Conhecimento de professores do Ensino Fundamental sobre a Hanseníase
A hanseníase é uma doença, infecciosa, crônica, causada pela Mycobacterium leprae. Esta possui natureza eminentemente social e constitui em grave problema de saúde pública no mundo. O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento dos professores de escolas públicas sobre a hanseníase. Tratase de...
Main Author: | SOUZA, Gilvanessa Rodrigues de |
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Other Authors: | SANTOS, Zailde Carvalho dos |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29175 |
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ir-123456789-291752019-10-26T06:36:23Z Conhecimento de professores do Ensino Fundamental sobre a Hanseníase SOUZA, Gilvanessa Rodrigues de SANTOS, Zailde Carvalho dos ABREU, Paula Daniella de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4584238H7 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4380550U1 Hanseníase Professores Conhecimento Ensino ::Ciências da Saúde A hanseníase é uma doença, infecciosa, crônica, causada pela Mycobacterium leprae. Esta possui natureza eminentemente social e constitui em grave problema de saúde pública no mundo. O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento dos professores de escolas públicas sobre a hanseníase. Tratase de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com de 10 docentes de escolas públicas, no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e analisados a partir da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefévre e Lefévre. Todas as docentes eram do sexo feminino, 50% com idade entre 30 a 40 anos, 70% se autodenominaram parda, 60% possuíam nível superior completo e 80% tinham menos do que 10 anos de atuação profissional. Referiram-se o grau de informação sobre a hanseníase, a importância da educação em saúde para os escolares e o enfrentamento dos tabus sociais relacionados ao medo e estigma. Elencaram-se, a partir dos domínios analisados, três dimensões: conhecimento sobre a hanseníase; o papel do professor em ações de educação em saúde na escola e o sentimento que a doença lhe desperta. Considera-se que o conhecimento das participantes foi satisfatório, visto que essas reconhecem a importância do elo entre Educação e Saúde na construção conjunta do conhecimento sobre a hanseníase na escola. Acredita-se que o empoderamento dos professores e escolares por meio do diálogo, poderá superar a representação da doença associada ao medo e contribuir para que esses sejam multiplicadores em saúde nos diversos espaços sociais. Leprosy is an infectious, chronic disease caused by Mycobacterium leprae. This is eminently social in nature and constitutes a serious public health problem in the world. The objective of this study was to analyze the knowledge of public school teachers about leprosy. This is a qualitative, descriptive and exploratory study, developed with 10 teachers from public schools, in the city of Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil. The data were collected through a semistructured questionnaire and analyzed using the Lefévre and Lefévre Collective Subject Discourse technique. All teachers were female, 50% aged 30 to 40 years, 70% self-appointed brown, 60% had a complete upper level and 80% had less than 10 years of professional experience. The degree of information on leprosy, the importance of health education for schoolchildren and the confrontation of social taboos related to fear and stigma were mentioned. From the domains analyzed, three dimensions were identified: knowledge about leprosy; the role of the teacher in actions of health education in the school and the feeling that the illness awakens to him. It is considered that the knowledge of the participants was satisfactory, since they recognize the importance of the link between Education and Health in the joint construction of knowledge about leprosy in school. It is believed that the empowerment of teachers and schoolchildren through dialogue can overcome the representation of the disease associated with fear and contribute to these being multipliers in health in the various social spaces. 2019-02-15T13:30:12Z 2019-02-15T13:30:12Z 2018-11-29 2019-02-15 bachelorThesis SOUZA, G. R. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29175 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 22 p. application/pdf |
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leprae. Esta possui natureza eminentemente social e constitui em grave
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conhecimento dos professores de escolas públicas sobre a hanseníase. Tratase de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido com de 10
docentes de escolas públicas, no município de Vitória de Santo Antão,
Pernambuco, Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário
semiestruturado e analisados a partir da técnica do Discurso do Sujeito
Coletivo de Lefévre e Lefévre. Todas as docentes eram do sexo feminino, 50%
com idade entre 30 a 40 anos, 70% se autodenominaram parda, 60%
possuíam nível superior completo e 80% tinham menos do que 10 anos de
atuação profissional. Referiram-se o grau de informação sobre a hanseníase, a
importância da educação em saúde para os escolares e o enfrentamento dos
tabus sociais relacionados ao medo e estigma. Elencaram-se, a partir dos
domínios analisados, três dimensões: conhecimento sobre a hanseníase; o
papel do professor em ações de educação em saúde na escola e o sentimento
que a doença lhe desperta. Considera-se que o conhecimento das
participantes foi satisfatório, visto que essas reconhecem a importância do elo
entre Educação e Saúde na construção conjunta do conhecimento sobre a
hanseníase na escola. Acredita-se que o empoderamento dos professores e
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