Dança Afro-Brasileira: Uma revisão das propostas pedagógicas na Educação (Física)
Diante das inquietações, reveladas na busca da compreensão sobre o universo escolar, e qual caminho metodológico-didático o professor deve encaminhar-se, sendo sempre confrontado, por diversas outras estruturas sociais, que também são influenciadoras e formadoras de opiniões, em específico no ens...
Main Author: | FERNANDES, Maria da Conceição |
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Other Authors: | MORAIS, Flávio Campos de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27571 |
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Summary: |
Diante das inquietações, reveladas na busca da compreensão sobre o universo
escolar, e qual caminho metodológico-didático o professor deve encaminhar-se,
sendo sempre confrontado, por diversas outras estruturas sociais, que também são
influenciadoras e formadoras de opiniões, em específico no ensino dos conteúdos
da educação física e na barreira atitudinal sobre as danças e sua ligação histórica
com as referências étnicas (afrodescendentes). Esse trabalho consiste em pesquisar
e ressignificar nosso olhar sobre a prática da dança afro-brasileira enquanto
conteúdo da educação física escolar. A presente pesquisa caracteriza-se como
bibliográfica, onde utilizou-se como fontes: Artigos, Dissertações, teses e ANAIS de
congressos nacionais nos períodos entre 2010 a 2018, como as palavras chaves:
dança afro-brasileira educação física, Maracatu na educação física escolar, dança
Negra nas aulas de educação física escolar e dança dos orixás na educação física
escolar. Também nos pautamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que
preconiza o conteúdo danças afro-brasileira, mostrando a importância da cultura afro
brasileira para a construção subjetiva da identidade e educação social. O objetivo
central Verificar através de pesquisa bibliográfica estudos relacionados a dança afrobrasileira no Âmbito da Educação (Física) escolar. Dificuldades, foram encontradas
desde a primeira tentativa de pesquisa sobre o tema, tendo em vista que poucas
foram os resultados satisfatório em relação, a educação física e a dança afrobrasileira, que se faz necessário uma preocupação sobre as práticas corporais e o
estudo das relações étnico- raciais. O presente trabalho não pretende esgotar o
assunto em questão, mas pretende colaborar para que os professores na área de
Educação possam ressignificar seu olhar sobre a práxis das danças afro-brasileiras
no chão da escola, e chegar a uma compreensão a partir do estudo, de como é
estabelecido os critérios e para essa barreira, não verbal da dança afro-brasileira, na
escola. |
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