“Sai sai, Catarina/ Saia do mar, venha ver Idalina”: gênero e feminilidade(s) na capoeira
Procura-se compreender, por meio de uma perspectiva feminista, as relações de gênero e constituição de feminilidades de mulheres que praticam capoeira. A estratégia de observação, para escrita etnográfica, baseia-se em três locais: um grupo de Capoeira Angola, um grupo de Capoeira Regional e no 4º E...
Main Author: | BEZERRA, Paula Natanny Rocha |
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Other Authors: | ALBERNAZ, Lady Selma Ferreira |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29293 |
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ir-123456789-292932019-02-20T05:04:50Z “Sai sai, Catarina/ Saia do mar, venha ver Idalina”: gênero e feminilidade(s) na capoeira BEZERRA, Paula Natanny Rocha ALBERNAZ, Lady Selma Ferreira http://lattes.cnpq.br/5193063180091453 http://lattes.cnpq.br/8047232872332201 Antropologia Capoeira Feminilidade Feminismo Procura-se compreender, por meio de uma perspectiva feminista, as relações de gênero e constituição de feminilidades de mulheres que praticam capoeira. A estratégia de observação, para escrita etnográfica, baseia-se em três locais: um grupo de Capoeira Angola, um grupo de Capoeira Regional e no 4º Encontro Feminino de Capoeira, realizado em 2013, em Recife, focando nas experiências e performances desenvolvidas pelas mulheres nestes espaços. Percebendo o universo capoeirístico enquanto espaço majoritariamente masculino, tento visualizar que categorias de feminino e masculino perpassam as performances, experiências e práticas cotidianas vividas pelas mulheres neste espaço, e quais são valorizados ou não. Acredito que o entrelaçamento entre as dimensões simbólicas e práticas viabilize revelar reproduções e mudanças nas assimetrias de gênero, podendo contribuir para aprofundar a compreensão de desigualdades entre homens e mulheres em instâncias sociais definidas, hegemonicamente, como adequadas para constituição de masculinidade, como é a capoeira. The intention of this work is to understand, through a feminist perspective, gender relations and the constitution of femininity of women who practice capoeira. The strategy of observation, to an ethnographic writing, is based in three locations: a group of Capoeira Angola, a group of Capoeira Regional and the 4th “Encontro Feminino de Capoeira” (Capoeira‟s Feminine Meeting), held in 2013, in Recife, focusing on the experiences and performances developed by women in these spaces. Realizing that the universe of capoeira is mostly a male space, I try to visualize what categories of female and male permeate performances, experiences and everyday practices experienced by women in this area, and which are valued or not. I believe that the entanglement between the symbolic and practical dimensions makes possible to reveal reproductions and changes in gender differences, contributing to a deeper understanding of inequality between men and women in defined social institutions, hegemonically, as appropriate for the constitution of masculinity, as is capoeira. 2019-02-19T23:36:47Z 2019-02-19T23:36:47Z 2014-03-28 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29293 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Antropologia |
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REPOSITORIO UFPE |
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Antropologia Capoeira Feminilidade Feminismo |
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Antropologia Capoeira Feminilidade Feminismo BEZERRA, Paula Natanny Rocha “Sai sai, Catarina/ Saia do mar, venha ver Idalina”: gênero e feminilidade(s) na capoeira |
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Procura-se compreender, por meio de uma perspectiva feminista, as relações de gênero e constituição de feminilidades de mulheres que praticam capoeira. A estratégia de observação, para escrita etnográfica, baseia-se em três locais: um grupo de Capoeira Angola, um grupo de Capoeira Regional e no 4º Encontro Feminino de Capoeira, realizado em 2013, em Recife, focando nas experiências e performances desenvolvidas pelas mulheres nestes espaços. Percebendo o universo capoeirístico enquanto espaço majoritariamente masculino, tento visualizar que categorias de feminino e masculino perpassam as performances, experiências e práticas cotidianas vividas pelas mulheres neste espaço, e quais são valorizados ou não. Acredito que o entrelaçamento entre as dimensões simbólicas e práticas viabilize revelar reproduções e mudanças nas assimetrias de gênero, podendo contribuir para aprofundar a compreensão de desigualdades entre homens e mulheres em instâncias sociais definidas, hegemonicamente, como adequadas para constituição de masculinidade, como é a capoeira. |
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