No reinado de Momo, quem governa Olinda? Governo, corpos e tecnologias políticas na organização do carnaval de Olinda

O Carnaval de Olinda, embora guarde inúmeras semelhanças com o Carnaval da vizinha Recife, tem como principal característica a participação dos próprios brincantes, tanto na fruição quanto na organização. Com o passar dos anos, esse Carnaval vem assumindo novos contornos, na medida em que se insere...

Full description

Main Author: FRANCO, Suélen Matozo
Other Authors: LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29098
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Summary: O Carnaval de Olinda, embora guarde inúmeras semelhanças com o Carnaval da vizinha Recife, tem como principal característica a participação dos próprios brincantes, tanto na fruição quanto na organização. Com o passar dos anos, esse Carnaval vem assumindo novos contornos, na medida em que se insere na tendência de conversão dos folguedos populares em megaeventos. Partimos da obra foucaultiana, notadamente em seu ciclo de poder, para analisar um fenômeno que é essencialmente organizacional, o folguedo popular, levando-se em consideração a complexidade que esse fenômeno adquire à medida que as relações entre sociedade, mercado e Poder Público que o perpassam assumem novos contornos. Para tanto, analisamos a cobertura jornalística de dois jornais sobre quatro carnavais olindenses que distam dez anos entre si, que foi submetida à Análise de Discurso Foucaultiana. Nossos achados revelaram a constituição de cinco formações discursivas: a primeira remete à tradição como um regime de verdade que legitima práticas de folia e organizacionais; a segunda aborda a relação entre a liberdade e a vigilância na manutenção da segurança; a terceira diz respeito à eficiência do governo, que pressupõe a autonomia da sociedade; a quarta envolve a relação entre governo e mercado; e a quinta remete à generalização do mercado tornando-se a orientação do fazer carnavalesco. O resultado aponta para um folguedo popular que se alinha à tendência dos grandes eventos, inserindo a tradição no regime de verdade do mercado, convertendo-a num objeto de troca.