A capoeira e a educação não formal: contribuições de um grupo de praticantes de capoeira da comunidade quilombola de Angico de Cima, Bom Conselho – PE
A capoeira é uma das expressões da cultura brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. o presente trabalho tem como objetivo principal Investigar quais valores e concepções de educação são apreendidos pelos capoeiristas de uma comunidade quilombola de Pernambuco. Utili...
Main Author: | SANTOS, José Adelson Teixeira dos |
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Other Authors: | MORAIS, Flávio Campos de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27580 |
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Summary: |
A capoeira é uma das expressões da cultura brasileira que mistura arte marcial,
esporte, cultura popular e música. o presente trabalho tem como objetivo principal
Investigar quais valores e concepções de educação são apreendidos pelos
capoeiristas de uma comunidade quilombola de Pernambuco. Utilizou-se a pesquisa
descritiva que segundo Gil, têm como objetivo a descrição das características de
determinada população ou fenômeno. Foram realizadas entrevistas através de
questionário semi-estruturado, e os dados foram coletados através de áudio
descrição. Entendemos que os resultados do nosso estudo, revela aspectos
importantes em relação a importância dessa prática corporal para a comunidade
quilombola de angico de Cima, corroborando com algumas pesquisa no âmbito da
capoeira e sua educação não formal. O estudo oportuniza ressaltar valores
encarnados na cultura afrodescendente e, neste sentido, a pesquisa contribui para a
preservação da história das gerações que vivem neste espaço social, reforçando um
laço de identidade que une passado e presente. A pesquisa não deixa de extrapolar
sentidos e modos de percepção da realidade social mais ampla, pois, descreve o
contexto das comunidades quilombolas encarnada na prática da capoeira. |
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