Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa

Nome completo do orientador: Antonio Carlos Mota de Lima

Main Author: NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli
Other Authors: MOTTA, Antonio
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-27492
recordtype dspace
spelling ir-123456789-274922019-10-26T03:49:39Z Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli MOTTA, Antonio http://lattes.cnpq.br/1278375635746927 http://lattes.cnpq.br/0000915103413742 Antropologia Consumo (Economia) Consumidores - Atitude Masculinidade Gênero Nome completo do orientador: Antonio Carlos Mota de Lima Este trabalho apresenta um estudo das relações de gênero tendo como enfoque as construções de masculinidades a partir da perspectiva do consumo em grupos populares, o qual é concebido como um demarcador de relações sociais, cujas questões simbólicas são produzidas, negociadas e ratificadas. Neste sentido, reflito sobre o significado que assume, em especial para os homens, alguns objetos consumidos e em que medida eles repercutem em representações de gênero e masculinidades. As questões norteadoras desse estudo dizem respeito ao entendimento, por meio dos objetos consumidos, das relações de gênero e masculinidades; como tais objetos são adquiridos e quais as motivações simbólicas desse consumo. Os interlocutores dessa pesquisa são homens e mulheres residentes nas comunidades Padre Hildon Bandeira e São Rafael, na cidade de João Pessoa, Paraíba. A abordagem metodológica qualitativa consistiu em conversas informais, observações etnográficas e entrevistas semi-estruturadas. Foi observada a ocorrência de distinções/prestígios através da aquisição de certos objetos (celular, televisão, aparelho de som). Os modelos de gênero e de geração são percebidos no momento das compras, efetuadas por homens e mulheres, ocasionando consensos e divergências em relação às escolhas dos produtos direcionados à família. Por fim, constatei como as aquisições, realizadas por homens, de determinados bens de consumo (produtos estéticos, bebida alcoólicas) e a prática de determinadas atividades, a exemplo das partidas de dominó expressam e engendram masculinidades. CAPES This paper presents a genre relation’s survey having as its goal the male constructions regarding popular (low income) groups’ consumption perspectives, in which it is conceived as a social relation boundary, which symbolic arguments are produced, negotiated and reassured. Following this plot, I reflect over the meaning that takes part, especially for men, some consumed objects and how they echoed in genre representations and manhood. The questions in this paper relate to understanding, through consumed objects, through genre relationships and manhood; how these objects are acquired and what are the symbolic motivations in this consume. The interlocutors of this research are men and women that live in Padre Hilton Bandeira and São Rafael communities, at the city of João Pessoa, Paraíba. The methodological qualitative approach consisted in informal chats, ethnographic observations and semi-structured interviews. It was observed some distinction/prestige over some objects acquisition (mobile phones, televisions, sound systems). The genre and generation templates are noticed at the moment of shopping, performed by men and women, causing consent and deviation related to the products choices for the family. Lastly, I found that the acquisition, made by men, of certain consume goods (beauty products, liquor) and the practice of some activities, domino plays for example, express and engenders manhood. 2018-11-14T18:33:54Z 2018-11-14T18:33:54Z 2008-07-29 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Antropologia
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Antropologia
Consumo (Economia)
Consumidores - Atitude
Masculinidade
Gênero
spellingShingle Antropologia
Consumo (Economia)
Consumidores - Atitude
Masculinidade
Gênero
NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli
Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
description Nome completo do orientador: Antonio Carlos Mota de Lima
author2 MOTTA, Antonio
format masterThesis
author NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli
author_sort NOGUEIRA, Christina Gladys de Mingareli
title Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
title_short Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
title_full Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
title_fullStr Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
title_full_unstemmed Os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de João Pessoa
title_sort os homens também compram: consumo e masculinidades em grupos populares de joão pessoa
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2018
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27492
_version_ 1648654800875683840
score 13.657419