A dialética social da pesquisa em música: produção do conhecimento e autonomia profissional dos músicos performers na pós-graduação brasileira

Os saberes e competências necessários para a realização de pesquisa acadêmica não integravam a rotina profissional dos músicos performers até o momento da inserção da Música no nível da pós-graduação, no ano de 1980. Esse fato histórico colocou os músicos diante de questões que implicaram o ajuste d...

Full description

Main Author: COUTO, Ana Carolina Nunes do
Other Authors: MORAIS, Josimar Jorge Ventura de
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27463
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Summary: Os saberes e competências necessários para a realização de pesquisa acadêmica não integravam a rotina profissional dos músicos performers até o momento da inserção da Música no nível da pós-graduação, no ano de 1980. Esse fato histórico colocou os músicos diante de questões que implicaram o ajuste de seu conhecimento artístico numa estrutura pré-estabelecida por áreas do conhecimento distantes da realidade musical, gerando diferentes mobilizações estruturais e subjetivas nesse contexto. Trata-se de uma relação dialética, em que os músicos precisam se adequar a uma estrutura pré-estabelecida, que pode vir a ser modificada através de suas próprias ações. Assim, este estudo buscou compreender as diferentes formas por meio das quais os músicos da subárea Performance musical se relacionam com a pesquisa acadêmica desenvolvida no espaço da pós-graduação brasileira, evidenciando quais são as crenças, os valores e visões de mundo que orientam os diferentes graus de envolvimento com essa atividade. A teoria central que orientou o trabalho foi a abordagem fenomenológica de Berger e Luckmann, em articulação com a teoria das profissões de Freidson e os pressupostos de Winch sobre a expertise profissional, caracterizando este estudo como uma sociologia do conhecimento profissional. As estratégias para coleta e produção de dados foram a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com vinte músicos experientes na profissão acadêmica que, em algum momento de suas trajetórias, ocuparam espaços institucionais de decisão administrativa e/ou política. As análises demonstraram que as bases sociais e históricas que forjaram a subárea Performance musical estabeleceram processos educativos responsáveis pela construção de uma identidade profissional de músico fortemente arraigada entre o grupo analisado. Quando a etapa educativa na pós-graduação não promove a identificação com a carreira acadêmica tal qual se deu com a carreira de músico, surge uma maior resistência desse grupo ao enquadramento às regras hegemônicas de produção e divulgação do conhecimento desse espaço. A reflexividade que vai sendo construída pela subárea lhe fornece ferramentas intelectuais para argumentar sobre a incapacidade do sistema vigente de comportar as suas especificidades artísticas, interferindo nas estruturas normativas pré-estabelecidas, expandindo-as. No entanto, o alcance da plena autonomia dos músicos performers em relação à forma de produzir e disseminar o conhecimento é afetada negativamente devido a pouca articulação política de seus membros, que ainda não conseguiram estabelecer uma identidade corporativa capaz de conduzir a ações deliberadas nessa direção.