Políticas públicas para pessoas com deficiência: aparato legal e implementação no ensino superior
A presente pesquisa referiu-se ao estudo das Políticas Públicas voltadas aos alunos com deficiência no Ensino Superior, particularmente na Universidade Federal de Pernambuco. O ordenamento jurídico brasileiro apresenta um vasto aparato legal direcionado às pessoas com deficiência, mas elas continuam...
Main Author: | ALVES, Gilmara Cardoso |
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Other Authors: | OLIVEIRA, Michelle Vieira Fernandez de |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26010 |
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Summary: |
A presente pesquisa referiu-se ao estudo das Políticas Públicas voltadas aos alunos com deficiência no Ensino Superior, particularmente na Universidade Federal de Pernambuco. O ordenamento jurídico brasileiro apresenta um vasto aparato legal direcionado às pessoas com deficiência, mas elas continuam sendo discriminadas e seus direitos ainda não são efetivamente garantidos. O estudo foi centrado no Programa Incluir de Acessibilidade ao Ensino Superior. O objetivo geral foi avaliar a implementação das Políticas Públicas Educacionais direcionadas aos alunos com deficiência na UFPE e o objetivo específico foi avaliar a implementação do Programa Incluir na UFPE. Quanto a metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa descritiva. Foi observada, segundo dados do IBGE e do INEP, uma evolução no número de estudantes com deficiência no Ensino Superior. A UFPE tem empenhado esforços no que concerne ao acesso e a permanência dos discentes com deficiência no âmbito acadêmico, destacando a importância da inclusão social em todos os níveis educacionais. |
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