Cozinhando competências: explorando os efeitos de instruções e aplicativos culinários através da avaliação de usuários
Esta dissertação apresenta uma pesquisa exploratória sobre a composição de conteúdos instrutivos em softwares voltados para a prática culinária, visando explorar seus efeitos através da avaliação de usuários. Para isso, foram revisados estudos da literatura sobre os efeitos decorrentes de uso de dif...
Main Author: | ROAZZI, Bruna Monteiro |
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Other Authors: | CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26643 |
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ir-123456789-266432019-10-26T05:34:04Z Cozinhando competências: explorando os efeitos de instruções e aplicativos culinários através da avaliação de usuários ROAZZI, Bruna Monteiro CAMPELLO, Silvio Romero Botelho Barreto http://lattes.cnpq.br/2045336150439399 http://lattes.cnpq.br/2146841563850436 Design da informação Instruções procedimentais Aplicativos culinários Confiança Avaliação de usuários Esta dissertação apresenta uma pesquisa exploratória sobre a composição de conteúdos instrutivos em softwares voltados para a prática culinária, visando explorar seus efeitos através da avaliação de usuários. Para isso, foram revisados estudos da literatura sobre os efeitos decorrentes de uso de diferentes mensagens instrutivas e aplicativos culinários com diferentes abordagens de apresentação. Como etapa seguinte, um estudo piloto examinou a opinião de seis avaliadores sobre três aplicativos instrutivos culinários, e como resultado identificou tópicos de interesse e um ranking de preferência. O estudo principal foi formado por um exercício de uso e avaliação através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, contou com quarenta participantes com reduzida experiência culinária, divididos em dois grupos que interagiram com dois apps (com propostas distintas) apresentando receitas similares. Verificou-se uma preferência pela informação segmentada, divergências na percepção das receitas dependendo da forma de apresentação, além de uma série de diferenças por gênero, experiência culinária e grau de confiança. Uma preferência significativa não foi observada por um dos softwares, mas estes geraram sentimentos e impressões variadas nos usuários, como diferenças sutis na confiança relatada pelos mesmos. CAPES This dissertation presents an exploratory research about the composition on instructional contents in softwares focused on culinary practice in order to explore their effects through user review. To this end, studies regarding the effects of different instructional messages and culinary applications with different presentation approaches were reviewed. As a next stage, a pilot study examined the views of six evaluators on three culinary instructional apps, and as a result topics of interest and a ranking of preference were identified. The main study consisted of an usage and evaluation exercise using a questionnaire with open and closed-ended questions, had forty participants with limited cooking experience divided into two groups that interacted with two apps (with different proposals) presenting similar recipes. It was found that there was a preference for segmented presentation of information, differences in the perception of recipes depending on the manner of presentation and a series of differences were observed divided by gender, culinary experience and confidence levels. A significant preference was not observed for one of the softwares, but they generated varied feelings and impressions on their users, such as subtle differences in confidence reported by the participants. 2018-09-17T22:44:40Z 2018-09-17T22:44:40Z 2014-01-29 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26643 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design |
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REPOSITORIO UFPE |
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Design da informação Instruções procedimentais Aplicativos culinários Confiança Avaliação de usuários |
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Design da informação Instruções procedimentais Aplicativos culinários Confiança Avaliação de usuários ROAZZI, Bruna Monteiro Cozinhando competências: explorando os efeitos de instruções e aplicativos culinários através da avaliação de usuários |
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Esta dissertação apresenta uma pesquisa exploratória sobre a composição de conteúdos instrutivos em softwares voltados para a prática culinária, visando explorar seus efeitos através da avaliação de usuários. Para isso, foram revisados estudos da literatura sobre os efeitos decorrentes de uso de diferentes mensagens instrutivas e aplicativos culinários com diferentes abordagens de apresentação. Como etapa seguinte, um estudo piloto examinou a opinião de seis avaliadores sobre três aplicativos instrutivos culinários, e como resultado identificou tópicos de interesse e um ranking de preferência. O estudo principal foi formado por um exercício de uso e avaliação através de um questionário com perguntas abertas e fechadas, contou com quarenta participantes com reduzida experiência culinária, divididos em dois grupos que interagiram com dois apps (com propostas distintas) apresentando receitas similares. Verificou-se uma preferência pela informação segmentada, divergências na percepção das receitas dependendo da forma de apresentação, além de uma série de diferenças por gênero, experiência culinária e grau de confiança. Uma preferência significativa não foi observada por um dos softwares, mas estes geraram sentimentos e impressões variadas nos usuários, como diferenças sutis na confiança relatada pelos mesmos. |
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