Dinâmica familiar da criança com microcefalia pelo Zika vírus à luz da teoria de Betty Neuman

A família consiste num sistema que desempenha várias funções na sociedade, dentre elas destacam-se as de natureza afetiva, educativa e reprodutiva. O nascimento de uma criança portadora de malformação pode causar um grande impacto no contexto familiar, pois vem acompanhada de reações que podem ser p...

Full description

Main Author: LIMA, Laís Helena de Souza Soares
Other Authors: CAVALCANTI, Ana Márcia Tenório de Souza
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29617
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: A família consiste num sistema que desempenha várias funções na sociedade, dentre elas destacam-se as de natureza afetiva, educativa e reprodutiva. O nascimento de uma criança portadora de malformação pode causar um grande impacto no contexto familiar, pois vem acompanhada de reações que podem ser positivas ou negativas. Para fundamentar o objeto de estudo, utilizou-se a Teoria do Modelo de Sistemas de Betty Neuman, pois a mesma fornece constructos que fundamentam a prática da Enfermagem diante dos estressores vivenciados pelas famílias de crianças com microcefalia pelo Zika Vírus. Para a Enfermagem, dentro de seu plano de cuidados, destaca-se então a estratégia da educação em saúde que se apresenta como potencializadora dos cuidados, pois contribui de forma positiva com a família no enfrentamento da condição diagnóstica, além de propiciar possibilidades contínuas de discussão reforçando a importância de melhores práticas. Esta dissertação tem por objetivo desvelar a dinâmica familiar da criança com Microcefalia pelo Zika Vírus à luz da Teoria de Betty Neuman. Caracteriza-se por um estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido no ambulatório de Otorrinolaringologia de um Hospital público da cidade do Recife-PE, Brasil. Participaram do estudo os cuidadores familiares que exerciam o cuidado direto à criança com microcefalia pelo Zika vírus. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevista semiestruturada individual. Foi utilizado um Roteiro de Coleta de Dados contendo perguntas sobre caracterização socioeconômica da família e cinco questões norteadoras. As entrevistas foram gravadas, transcritas e organizadas em corpus único com o auxílio do IRAMUTEQ. A pesquisa atendeu as recomendações da Resolução nº466/12. Os dados das entrevistas geraram o corpus textual que originou o dendograma composto por cinco classes: Rotina Familiar (Classe 2), Assistência do Serviço de Saúde (Classe 5), Mudanças no Estilo de Vida (Classe 4), Rede de Apoio (Classe 1) e Repercussões Sociais do Cuidado para o Contexto Familiar (Classe 3). Estas classes foram organizadas em duas categorias temáticas principais: Estressores que permeiam a dinâmica familiar e Elementos que contribuem para o fortalecimento das linhas de defesa na dinâmica familiar. As mudanças ocorridas na dinâmica das famílias proporcionaram a identificação de um sistema familiar repleto de interações com fatores estressores. Concluiu-se que o reconhecimento dos efeitos causados pelos estressores é o principal mecanismo para que medidas de enfrentamento sejam adotadas, possibilitando aos membros da família um sistema em estabilidade. As linhas de defesa são recursos que podem ser explorados, com vistas à manutenção do bem-estar e o equilíbrio do sistema familiar das crianças com microcefalia pelo Zika vírus. Este estudo contribuiu para o reconhecimento do contexto familiar como um ambiente que precisa de cuidados a partir de um olhar holístico do profissional de Enfermagem. Os membros do sistema familiar devem ser vistos como indivíduos potenciais para a realização do cuidado, que não deve ser restrito na criança com microcefalia pelo Zika vírus, mas na composição de toda a família garantindo assim que o sistema familiar não entre em estado de adoecimento, mas esteja em constante interação com o ambiente para reconstituição e manutenção do equilíbrio.