Dança Afro-Brasileira: Uma revisão das propostas pedagógicas na Educação (Física)

Diante das inquietações, reveladas na busca da compreensão sobre o universo escolar, e qual caminho metodológico-didático o professor deve encaminhar-se, sendo sempre confrontado, por diversas outras estruturas sociais, que também são influenciadoras e formadoras de opiniões, em específico no ens...

Full description

Main Author: FERNANDES, Maria da Conceição
Other Authors: MORAIS, Flávio Campos de
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27571
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Summary: Diante das inquietações, reveladas na busca da compreensão sobre o universo escolar, e qual caminho metodológico-didático o professor deve encaminhar-se, sendo sempre confrontado, por diversas outras estruturas sociais, que também são influenciadoras e formadoras de opiniões, em específico no ensino dos conteúdos da educação física e na barreira atitudinal sobre as danças e sua ligação histórica com as referências étnicas (afrodescendentes). Esse trabalho consiste em pesquisar e ressignificar nosso olhar sobre a prática da dança afro-brasileira enquanto conteúdo da educação física escolar. A presente pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, onde utilizou-se como fontes: Artigos, Dissertações, teses e ANAIS de congressos nacionais nos períodos entre 2010 a 2018, como as palavras chaves: dança afro-brasileira educação física, Maracatu na educação física escolar, dança Negra nas aulas de educação física escolar e dança dos orixás na educação física escolar. Também nos pautamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), que preconiza o conteúdo danças afro-brasileira, mostrando a importância da cultura afro brasileira para a construção subjetiva da identidade e educação social. O objetivo central Verificar através de pesquisa bibliográfica estudos relacionados a dança afrobrasileira no Âmbito da Educação (Física) escolar. Dificuldades, foram encontradas desde a primeira tentativa de pesquisa sobre o tema, tendo em vista que poucas foram os resultados satisfatório em relação, a educação física e a dança afrobrasileira, que se faz necessário uma preocupação sobre as práticas corporais e o estudo das relações étnico- raciais. O presente trabalho não pretende esgotar o assunto em questão, mas pretende colaborar para que os professores na área de Educação possam ressignificar seu olhar sobre a práxis das danças afro-brasileiras no chão da escola, e chegar a uma compreensão a partir do estudo, de como é estabelecido os critérios e para essa barreira, não verbal da dança afro-brasileira, na escola.