A arte aos seus pés: o design dos calçados únicos
O objetivo desta pesquisa é analisar o design dos calçados únicos baseado na observação do mercado de consumo atual, onde há a associação do design, da arte, da arquitetura para conceção de tal objeto. A vertente estético-simbólica enaltecida pelo design dos calçados únicos, caracteriza o design...
Main Author: | MONTENEGRO, Palloma |
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Other Authors: | CAMARGO, Andréa |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29522 |
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Summary: |
O objetivo desta pesquisa é analisar o design dos calçados únicos baseado
na observação do mercado de consumo atual, onde há a associação do
design, da arte, da arquitetura para conceção de tal objeto. A vertente
estético-simbólica enaltecida pelo design dos calçados únicos, caracteriza o
design pós-moderno, ou qualquer outra denominação pertinente ao período,
caracterizado pela quebra de paradigmas racionais, presentes em meados
do século XX. Já no século XXI, em meio à disposição das funções
relacionadas a concepção de um produto, tendo como norte a visão de
teóricos como Löbach e Baxter, é pertinente argumentar que o
contemporâneo sinaliza um retorno ao período onde o design era concebido
como arte – anos 80. O aporte teórico que norteará esta pesquisa, além dos
já ditos teóricos que criaram metodologias para o design de produto, será
referente ao estudo da percepção estética e visual - segundo Arnheim
(2008), Gomes (2006 e 2009) e Dondis (1997) – dos calçados únicos
(surgidos a partir da década de 1970), bem como a análise do “fetichismo”
relacionado a esse tipo de calçados, permeando entre os sexos masculino e
feminino. |
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