Regulações discursivas do sub-processo de revisão local
SANTOS, Selma Leitão, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEITÃO, Selma
Main Author: | RUIZ GUEVARA, Laura Clemencia |
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Other Authors: | SANTOS, Selma Leitão |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29049 |
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ir-123456789-290492019-10-26T03:34:27Z Regulações discursivas do sub-processo de revisão local RUIZ GUEVARA, Laura Clemencia SANTOS, Selma Leitão http://lattes.cnpq.br/2125870920776116 http://lattes.cnpq.br/4027966674464867 Psicologia Metacognição Pensamento Análise crítica do discurso – Aspectos psicológicos Escrita – Análise Gêneros discursivos Argumentação SANTOS, Selma Leitão, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEITÃO, Selma Nesta pesquisa se estudam as regulações discursivas do sub-processo de revisão local na produção de gêneros escolares. Entendendo que a) os processos psicológicos tem uma natureza semiótica; b) o discurso é heterogêneo, portanto diferentes organizações discursivas constituem diversos processos psicológicos; e c) o discurso tem uma natureza contextual, esta pesquisa assume que sub-processo de revisão local é uma organização discursiva, especificamente uma organização discursivo-argumentativa caracterizada por ser um espaço de negociação entre as diferentes vozes sociais que concorrem na composição de um texto (SANTA-CLARA, 2005). Partindo deste conjunto de pressupostos, a tese deste estudo considera que o sub-processo de revisão local estaria regulado por dois aspectos derivados da sua constituição discursiva: pelo pensamento reflexivo que decorre da sua organização discursivo-argumentativa e –tese central- pelas características da situação de produção e o gênero discursivo que está sendo produzido. Analisa-se um corpus composto pelas transcrições de registros videograficos dos processos de produção textual de dois alunos universitários. Em situação de laboratório, os alunos produziram textos como parte de uma atividade de avaliação de uma disciplina, sendo uma destas produções um ensaio e a segunda um relato de aula. Por meio de microanálises se caracterizam as regulações dos eventos de revisão local em termos dos movimentos argumentativo-reflexivos e dos componentes constituintes dos gêneros discursivos (tema, estilo, forma composicional). As análises permitem caracterizar os eventos de revisão local como sendo regulados primordialmente pelas condições de produção dos textos. À luz da tarefa de produzir um texto por meio do qual os conhecimentos elaborados pelos alunos serão avaliados, revisões reguladas pelo estabelecimento do tema do texto e a forma como este é apresentado são mais frequentes, assim também revisões sobre o correto uso da língua padrão. Entretanto, as revisões reguladas pelo estilo individual do escritor foram menos frequentes. Conclui-se que o sub-processo de revisão local longe de ser uma operação cognitiva abstrata que realiza um indivíduo no vácuo social, é uma atividade regulada por mecanismos discursivos argumentativos e que, vista sua natureza discursiva, a situação de produção regula seu funcionamento. CNPq En esta investigación se estudian las regulaciones discursivas del sub-proceso de revisión local en la producción de géneros escolares. Entendiendo que a) los procesos psicológicos tienen una naturaleza semiótica; b) el discurso es heterogéneo, por lo tanto diferentes organizaciones discursivas constituyen procesos psicológicos diversos e c) el discurso tiene una naturaleza contextual, esta investigación asume que el sub-proceso de revisión local es una organización discursiva, específicamente una organización discursiva argumentativa caracterizada por ser un espacio de negociación entre las diferentes voces sociales que concurren en la composición de un texto (SANTA-CLARA, 2005). A partir de este conjunto de supuestos, la tesis de este estudio considera que el sub-proceso de revisión local estaría regulado por dos aspectos derivados de su constitución discursiva: por el pensamiento reflexivo que deviene de su organización discursiva argumentativa y –tesis central- por las características de la situación de producción y el género discursivo que está siendo producido. Se analiza un corpus compuesto por las transcripciones de registros videográficos de los procesos de producción textual de dos estudiantes universitarios. En situación de laboratorio, los estudiantes produjeron textos como parte de una actividad de evaluación de un curso, siendo una de estas producciones un ensayo y las segunda un relato de clase. Usando una estrategia microanalítica, se caracterizan las regulaciones de los eventos de revisión local en términos de los movimientos argumentativo-reflexivos y de los componentes constitutivos de los géneros discursivos (tema, estilo, forma composicional). Los análisis permiten caracterizar los eventos de revisión local como siendo regulados, primordialmente, por las condiciones de producción de los textos. A la luz de la tarea de producir un texto por medio del cual se evaluarán los conocimientos elaborados por los alumnos, las revisiones reguladas por el establecimiento del tema del texto y la forma como éste es presentado son más frecuentes, del mismo modo revisiones sobre el uso correcto de la lengua escrita. Mientras tanto, las revisiones reguladas por el estilo individual del escritor fueron menos frecuentes. Se concluye que el sub-proceso de revisión local lejos de ser una operación cognitiva abstracta que realiza un indivíduo en el vacío social, es una actividad regulada por mecanismos discursivos argumentativos y que, dada su organización discursiva, las condiciones de la situación de producción regulan su funcionamiento. 2019-02-08T11:54:37Z 2019-02-08T11:54:37Z 2011-02-21 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29049 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva |
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