A arte aos seus pés: o design dos calçados únicos

O objetivo desta pesquisa é analisar o design dos calçados únicos baseado na observação do mercado de consumo atual, onde há a associação do design, da arte, da arquitetura para conceção de tal objeto. A vertente estético-simbólica enaltecida pelo design dos calçados únicos, caracteriza o design...

Full description

Main Author: MONTENEGRO, Palloma
Other Authors: CAMARGO, Andréa
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29522
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Summary: O objetivo desta pesquisa é analisar o design dos calçados únicos baseado na observação do mercado de consumo atual, onde há a associação do design, da arte, da arquitetura para conceção de tal objeto. A vertente estético-simbólica enaltecida pelo design dos calçados únicos, caracteriza o design pós-moderno, ou qualquer outra denominação pertinente ao período, caracterizado pela quebra de paradigmas racionais, presentes em meados do século XX. Já no século XXI, em meio à disposição das funções relacionadas a concepção de um produto, tendo como norte a visão de teóricos como Löbach e Baxter, é pertinente argumentar que o contemporâneo sinaliza um retorno ao período onde o design era concebido como arte – anos 80. O aporte teórico que norteará esta pesquisa, além dos já ditos teóricos que criaram metodologias para o design de produto, será referente ao estudo da percepção estética e visual - segundo Arnheim (2008), Gomes (2006 e 2009) e Dondis (1997) – dos calçados únicos (surgidos a partir da década de 1970), bem como a análise do “fetichismo” relacionado a esse tipo de calçados, permeando entre os sexos masculino e feminino.