A importância da prática da educação física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de idade
O presente estudo apresenta uma analise da importância da prática da educação física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de idade. Para isso o pesquisador buscou entender o desenvolvimento humano, em um sentido amplo e o contexto histórico da Educação Física e...
Main Author: | SILVA, Jailton de Santana |
---|---|
Other Authors: | HELEGDA, Lara Colognese |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27585 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-27585 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-275852019-10-26T03:07:35Z A importância da prática da educação física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de idade SILVA, Jailton de Santana HELEGDA, Lara Colognese http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202661E4 Educação Física e Treinamento Educação Infantil Destreza Motora ::Ciências da Saúde O presente estudo apresenta uma analise da importância da prática da educação física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de idade. Para isso o pesquisador buscou entender o desenvolvimento humano, em um sentido amplo e o contexto histórico da Educação Física escolar, além da importância do desenvolvimento motor e psicomotor para as crianças. Verificou-se que é evidente que quanto mais praticarmos determinados movimentos, maiores são as chances de desenvolvê-los e torná-los mais refinados, com isso, a educação infantil se torna uma das fases onde as crianças têm a possibilidade de experimentar, aprender e apreender as diferentes habilidades motoras que contribuirão para seu desenvolvimento motor. Ainda, que a escolarização da Educação Física ao ser sistematizada ultrapassa o saber fazer e precisa estar instituída por conhecimentos teóricos e práticos para que efetivamente ocorra à aprendizagem. Assim, por meio de leituras sobre a Educação Física escolar, foi proposta uma revisão bibliográfica de artigos, livros e revistas, visando esclarecer sobre a importância teórica e prática de abordagens e conteúdos utilizados à prática da Educação Física para o desenvolvimento integral de crianças nessa faixa etária. The present study presents an analysis of the importance of the practice of physical education in schools for integral development in children between 5 and 7 years of age. For this, the researcher sought to understand human development in a broad sense and the historical context of Physical School Education, as well as the importance of motor and psychomotor development for children. It has been found that it is evident that the more we practice certain movements, the greater the chances of developing them and making them more refined. Therefore, early childhood education becomes one of the phases where children have the possibility to experiment, learn and different motor skills that will contribute to their motor development. Also, that the schooling of Physical Education when being systematized surpasses the know-how and must be instituted by theoretical and practical knowledge so that it effectively occurs to the learning. Thus, through readings on Physical School Education, a bibliographic review of articles, books and magazines was proposed, aiming to clarify the theoretical and practical importance of approaches and contents used to the practice of Physical Education for the integral development of children in this range age. 2018-11-20T20:55:21Z 2018-11-20T20:55:21Z 2018-07-11 2018-11-20 bachelorThesis SILVA, J. S. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27585 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 48 p. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Educação Física e Treinamento Educação Infantil Destreza Motora ::Ciências da Saúde |
spellingShingle |
Educação Física e Treinamento Educação Infantil Destreza Motora ::Ciências da Saúde SILVA, Jailton de Santana A importância da prática da educação física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de idade |
description |
O presente estudo apresenta uma analise da importância da prática da educação
física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de
idade. Para isso o pesquisador buscou entender o desenvolvimento humano,
em um sentido amplo e o contexto histórico da Educação Física escolar, além da
importância do desenvolvimento motor e psicomotor para as crianças. Verificou-se
que é evidente que quanto mais praticarmos determinados movimentos, maiores são
as chances de desenvolvê-los e torná-los mais refinados, com isso, a educação
infantil se torna uma das fases onde as crianças têm a possibilidade de
experimentar, aprender e apreender as diferentes habilidades motoras que
contribuirão para seu desenvolvimento motor. Ainda, que a escolarização da
Educação Física ao ser sistematizada ultrapassa o saber fazer e precisa estar
instituída por conhecimentos teóricos e práticos para que efetivamente ocorra à
aprendizagem. Assim, por meio de leituras sobre a Educação Física escolar, foi
proposta uma revisão bibliográfica de artigos, livros e revistas, visando esclarecer
sobre a importância teórica e prática de abordagens e conteúdos utilizados à prática
da Educação Física para o desenvolvimento integral de crianças nessa faixa etária. |
author2 |
HELEGDA, Lara Colognese |
format |
bachelorThesis |
author |
SILVA, Jailton de Santana |
author_sort |
SILVA, Jailton de Santana |
title |
A importância da prática da educação física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de idade |
title_short |
A importância da prática da educação física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de idade |
title_full |
A importância da prática da educação física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de idade |
title_fullStr |
A importância da prática da educação física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de idade |
title_full_unstemmed |
A importância da prática da educação física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de idade |
title_sort |
importância da prática da educação física nas escolas para o desenvolvimento integral em crianças entre 5 a 7 anos de idade |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27585 |
_version_ |
1648654728737849344 |
score |
13.657419 |