Triunfo do irreal: arte, loucura, surrealismo e a experiência de Cícero Dias (1920-1930)
Este trabalho tem como objetivo principal, analisar as relações entre arte e loucura, especialmente no que diz respeito ao Surrealismo e as interpretações que recebeu por parte do campo médico/psiquiátrico no Brasil entre as décadas de 1920 e 1930. Para isso, partiremos da experiência do artista per...
Main Author: | BORGES, Raquel Czarneski |
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Other Authors: | REZENDE, Antônio Paulo de Morais |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29629 |
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Summary: |
Este trabalho tem como objetivo principal, analisar as relações entre arte e loucura, especialmente no que diz respeito ao Surrealismo e as interpretações que recebeu por parte do campo médico/psiquiátrico no Brasil entre as décadas de 1920 e 1930. Para isso, partiremos da experiência do artista pernambucano Cícero Dias (1907-2003) que, em texto do psiquiatra Albino Gonçalves Fernandes, publicado nos Arquivos da Assistência a Psicopatas de Pernambuco em 1933, teve suas obras avaliadas do ponto de vista da psicopatologia. No texto Surrealismo e Esquizofrenia (contribuição sucinta ao estudo da arte na psiquiatria) o médico pernambucano busca alertar para os perigos da alienação mental e desintegração psíquica representados pela arte moderna, em especial pelo Surrealismo. Segundo o autor, a arte perdia suas referências clássicas e se tornava, cada vez mais, subjetiva e vulgarizada. Para exemplificar esse movimento, Gonçalves Fernandes estuda uma categoria de artistas chamada de artistas esquizotímicos ou esquizoides, em especial, Cícero Dias, comparando suas pinturas com obras feitas por pacientes do Hospital da Tamarineira, no Recife. O objetivo principal do trabalho era, além de alertar médicos e a população em geral para uma forma de arte potencialmente perigosa para o espírito humano, avaliar uma série de artistas que pareciam promover supostos delírios e perturbações mentais à categoria de arte nova. Para melhor nos aproximarmos desse contexto, optamos por apresentar os fatores que contribuíram para o fortalecimento de um discurso médico/psiquiátrico intervencionista, a partir da atuação desse campo no início do século XX no Brasil e, em especial, da Liga Brasileira de Higiene Mental – LBHM e seus órgãos regionais. Além disso, abordamos as aproximações da arte moderna com a loucura, no interesse de artistas e intelectuais pela chamada arte dos manicômios e a promoção de eventos como o Mês das Crianças e dos Loucos – 1933. Num contexto mais amplo, falaremos de movimentos artísticos que buscaram romper com a racionalidade burguesa moderna, como é o caso do Primitivismo, do Fauvismo, da Art Brut e também do Surrealismo – este último em estreita relação com a Psicanálise e o impacto da “descoberta” do Inconsciente. Por fim, falaremos da experiência artística de Cícero Dias, em especial sua atuação nas décadas de 1920 e 1930, bem como analisaremos mais detidamente o texto do médico Gonçalves Fernandes. |
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