Atuação do Enfermeiro frente ao paciente surdo: uma revisão integrativa
Objetivou-se analisar estudos brasileiros que realizaram levantamento de dados sobre a atuação do enfermeiro frente ao paciente surdo. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo revisão integrativa da literatura, realizada com 15 artigos em março de 2018. Para o seu desenvolvimento foi...
Main Author: | SANTOS, Taiza Gomes |
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Other Authors: | RIBEIRO, Ernani Nunes |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27760 |
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ir-123456789-27760 |
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ir-123456789-277602019-10-26T04:51:05Z Atuação do Enfermeiro frente ao paciente surdo: uma revisão integrativa SANTOS, Taiza Gomes RIBEIRO, Ernani Nunes SERRANO, Solange Queiroga http://lattes.cnpq.br/5828186266951171 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131738P6 Atendimento Enfermagem Surdos Comunicação ::Ciências da Saúde Objetivou-se analisar estudos brasileiros que realizaram levantamento de dados sobre a atuação do enfermeiro frente ao paciente surdo. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo revisão integrativa da literatura, realizada com 15 artigos em março de 2018. Para o seu desenvolvimento foi realizado a busca na base de dados LILACS e SciELO, utilizando os descritores: Atendimento de enfermagem; Surdez; Surdos e Pessoa com deficiência auditiva. Para interpretação dos dados coletados, realizou-se uma divisão de categorias temáticas: Dificuldades encontradas pelos surdos no serviço de saúde; Dificuldades encontradas pelos enfermeiros ao atenderem pacientes surdos; e Estratégias de otimização para o atendimento realizado pelos enfermeiros. Conclui-se que existem lacunas no acolhimento, o despreparo promove sentimentos negativos nos enfermeiros quando se deparam com um paciente surdo em sua instituição. A má comunicação faz com que ocorra risco de o atendimento ser inadequado, desconfortável ou ineficaz. The aim of this study was to analyze Brazilian studies that performed data collection on the performance of the nurse in relation to the deaf patient. A descriptive study, with a qualitative approach, of the type integrative review of the literature, carried out with 15 articles in March 2018. For its development the search was carried out in the LILACS and SciELO database, using the descriptors: Nursing care; Deafness; Deaf and hearing impaired. For the interpretation of the data collected, a division of thematic categories was carried out: Difficulties encountered by the deaf in the health service; Difficulties encountered by nurses when treating deaf patients; and Strategies of optimization for the care performed by the nurses. It is concluded that there are gaps in the reception, the lack of preparation promotes negative feelings in nurses when they are faced with a deaf patient in their institution. Poor communication causes the risk of being inadequate, uncomfortable or ineffective. 2018-11-26T18:42:10Z 2018-11-26T18:42:10Z 2018-06-13 2018-11-26 bachelorThesis SANTOS, T. G. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27760 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 30 p. application/pdf |
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REPOSITORIO UFPE |
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Objetivou-se analisar estudos brasileiros que realizaram levantamento de
dados sobre a atuação do enfermeiro frente ao paciente surdo. Estudo
descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo revisão integrativa da literatura,
realizada com 15 artigos em março de 2018. Para o seu desenvolvimento foi
realizado a busca na base de dados LILACS e SciELO, utilizando os
descritores: Atendimento de enfermagem; Surdez; Surdos e Pessoa com
deficiência auditiva. Para interpretação dos dados coletados, realizou-se uma
divisão de categorias temáticas: Dificuldades encontradas pelos surdos no
serviço de saúde; Dificuldades encontradas pelos enfermeiros ao atenderem
pacientes surdos; e Estratégias de otimização para o atendimento realizado
pelos enfermeiros. Conclui-se que existem lacunas no acolhimento, o
despreparo promove sentimentos negativos nos enfermeiros quando se
deparam com um paciente surdo em sua instituição. A má comunicação faz
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