Vídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do IFPE Caruaru

Este projeto propõe a inserção de videoaulas com enfoque nas atividades experimentais associadas às aulas expositivas, visando a aprendizagem significativa de conteúdos de Física de nível médio e nível superior. Foi produzido um material de apoio didático com a construção de videoaulas, contendo exp...

Full description

Main Author: SOUZA, Fernando Antônio Araújo de
Other Authors: FREITAS, João Francisco Liberato de
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29881
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-29881
recordtype dspace
spelling ir-123456789-298812019-03-28T05:05:36Z Vídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do IFPE Caruaru SOUZA, Fernando Antônio Araújo de FREITAS, João Francisco Liberato de http://lattes.cnpq.br/9446695516155521 http://lattes.cnpq.br/4856742138587068 Videoteipes na educação – Caruaru (PE) Vídeos experimentais – Caruaru (PE) Educação – Métodos experimentais Física (Ensino médio) Didática – Ensino superior – Caruaru (PE) Este projeto propõe a inserção de videoaulas com enfoque nas atividades experimentais associadas às aulas expositivas, visando a aprendizagem significativa de conteúdos de Física de nível médio e nível superior. Foi produzido um material de apoio didático com a construção de videoaulas, contendo experimentos de alguns tópicos de Mecânica Clássica relativos a temas tratados em aulas e uma orientação geral sobre os procedimentos a serem desenvolvidos para a realização das videoaulas, dentro da perspectiva de promoção da integração entre teoria e prática. O estudo foi implantado durante o primeiro semestre de 2017. A metodologia de levantamento dos dados incorporou análise de participação, avaliação escrita ao longo do semestre e questionário de opinião pré e pós-aplicativo. Os resultados mostraram que os alunos de ambos os níveis apresentaram melhor desempenho após a aplicação de videoaulas, o que faz crer que o tratamento aplicado facilitou a aprendizagem significativa dos conceitos físicos abordados. O produto educacional gerado em decorrência do trabalho está disponível a professores interessados, para auxiliá-los em sua prática pedagógica e incluído em um DVD que integra esta dissertação. Conclui-se que a sistematização do ensino de Física, priorizando a organização do conhecimento por meio de videoaulas com enfoque nas atividades experimentais para resolver situações problema, é uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos em nível de ensino médio e superior. CAPES This project proposes the insertion of video lessons focusing on the experimental activities associated to expository lessons, aiming at the significant learning of Physics contents at high school level and college level. Was produced teaching materials with video lessons, approaching experiments on some topics of Classic Mechanics related to subjects studied in class and a general orientation on the procedures to be carried out for the conduction of the video lessons, within the perspective of integration between of theory and practice. The study was implemented during the first semester of 2017. The methodology of data collection included participation analysis, written evaluation throughout the semester, pre and post-lesson opinion survey The results show that the students at both levels presented better performance after the use of video lessons, which makes believe that the applied treatment facilitated the learning of the addressed concepts of Physics concepts. The educational product developed as a result of the work is available to interested teachers to assist them in their pedagogical practice and are included in a DVD that integrates this dissertation. It is concluded that the systematization of Physics teaching, prioritizing the organization of knowledge through video lessons focusing on experimental activities to approach Physics problems, is an effective strategy to promote learning of Physical concepts at high school and college levels. 2019-03-27T18:54:41Z 2019-03-27T18:54:41Z 2017-11-23 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29881 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Ensino de Fisica
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Videoteipes na educação – Caruaru (PE)
Vídeos experimentais – Caruaru (PE)
Educação – Métodos experimentais
Física (Ensino médio)
Didática – Ensino superior – Caruaru (PE)
spellingShingle Videoteipes na educação – Caruaru (PE)
Vídeos experimentais – Caruaru (PE)
Educação – Métodos experimentais
Física (Ensino médio)
Didática – Ensino superior – Caruaru (PE)
SOUZA, Fernando Antônio Araújo de
Vídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do IFPE Caruaru
description Este projeto propõe a inserção de videoaulas com enfoque nas atividades experimentais associadas às aulas expositivas, visando a aprendizagem significativa de conteúdos de Física de nível médio e nível superior. Foi produzido um material de apoio didático com a construção de videoaulas, contendo experimentos de alguns tópicos de Mecânica Clássica relativos a temas tratados em aulas e uma orientação geral sobre os procedimentos a serem desenvolvidos para a realização das videoaulas, dentro da perspectiva de promoção da integração entre teoria e prática. O estudo foi implantado durante o primeiro semestre de 2017. A metodologia de levantamento dos dados incorporou análise de participação, avaliação escrita ao longo do semestre e questionário de opinião pré e pós-aplicativo. Os resultados mostraram que os alunos de ambos os níveis apresentaram melhor desempenho após a aplicação de videoaulas, o que faz crer que o tratamento aplicado facilitou a aprendizagem significativa dos conceitos físicos abordados. O produto educacional gerado em decorrência do trabalho está disponível a professores interessados, para auxiliá-los em sua prática pedagógica e incluído em um DVD que integra esta dissertação. Conclui-se que a sistematização do ensino de Física, priorizando a organização do conhecimento por meio de videoaulas com enfoque nas atividades experimentais para resolver situações problema, é uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem significativa de conceitos físicos em nível de ensino médio e superior.
author2 FREITAS, João Francisco Liberato de
format masterThesis
author SOUZA, Fernando Antônio Araújo de
author_sort SOUZA, Fernando Antônio Araújo de
title Vídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do IFPE Caruaru
title_short Vídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do IFPE Caruaru
title_full Vídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do IFPE Caruaru
title_fullStr Vídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do IFPE Caruaru
title_full_unstemmed Vídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do IFPE Caruaru
title_sort vídeoaulas com abordagem experimental: uma proposta didática para o ensino de física nos cursos integrados de nível médio e superior do ifpe caruaru
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29881
_version_ 1641987388160868352
score 13.657419