Capacitação do profissional de saúde: impactos e perspectivas da gestão do conhecimento
As novas tecnologias de informação utilizadas na área de saúde têm contribuído para o crescimento e também credibilidade da Educação a Distância (EAD). A EAD exige cada vez mais o conhecimento sobre padrões de interação dentro do ambiente de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de otimizar as interaç...
Main Author: | SILVA, Leandro do Nascimento Lima da |
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Other Authors: | GUSMÃO, Cristine Martins Gomes de |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25557 |
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Summary: |
As novas tecnologias de informação utilizadas na área de saúde têm contribuído para o crescimento e também credibilidade da Educação a Distância (EAD). A EAD exige cada vez mais o conhecimento sobre padrões de interação dentro do ambiente de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de otimizar as interações dos usuários com a plataforma de ensino, este estudo apresenta uma análise das interações entre os profissionais de saúde que realizaram o curso de especialização em Saúde da Família pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Uma das técnicas que pode ser utilizada para identificar padrões de usabilidade nos processos de aprendizagem é fazer uso do conhecimento obtido a partir de análise de dados históricos, em particular, de informações educacionais nos períodos de interesse através dos arquivos de Log, o qual permite conhecer alguns padrões de comportamento dos usuários com a plataforma e propor medidas preventivas e corretivas. Nesse contexto, foram investigados os arquivos de Log que correspondem ao período de 10 de dezembro de 2013 até 9 de setembro de 2014, contemplando 306 alunos, 7 tutores, 1 supervisora, 1 coordenadora técnica, 1 coordenadora de EAD e acessos realizados pela secretaria acadêmica. Os resultados permitiram identificar alguns padrões de comportamento dos usuários à frente do processo educacional, oferecendo uma reflexão sobre a gestão do conhecimento cotidiana dos sujeitos, como por exemplo, os dias da semana com mais acessos, os horários, as ações realizadas dentro do ambiente, entre outros. Assim, foi possível traçar novas estratégias em sua utilização no processo educacional, como também propor medidas para prevenir futuros erros na gestão dessa ferramenta ou até mesmo corrigir padrões apresentados pelos usuários durante a utilização do sistema. A análise de dados dos ambientes de aprendizado e a sucessiva identificação de padrões de usabilidade trazem consigo um grande diferencial para a educação a distância, possibilitando uma interação maior com o sistema através de estratégias educacionais. Considerando o usuário como sujeito social, é de suma importância para os gestores desses ambientes a análise dos padrões de cotidiano daquele. |
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