O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil

O movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem, o que vai adiante desta concepção técnica de movimento. Enfatizamos a necessidade de práticas pedagógicas na educação infantil que proporcionem às crianças esse espaço de criação, de relevância e de construção do conhecimento através da...

Full description

Main Author: NASCIMENTO, Isteliana Gomes do
Other Authors: FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28995
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-28995
recordtype dspace
spelling ir-123456789-289952019-02-07T05:06:42Z O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil NASCIMENTO, Isteliana Gomes do FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7 Educação Infantil Corpo Brincadeiras ::Ciências da Saúde O movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem, o que vai adiante desta concepção técnica de movimento. Enfatizamos a necessidade de práticas pedagógicas na educação infantil que proporcionem às crianças esse espaço de criação, de relevância e de construção do conhecimento através das suas vivências corporais. Este estudo tem como objetivo analisar como são construídas as práticas pedagógicas na Educação Infantil relacionada ao corpo em movimento indicando a necessidade de reflexão sobre esses aspectos. O estudo busca apontar a prática pedagógica do brincar, mostrando as ações do movimento, o poder exercido pelo professor no controle do desenvolvimento da criança, e os desafios encontrados para uma prática de qualidade. Diante da construção do desenvolvimento, foi optado pela pesquisa qualitativa bibliográfica, e a sondagem dos materiais realizados através de publicações de artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados: Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES/ MEC . Verificou-se a importância dessa não interdição do movimento corporal, considerando que essas experiências tem um papel fundamental na socialização e no desenvolvimento integral na infância. Sendo assim é relevante pensar que a educação da criança de zero a cinco anos capaz de contribuir para a construção de um sujeito cultural. Human movement can be understood as a language, which goes beyond this technical conception of movement. We emphasize the need for pedagogical practices in early childhood education that provide children with this space of creation, relevance and knowledge construction through their bodily experiences. This study aims to analyze how the pedagogical practices are built in Child Education related to the body in motion indicating the need for reflection on these aspects. The study seeks to point out the pedagogical practice of playing, showing the actions of the movement, the power exercised by the teacher in controlling the development of the child, and the challenges encountered for a quality practice. Faced with the construction of development, we opted for qualitative bibliographical research, and the survey of the materials made through publications of national and international scientific articles in the databases: Eletronic Library Online (SCIELO), Google Academic, Portal of Newspapers CAPES / MEC. The importance of this non-interdiction of body movement was verified, considering that these experiences play a fundamental role in socialization and integral development in childhood. Therefore it is relevant to think that the education of the child from zero to five years able to contribute to the construction of a cultural subject. 2019-02-06T19:29:41Z 2019-02-06T19:29:41Z 2018-12-10 2019-02-06 bachelorThesis NASCIMENTO, I. G. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28995 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 27 p.
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Educação Infantil
Corpo
Brincadeiras
::Ciências da Saúde
spellingShingle Educação Infantil
Corpo
Brincadeiras
::Ciências da Saúde
NASCIMENTO, Isteliana Gomes do
O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil
description O movimento humano pode ser compreendido como uma linguagem, o que vai adiante desta concepção técnica de movimento. Enfatizamos a necessidade de práticas pedagógicas na educação infantil que proporcionem às crianças esse espaço de criação, de relevância e de construção do conhecimento através das suas vivências corporais. Este estudo tem como objetivo analisar como são construídas as práticas pedagógicas na Educação Infantil relacionada ao corpo em movimento indicando a necessidade de reflexão sobre esses aspectos. O estudo busca apontar a prática pedagógica do brincar, mostrando as ações do movimento, o poder exercido pelo professor no controle do desenvolvimento da criança, e os desafios encontrados para uma prática de qualidade. Diante da construção do desenvolvimento, foi optado pela pesquisa qualitativa bibliográfica, e a sondagem dos materiais realizados através de publicações de artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados: Eletronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico, Portal de Periódicos CAPES/ MEC . Verificou-se a importância dessa não interdição do movimento corporal, considerando que essas experiências tem um papel fundamental na socialização e no desenvolvimento integral na infância. Sendo assim é relevante pensar que a educação da criança de zero a cinco anos capaz de contribuir para a construção de um sujeito cultural.
author2 FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de
format bachelorThesis
author NASCIMENTO, Isteliana Gomes do
author_sort NASCIMENTO, Isteliana Gomes do
title O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil
title_short O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil
title_full O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil
title_fullStr O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil
title_full_unstemmed O corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil
title_sort o corpo em movimento: concepções e práticas pedagógicas do brincar na educação infantil
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28995
_version_ 1641987510003302400
score 13.657419