Discurso jornalístico em tempos de internet: os embates de sentido na representação de Dilma Rousseff durante a campanha de 2014

Este trabalho tem como objetivo investigar o funcionamento do discurso jornalístico no ciberespaço, considerando a produção de sentidos sobre o político nas chamadas mídias tradicional e alternativa(s). Partindo da concepção de mídia enquanto prática discursiva, e assim, relacionada ao simbólico e a...

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Main Author: OLIVEIRA, Sheila Alves de
Other Authors: DE NARDI, Fabiele Stockmans
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27122
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spelling ir-123456789-271222018-10-02T05:04:51Z Discurso jornalístico em tempos de internet: os embates de sentido na representação de Dilma Rousseff durante a campanha de 2014 OLIVEIRA, Sheila Alves de DE NARDI, Fabiele Stockmans http://lattes.cnpq.br/4027136351716408 http://lattes.cnpq.br/5498953650037116 Mídia tradicional e alternativa Ciberespaço Ideologia Política Representação discursiva Este trabalho tem como objetivo investigar o funcionamento do discurso jornalístico no ciberespaço, considerando a produção de sentidos sobre o político nas chamadas mídias tradicional e alternativa(s). Partindo da concepção de mídia enquanto prática discursiva, e assim, relacionada ao simbólico e ao político, a busca central desta pesquisa está pautada na maneira como a ideologia possibilita a pluralidade de representações discursivas de um mesmo objeto, no caso de nossa pesquisa, a então candidata à presidência, Dilma Rousseff. Sob a perspectiva da Análise de Discurso peucheuxtiana, que nos possibilitou pensar a Linguagem pelo viés ideológico, mobilizamos as noções de materialidade, ideologia e representação para compreender como diferentes possibilidades de sentido têm se manifestado num ambiente que, aparentemente, parece agregar diferentes práticas discursivas: o ciberespaço. Para desenvolver nossa discussão, buscamos, num primeiro momento, pensar teoricamente a mídia em relação ao político, e o quanto esse vínculo colabora decisivamente na constituição e circulação de sentidos. Em seguida, abordamos a noção de ciberespaço e o quanto esse ambiente tem abarcado vozes destoantes do que é comumente divulgado na mídia tida como tradicional. Num segundo momento, desenvolvemos uma discussão relacionada ao caráter material do discurso, considerando os demais conceitos da AD que auxiliam no entendimento do funcionamento ideológico da Linguagem, tais como formações ideológicas, formações discursivas, forma-sujeito e posições-sujeito. O terceiro momento diz respeito à constituição do corpus, orientada pelo recorte temporal das eleições de 2014 e pelo trajeto temático voltado aos discursos sobre Dilma, veiculados pelas páginas oficiais no Facebook de duas revistas nacionais: Época e Caros Amigos, assim como seus respectivos sites. Dessa maneira, pudemos observar que a mídia tradicional (representada pela Época), apesar de tomar para si o discurso da neutralidade jornalística, apresenta em suas práticas discursivas indícios de um discurso marcadamente de direita. Nossas análises apontam para um processo de homogeneização da figura de Dilma Rousseff, num trabalho de deslegitimização que se produz mediante o apagamento da figura política e uma asseveração de um olhar para o “indivíduo”, questionando sua capacidade em ocupar o cargo da presidência do Brasil, baseado em características pessoais. No segundo direcionamento analítico, a mídia tida como alternativa (representada pela Caros Amigos) desenvolve uma abordagem de cunho mais político e menos individualista, propondo debates em torno da proposta política da candidata. Este trabajo tiene como objetivo investigar el funcionamiento del discurso periodístico en el ciberespacio, teniendo en cuenta la producción de sentidos respecto a la política en los medios de comunicación tradicional y alternativo. Desde la concepción de los medios como una práctica discursiva, y por lo tanto en relación con lo simbólico y lo político, la búsqueda central de esta investigación está basada en el modo como lo ideológico permite la pluralidad de representaciones discursivas de un mismo objeto, en el caso de nuestra investigación, la candidata a la presidencia de la república, Dilma Rousseff.Desde la perspectiva del Análisis del Discurso peucheuxtiana, lo que nos posibilitó pensar el Lenguaje por el sesgo ideológico, movilizamos las nociones de materialidade, ideología y representación para entender cómo las diferentes posibilidades de sentido se han manifestado en un entorno que aparentemente parece añadir diferentes prácticas discursivas: el ciberespacio. Para desarrollar nuestra discusión, buscamos, en principio, pensar teóricamente, que los medios de comunicación respecto a lo político, y cómo este vínculo contribuye de manera decisiva en la constitución y direcciones de sentidos. A continuación, abordamos a la noción del ciberespacio y cómo este entorno ha abrazado voces discordantes que se ha divulgado en los medios de comunicación considerados como tradicionales. En un segundo momento, hemos desarrollado una discusión relacionada al carácter material del discurso, teniendo en cuenta los otros conceptos del AD que ayudan en la comprensión del funcionamento ideológico del lenguaje, tales como formaciones ideológicas, formaciones discursivas, forma-sujeto y posiciones del sujeto.El tercer punto se refiere a la constitución del corpus, guiada por el marco de tiempo de las elecciones de 2014 y por la ruta temática hacia discursos sobre Dilma, vehiculados por las páginas oficiales en el Facebook de dos revistas nacionales: Época y Caros amigos, así como sus respectivos sites. De este modo, podemos observar que el médio de de comunicación tradicional (representado por la revista Época), a pesar de tomar para sí el discurso de la neutralidad periodística, presenta en sus prácticas discursivas indicios de un discurso marcadamente de derecha. Nuestros análisis señalan para un proceso de homogeneización de la figura de Dilma Rousseff, en un trabajo de deslegitimación que se produce mediante el desaparecimiento de la figura política y una aseveración de una mirada al "individuo", cuestionando su capacidad para ocupar el cargo de Presidenta de Brasil basado en las características personales. En la segunda dirección analítica, los medios de comunicación considerados como una alternativa (representado por Caros amigos) desarrolla un enfoque más político y menos individualista, proponiendo debates acerca de la propuesta política de la candidata. 2018-10-01T15:20:43Z 2018-10-01T15:20:43Z 2016-08-29 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27122 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Letras
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OLIVEIRA, Sheila Alves de
Discurso jornalístico em tempos de internet: os embates de sentido na representação de Dilma Rousseff durante a campanha de 2014
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