Persistir sucumbindo: estética e política nas peças curtas tardias de Samuel Beckett e releituras do Coletivo Irmãos Guimarães

GUEDES, Ludmila Patriota, também é conhecida em citações bibliográficas por: PATRIOTA, Ludmila

Main Author: GUEDES, Ludmila Patriota
Other Authors: SOARES, Paulo Marcondes Ferreira
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29947
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spelling ir-123456789-299472019-04-02T05:07:05Z Persistir sucumbindo: estética e política nas peças curtas tardias de Samuel Beckett e releituras do Coletivo Irmãos Guimarães GUEDES, Ludmila Patriota SOARES, Paulo Marcondes Ferreira http://lattes.cnpq.br/0446464181419736 http://lattes.cnpq.br/2240014218572495 Sociologia Arte e sociedade Teatro e sociedade Beckett, Samuel, 1906-1989 Estética Teatro – Aspectos políticos Teoria crítica Arte moderna – Séc. XX GUEDES, Ludmila Patriota, também é conhecida em citações bibliográficas por: PATRIOTA, Ludmila Este trabalho tem como escopo elucidar elementos da linguagem dramatúrgica das peças curtas tardias do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, central no alto modernismo, os quais perduram nas releituras e criações autorais, baseadas no universo de sua obra, do Coletivo Irmãos Guimarães – um coletivo de Brasília, composto por atores e performers, sob a direção dos irmãos encenadores e artistas visuais Adriano e Fernando Guimarães –, dedicado à obra de Beckett e à intensificação do trânsito entre teatro, artes visuais e performance há quase vinte anos. Essa aspiração segue o intuito maior de acompanhar as persistências e transformações da arte crítica no contemporâneo, atentando para o processo específico da linguagem da obra beckettiana, que comprova sua persistência no ato de sucumbir, elemento eminente de sua política. Enfocaremos doze peças curtas tardias de Samuel Beckett, em conjunto com as releituras e inserções autorais do Coletivo, em três dimensões: a desação, a voz e a imagem evanescente. Elucidaremos, à luz da discussão no campo da teoria crítica e da arte acerca do elo paradoxal e inextrincável entre estética e política, questões sobre a linguagem, a teatralidade, a corporalidade e a visualidade como elementos ao mesmo tempo negativos e impulsionadores da obra tardia de Beckett na arte contemporânea, especificamente no Coletivo Irmãos Guimarães. Centraremos, especialmente, no elemento beckettiano da linguagem como deposição do corpo e da palavra e expansão da visualidade enquanto central à compreensão da especificidade das inserções dos irmãos Guimarães, articulando com a reflexão sobre a relação entre estética e política pertinente ao fluxo entre as duas práticas artísticas. CNPq The purpose of this work is to explore some elements of the dramaturgic language present in the late short plays by the Irish, late-modernist playwriter Samuel Beckett. These elements continue in the works by Coletivo Irmãos Guimarães, a performative art collective from Brasília formed by the visual artists Adriano and Fernando Guimarães. The collective has been dedicated to the study and rework of Beckett's oeuvre and to the intensification of the exchanges between theatre, visual arts, and performance for nearly twenty years. The central aim of the thesis is to track the endurance and transformations of critique in contemporary art, by paying attention to the characteristic process of Beckett's work, which testifies the endurance of critique in the act of failing, an eminent feature of his politics. I focus on twelve late short plays by Beckett, together with the rereadings and authorial insertions by Coletivo Irmãos Guimarães, in three dimensions - deaction, voice, and fading image. By drawing on discussions on the paradoxical and inextricable tie between aesthetics and politics internal to the fields of art and critical theories, the work elucidates questions on language, theatricality, corporality, and the visual. These are analysed as features that are simultaneously negative and boosters of Beckett's late work on contemporary art, specifically within the work by Coletivo Irmãos Guimarães. The work focuses especially on the Beckettian element of language as deposition of both body and word, and on the expansion of the visual as crucial for the understanding of the specificity of the insertions by Guimarães brothers. The overall purpose is to reflect on the relationship between aesthetics and politics pertinent to the flow between the two artistic practices. 2019-04-01T20:10:04Z 2019-04-01T20:10:04Z 2017-08-31 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29947 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Sociologia
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Beckett, Samuel, 1906-1989
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Teatro – Aspectos políticos
Teoria crítica
Arte moderna – Séc. XX
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GUEDES, Ludmila Patriota
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