De uma guerra à outra: a dramaturgia experimental de Osman Lins
Das primeiras peças ao teatro experimental, uma mudança sensível marca a dramaturgia de Osman Lins. Ou seja, da primeira para a segunda fase houve uma metamorfose de sua escrita teatral. No início da carreira, o autor investiu na linha cômico-popular e ganhou os aplausos do público e da crítica com...
Main Author: | ALVES, Ivana Maria de Moura |
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Other Authors: | FERREIRA, Luzilá Gonçalves |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29553 |
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ir-123456789-295532019-03-01T05:05:28Z De uma guerra à outra: a dramaturgia experimental de Osman Lins ALVES, Ivana Maria de Moura FERREIRA, Luzilá Gonçalves http://lattes.cnpq.br/4856330073461286 Literatura brasileira Lins, Osman – Crítica e interpretação Crítica textual Teatro brasileiro Teatro (Literatura) Teatro experimental Intertextualidade Modernismo (Literatura) Das primeiras peças ao teatro experimental, uma mudança sensível marca a dramaturgia de Osman Lins. Ou seja, da primeira para a segunda fase houve uma metamorfose de sua escrita teatral. No início da carreira, o autor investiu na linha cômico-popular e ganhou os aplausos do público e da crítica com Lisbela e o Prisioneiro. O drama realista Guerra do Cansa-Cavalo teve boa acolhida e até mesmo a recepção fria à montagem A Idade dos Homens – com sua crítica social urbana – gerou um bom debate na mídia. As inovações da trilogia Santa, Automóvel e Soldado, composta pelas peças Mistério das Figuras de Barro, Auto do Salão do Automóvel e Romance dos Dois Soldados de Herodes ainda são pouco conhecidas, encenadas e estudadas. A dissertação, de abordagem interdisciplinar investiga dois campos imbricados que envolvem a trilogia Santa, Automóvel e Soldado. O primeiro detém-se sobre os possíveis motivos dessa dramaturgia não ter alcançado o merecido reconhecimento, numa tentativa de desvelar os obstáculos da receptividade da trilogia. O segundo debruça-se sobre a análise das peças. Sigo o pressuposto de que uma rede complexa de acontecimentos impediu a consagração da trilogia. Minha hipótese é que a conjuntura do período (ainda sob o regime militar), a estética teatral hegemônica, os duelos travados nos bastidores entre grupos para firmar seu ideário, as estratégias de negociação para que determinada estética chegasse ao público; além da publicação do seu livro de ensaios Guerra sem Testemunhas – um estudo crítico sobre a realidade do escritor brasileiro, que traça conexões entre campo literário (inclusive teatral) e campo de poder – contribuíram para o isolamento e até mesmo o silêncio sobre as peças que são objeto dessa pesquisa. Na segunda ponta do trabalho, baseio-me na hipótese de que o teatro corria em paralelo à sua obra ficcional, ou seja, Lins empreendeu inovações também na dramaturgia, estabelecendo nessas experimentações um novo gênero épico. From his first plays to his experimental drama, there is a palpable change in style in the theatrical work of Osman Lins. Put differently, there was a radical transformation in his dramatic writing between the first and the second phase of his career. Initially, Lins was interested in popular comic entertainment and gained much public and critical acclaim for his play, Lisbela e o Prisioneiro [Lisbela and the Prisoner]. The realistic drama of Guerra do Cansa-Cavalo [The War of the Weary Horse] was also well received, and even the cool reception of A Idade dos Homens [The Age of Men] – with its urban social criticism – generated a good debate in the media. The innovations of the trilogy Santa, Automóvel e Soldado [Saint, Motor Car and Soldier], comprising Mistério das Figuras de Barro [The Mystery of the Clay Figures], Auto do Salão do Automóvel [Show Room Car] and Romance dos Dois Soldados de Herodes [The Romance of Herod’s Two Soldiers] are less well-known, and not often studied or staged. This dissertation adopts an interdisciplinary approach, by way of two overlapping lines of investigation regarding the Saint, Motor Car and Soldier trilogy. The first of these concerns the possible reasons why these later plays have not received the recognition they deserve, and an attempt is made to demonstrate the factors which militated against such recognition. The second presents an analysis of the plays and attempts to demonstrate the contemporary relevance of each. It is assumed that a complex train of events has prevented the trilogy from being regarded as a classic. The hypothesis is presented that the political situation and the dominant theatrical style at the time (when the military regime was still in power), the battles waged backstage between ideologically opposed factions, and the negotiation strategies adopted when determining which styles are to be seen by the public, as well as the publication of Lins’s book of essays, Guerra sem Testemunhas [War without Witnesses] – a critical study of the reality of being a writer in Brazil, which makes connections between the fields of literature (including theatre) and political power – , all contributed to the neglect which these plays have suffered. For this part of the study, the theories of Pierre Bourdieu are used. The second part of the investigation is based on the hypothesis that Lins’s theatre parallels his other fictional work. Lins employed innovations in the theatre also, establishing, through these experimental pieces, a new epic genre. 2019-02-28T22:26:54Z 2019-02-28T22:26:54Z 2005-09-08 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29553 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Letras |
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Das primeiras peças ao teatro experimental, uma mudança sensível marca a dramaturgia de Osman Lins. Ou seja, da primeira para a segunda fase houve uma metamorfose de sua escrita teatral. No início da carreira, o autor investiu na linha cômico-popular e ganhou os aplausos do público e da crítica com Lisbela e o Prisioneiro. O drama realista Guerra do Cansa-Cavalo teve boa acolhida e até mesmo a recepção fria à montagem A Idade dos Homens – com sua crítica social urbana – gerou um bom debate na mídia. As inovações da trilogia Santa, Automóvel e Soldado, composta pelas peças Mistério das Figuras de Barro, Auto do Salão do Automóvel e Romance dos Dois Soldados de Herodes ainda são pouco conhecidas, encenadas e estudadas. A dissertação, de abordagem interdisciplinar investiga dois campos imbricados que envolvem a trilogia Santa, Automóvel e Soldado. O primeiro detém-se sobre os possíveis motivos dessa dramaturgia não ter alcançado o merecido reconhecimento, numa tentativa de desvelar os obstáculos da receptividade da trilogia. O segundo debruça-se sobre a análise das peças. Sigo o pressuposto de que uma rede complexa de acontecimentos impediu a consagração da trilogia. Minha hipótese é que a conjuntura do período (ainda sob o regime militar), a estética teatral hegemônica, os duelos travados nos bastidores entre grupos para firmar seu ideário, as estratégias de negociação para que determinada estética chegasse ao público; além da publicação do seu livro de ensaios Guerra sem Testemunhas – um estudo crítico sobre a realidade do escritor brasileiro, que traça conexões entre campo literário (inclusive teatral) e campo de poder – contribuíram para o isolamento e até mesmo o silêncio sobre as peças que são objeto dessa pesquisa. Na segunda ponta do trabalho, baseio-me na hipótese de que o teatro corria em paralelo à sua obra ficcional, ou seja, Lins empreendeu inovações também na dramaturgia, estabelecendo nessas experimentações um novo gênero épico. |
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