliográficas por: ALENCAR, Rosane

Main Author: VIEIRA, Emannuella Santana
Other Authors: SILVA, Rosane Maria Alencar da
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25526
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-25526
recordtype dspace
spelling ir-123456789-255262019-10-26T04:22:13Z A socialização profissional no programa de iniciação à docência: o processo de aquisição de um repertório de conhecimentos profissionais VIEIRA, Emannuella Santana SILVA, Rosane Maria Alencar da WEBER, Silke http://lattes.cnpq.br/1264791408884394 http://lattes.cnpq.br/9651674615477406 Sociologia Professores - Formação Ensino superior Socialização profissional Saberes docentes Formação inicial Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) SILVA, Rosane Maria Alencar da, também é conhecida em citações bibliográficas por: ALENCAR, Rosane A presente dissertação se insere nos estudos que tratam da formação docente e tem como intuito explorar o processo de formação inicial de licenciandos que participam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Partimos, então, do questionamento de que estando o Pibid inserido no processo de formação inicial dos bolsistas, futuros professores, como um momento diferenciado, nos perguntamos de que forma, a partir das atividades desenvolvidas pelo programa, se dá o processo de aquisição de um repertório de conhecimentos profissionais e uma possível identificação com a profissão docente? Para o presente estudo desenvolvemos a análise do processo de socialização profissional promovido pelas atividades do programa Pibid, o campo escolhido, como um momento diferenciado no processo de formação inicial para a constituição de um repertório de conhecimentos necessários à docência. Para compor essa análise utilizamos o conceito de socialização apresentado por Berger e Luckmann e, o de socialização profissional desenvolvido por Dubar e Hughes. Para a análise sobre os saberes docentes foram utilizados os estudos desenvolvidos, principalmente, por Tardif, Gauthier e Pimenta. Articulando os dados sobre a produção acadêmica acerca da temática dos saberes docentes e da socialização profissional e, da implantação e atuação do Programa Pibid nas licenciaturas, partimos da hipótese de que a socialização profissional promovida pelo Pibid permite uma vivência antecipada do repertório de conhecimentos profissionais e do conteúdo pedagógico da atuação do professor (a) permitindo a constituição de um arcabouço de conhecimentos prévios a prática docente que possibilitaria uma possível identificação com a profissão docente. Estabelecemos como objetivo geral analisar o processo de socialização profissional promovido pelo Pibid na composição de um repertório de conhecimentos profissionais para a profissão docente. E como objetivos específicos 1) identificar quais são as atividades desenvolvidas pelo Programa Pibid que promovem o processo de socialização profissional junto aos bolsistas participantes e, 2) identificar os saberes do repertório de conhecimentos profissionais mobilizados no Programa Pibid. A amostra foi composta por oito bolsistas das disciplinas de Educação Física, Geografia, Física e Sociologia que estavam alocados em uma escola pública estadual de ensino médio na cidade de João Pessoa. A observação participante de cunho etnográfico e entrevistas semiestruturadas compuseram o corpus de análise sendo explorados com base na análise de conteúdo. Podemos observar que o sentido de experiência está diretamente relacionado a vivenciar a sala de aula e a escola antecipadamente, conhecendo as nuances que possuem, a responsabilidade de gerir uma sala de aula real, em uma escola real. Uma adaptação as formas, normas, hábitos, habilidades e valores que envolvem o ato de ensinar. Os conhecimentos necessários à docência referem-se a todo corpo de conhecimentos sobre a ação docente. CAPES This work is included in the studies that deal with teacher training and has the intention to explore the initial training of undergraduates participating as fellows of the Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching - PIBID. We start, then, the question that being the Pibid inserted in the process of initial training of fellows, future teachers, as a differentiated moment, we wonder how, from the activities developed by the program, it gives the process of acquiring a repertoire of professional knowledge and a possible identification with the teaching profession? For the present study we developed the analysis of professional socialization process promoted by the activities of Pibid program, the chosen field, as a different point in the initial training process for the constitution of a repertoire of knowledge needed for teaching. To compose this analysis we use the concept of socialization presented by Berger and Luckmann and the professional socialization developed by Dubar and Hughes. For the analysis of the teaching knowledge developed studies were used mainly by Tardif, Gauthier and pepper. Articulating the data on the academic production on the theme of teaching knowledge and professional socialization and the implementation and performance of Pibid Program in degrees, we start from the assumption that the professional socialization promoted by Pibid allows an early experience of the repertoire of professional knowledge and the educational content of teacher performance (a) allowing the establishment of a framework of prior knowledge to teaching practice that would enable a possible identification with the teaching profession. Established as a general objective to analyze the professional socialization process promoted by Pibid in the composition of a repertoire of professional knowledge to the teaching profession. And as specific objectives 1) to identify what are the activities undertaken by Pibid program that promote the professional socialization process with the participants stock market, and 2) to identify the repertoire of knowledge of professional knowledge mobilized in Pibid Program. The sample was composed of eight scholars in the disciplines of Physical Education, Geography, Physics and Sociology who were allocated in a high school state school in the city of João Pessoa. Participant observation ethnographic and semi-structured interviews comprised the analysis corpus being explored based on content analysis. We can see that the sense of experience is directly related to experience the classroom and the school in advance, knowing the nuances that have the responsibility to manage a real classroom, in a real school. An adaptation forms, norms, habits, skills and values that involve the act of teaching. The knowledge required for teaching refer to the whole body of knowledge about the teaching action. 2018-08-13T22:13:03Z 2018-08-13T22:13:03Z 2016-07-28 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25526 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Sociologia
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Sociologia
Professores - Formação
Ensino superior
Socialização profissional
Saberes docentes
Formação inicial
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
spellingShingle Sociologia
Professores - Formação
Ensino superior
Socialização profissional
Saberes docentes
Formação inicial
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
VIEIRA, Emannuella Santana
A socialização profissional no programa de iniciação à docência: o processo de aquisição de um repertório de conhecimentos profissionais
description SILVA, Rosane Maria Alencar da, também é conhecida em citações bibliográficas por: ALENCAR, Rosane
author2 SILVA, Rosane Maria Alencar da
format masterThesis
author VIEIRA, Emannuella Santana
author_sort VIEIRA, Emannuella Santana
title A socialização profissional no programa de iniciação à docência: o processo de aquisição de um repertório de conhecimentos profissionais
title_short A socialização profissional no programa de iniciação à docência: o processo de aquisição de um repertório de conhecimentos profissionais
title_full A socialização profissional no programa de iniciação à docência: o processo de aquisição de um repertório de conhecimentos profissionais
title_fullStr A socialização profissional no programa de iniciação à docência: o processo de aquisição de um repertório de conhecimentos profissionais
title_full_unstemmed A socialização profissional no programa de iniciação à docência: o processo de aquisição de um repertório de conhecimentos profissionais
title_sort socialização profissional no programa de iniciação à docência: o processo de aquisição de um repertório de conhecimentos profissionais
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2018
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25526
_version_ 1648654510314225664
score 13.657419