Sistemas de integração de transporte público: a qualidade percebida de terminais de integração – o caso do TI Barro/RMR

Sistemas integrados de transporte são vistos pela literatura como uma das soluções para a melhoria do transporte público de passageiros. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Serviço de Transporte Público de Passageiros opera, há mais de 30 anos, com um sistema desse tipo, o chamado Sistema Est...

Full description

Main Author: CAVALCANTI, Natália Alexandre de Holanda
Other Authors: MEIRA, Leonardo Herszon
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25624
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Summary: Sistemas integrados de transporte são vistos pela literatura como uma das soluções para a melhoria do transporte público de passageiros. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Serviço de Transporte Público de Passageiros opera, há mais de 30 anos, com um sistema desse tipo, o chamado Sistema Estrutural Integrado (SEI). O SEI permite ao usuário a realização de viagens pela RMR através do pagamento de uma única passagem. Para isso, são realizados transbordos em terminais de área paga. Ao longo dos anos, cada vez mais a mídia local vem divulgando notícias sobre a insatisfação dos usuários com o transporte público na região. Obrigados a fazer transferência entre linhas dentro dos terminais, muitas vezes as pessoas acabam realizando deslocamentos negativos, aumentando o seu tempo de viagem. Além disso, a garantia de integração tarifária no terminal, acaba criando uma demanda excessiva de usuários nesse. Para se entender a qualidade percebida dos usuários do SEI, o Terminal Integrado do Barro (TI Barro) foi escolhido como estudo de caso por ser um dos terminais com maior demanda de passageiros, por permitir a integração intermodal entre ônibus e metrô, além de ter sido uns dos primeiros terminais inaugurados da RMR, sendo bastante conhecido da população. Através da aplicação de um questionário com os usuários do TI Barro, constata-se a insatisfação desses com suas experiências com o terminal, que pode ser justificada através da análise de nível de serviço do terminal de acordo com critérios do Transit Capacity and Quality of Service Manual e da literatura em geral. São encontrados problemas, principalmente, com as áreas destinadas à espera e à circulação, frequência de atendimento, tempo total de viagem e conforto. Pode-se então inferir que os benefícios econômicos da integração tarifária apenas nas estações de transbordo, estão se sobrepondo, no planejamento dos sistemas, à qualidade da operação do sistema de transporte e dos terminais.