Competências empreendedoras emergentes do comportamento de dirigentes que atuam em empresas desenvolvedoras de jogos mobile no Portomídia
O crescente desenvolvimento das tecnologias móveis tem introduzido mudanças significativas no mercado de jogos eletrônicos, o que possibilita a existência de novas formas de gerenciar um negócio no interior de uma agenda interativa, dinâmica e ascendente, que veio abrir caminho para um conjunto de c...
Main Author: | SOARES, Moisés de Assis Alves |
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Other Authors: | PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29376 |
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ir-123456789-293762019-02-22T05:05:30Z Competências empreendedoras emergentes do comportamento de dirigentes que atuam em empresas desenvolvedoras de jogos mobile no Portomídia SOARES, Moisés de Assis Alves PAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de http://lattes.cnpq.br/8642342447784379 http://lattes.cnpq.br/2322370316579303 Competências empreendedoras Empreendedorismo Jogos Mobile O crescente desenvolvimento das tecnologias móveis tem introduzido mudanças significativas no mercado de jogos eletrônicos, o que possibilita a existência de novas formas de gerenciar um negócio no interior de uma agenda interativa, dinâmica e ascendente, que veio abrir caminho para um conjunto de competências demandadas pelo empreendedor. As competências empreendedoras não têm sido tema recorrente de estudos versando sobre a articulação que potencializa a dinâmica do empreendedorismo voltada para a indústria de jogos móveis em processos de criatividade e inovação. O estudo objetiva compreender as competências empreendedoras emergentes do comportamento de dirigentes que atuam em empresas desenvolvedoras de jogos mobile. O lócus de investigação deste estudo é o Arranjo produtivo Portomídia, uma iniciativa do Porto Digital, voltada para qualificação, empreendedorismo, educação, experimentação e exibição que contempla pequenas e médias empresas especializadas em transformar criações em produtos e serviços voltados à promoção da economia criativa na cidade do Recife. A pesquisa é de caráter qualitativo e descritivo, em que se utilizou a estratégia de estudo de caso múltiplo incorporado, a partir de uma análise de conteúdo temática desenvolvida com dados obtidos por entrevistas semiestruturadas realizadas junto aos dirigentes das empresas. Na identificação de dimensões previstas por Man e Lau (2000) e Mello, Leão e Paiva Júnior (2006), realça-se a prevalência das competências de relacionamento, conceituais e administrativas. Da competência de relacionamento, foi revelado o desempenho na parceria com a capacidade de articulação e negociação como elemento chave para o resultado bem sucedido. A competência administrativa potencializou o líder com características particulares que exerce papel preponderante nas organizações e situa a inovação como modelo central dos negócios. Na competência conceitual, foi destacada a ação para o aprendizado contínuo com a capacidade de mudar e emitir respostas alternativas, destacando-se a sensibilidade e a vontade de aprender. Os resultados apontaram que as competências empreendedoras contribuem para o processo de negociação entre os agentes oriundos dessa produção, o que permite a aderência a certas exigências do mercado de consumo, revelando o esforço multifuncional que perpassa a ação desse tipo de empreendedor. The growing development of mobile technologies has introduced significant changes in the gaming market, which has made possible the existence of new ways of managing a business within an interactive, dynamic and ascending agenda, which opened the way to a set of competencies demanded by the entrepreneur. Entrepreneurial skills have not been a recurring theme of studies on the articulation that enhances the dynamics of entrepreneurship focused on the mobile gaming industry in the processes of creativity and innovation. This study aims to understand entrepreneurial skills emerging from the behavior of managers who work in companies that develop mobile games. The research locus of this study is the Productive Arrangement Portomídia, an initiative next to a branch of the Digital Port of qualification, entrepreneurship, education, experimentation and exhibition that contemplates small and medium companies specialized in transforming creations into products and services aimed at the promotion of the economy Creative in the city of Recife. The research has a qualitative and descriptive character in which the strategy of an incorporated multiple case study was used, based on an analysis of the thematic content developed with data obtained through semi - structured interviews carried out with the managers of the companies. The identification of dimensions foreseen by Man and Lau (2000) and Mello, Leão and Paiva Júnior (2006), emphasizes the prevalence of relationship skills, conceptual and administrative. From the relationship competence, the performance in partnership with the ability to articulate and negotiate was revealed as a key element to the successful outcome. The managerial competency has empowered the leader with particular characteristics that plays a preponderant role in the organizations and places innovation as the central model of the business. In the conceptual competence, the action for the continuous learning with the capacity to change and to issue alternative answers was emphasized, emphasizing the sensitivity and the will to learn. The results showed that the entrepreneurial skills contribute to the negotiation process among the agents from this production, which allows the adherence to certain demands of the consumer market, revealing the multifunctional effort that permeates the action of this type of entrepreneur. 2019-02-21T18:31:30Z 2019-02-21T18:31:30Z 2017-05-02 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29376 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Administracao |
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Competências empreendedoras Empreendedorismo Jogos Mobile |
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