Ensino de física por estratégias de desenvolvimento de competências e construção de habilidades utilizando material potencialmente significativo: construção do folheto de aplicação didática (FAD)
O presente trabalho é uma sugestão de planejamento didático e metodologia de ensino por meio da confecção de um produto pedagógico chamado folheto de aplicação didática (FAD), onde o FAD é um material potencialmente significativo seguindo as diretrizes estruturais e organizacionais presentes no PCNE...
Main Author: | LUCENA NETO, Luiz Pereira de |
---|---|
Other Authors: | SOUZA, Thatyara Freire de |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29957 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-29957 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-299572019-04-02T05:05:18Z Ensino de física por estratégias de desenvolvimento de competências e construção de habilidades utilizando material potencialmente significativo: construção do folheto de aplicação didática (FAD) LUCENA NETO, Luiz Pereira de SOUZA, Thatyara Freire de MOREIRA, Augusto César Lima http://lattes.cnpq.br/6228154477347727 http://lattes.cnpq.br/8483112335128610 Física (Ensino médio) Ensino – Metodologia Aprendizagem Material didático Educação baseada na competência Fracasso escolar O presente trabalho é uma sugestão de planejamento didático e metodologia de ensino por meio da confecção de um produto pedagógico chamado folheto de aplicação didática (FAD), onde o FAD é um material potencialmente significativo seguindo as diretrizes estruturais e organizacionais presentes no PCNEM e PCNEM+ , também é uma sugestão de planejamento de aula por estratégias de construção de habilidades e desenvolvimento de competências, o qual em seu enfoque na redução do fracasso escolar pelo sentimento de inclusão do aluno nas aulas e da presente e constante preocupação de lecionar para o aluno e não apenas com o objetivo de término do conteúdo. Sua metodologia tem fundamentação baseada nas premissas das teorias da aprendizagem de PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET e AUSUBEL no tocante ao protagonismo docente e a importância dos conhecimentos prévios, nos excepcionais ensinamentos e incentivos de MOREIRA e suas inigualáveis exemplificações, em estratégias para o desenvolvimento de competências e com isso superação de situações limites, na utilização adequada de concepções alternativas proposta por MORTIMER e na imensa valia dos pensamentos sobre planejamento constantes na obra de MOREIRA e na obra de MORRETO. Como resultado de sua implantação, tem-se uma forte redução no tocante ao fracasso escolar , menos de 4%, devido ao aumento do sentimento de pertinência do aluno durante a aplicação do folheto de aplicação didática. Conclui-se que a devida atenção aos conhecimentos prévios dos alunos, assim como nas dificuldades inerentes aos conceitos a serem abordados durante a fase de planejamento das aulas, faz total diferença no sentimento de inclusão o que leva, conjuntamente, a uma redução no fracasso escolar. CAPES The present work is a suggestion of didactic planning and teaching methodology through the preparation of a pedagogical product called Didactic Application Brochure (FAD), where FAD is a potentially significant material following the structural and organizational guidelines present in PCNEM and PCNEM + is also a suggestion of lesson planning by skills building strategies and skills development, which in its focus on reducing school failure by the student's sense of inclusion in class and the ongoing and constant concern of teaching to the student and not only for the purpose of completing the content. Its methodology is based on the premises of the learning theories of PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET and AUSUBEL in relation to the teaching role and the importance of previous knowledge, in the exceptional teachings and incentives of MOREIRA and its unequaled examples in strategies for the development of competences and with this, overcoming of limiting situations, in the adequate use of alternative conceptions proposed by MORTIMER and in the immense value of the thoughts about planning in the work of MOREIRA and in the work of MORRETO. As a result of its implementation, there has been a strong reduction in school failure, less than 4%, due to the increase in the student's sense of pertinence during the application of the didactic application booklet. It is concluded that due attention to the students' previous knowledge, as well as the inherent difficulties of the concepts to be approached during the planning phase of the classes, makes a total difference in the feeling of inclusion which leads, together, to a reduction in school failure . 2019-04-01T21:57:15Z 2019-04-01T21:57:15Z 2017-11-27 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29957 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Ensino de Fisica |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Física (Ensino médio) Ensino – Metodologia Aprendizagem Material didático Educação baseada na competência Fracasso escolar |
spellingShingle |
Física (Ensino médio) Ensino – Metodologia Aprendizagem Material didático Educação baseada na competência Fracasso escolar LUCENA NETO, Luiz Pereira de Ensino de física por estratégias de desenvolvimento de competências e construção de habilidades utilizando material potencialmente significativo: construção do folheto de aplicação didática (FAD) |
description |
O presente trabalho é uma sugestão de planejamento didático e metodologia de ensino por meio da confecção de um produto pedagógico chamado folheto de aplicação didática (FAD), onde o FAD é um material potencialmente significativo seguindo as diretrizes estruturais e organizacionais presentes no PCNEM e PCNEM+ , também é uma sugestão de planejamento de aula por estratégias de construção de habilidades e desenvolvimento de competências, o qual em seu enfoque na redução do fracasso escolar pelo sentimento de inclusão do aluno nas aulas e da presente e constante preocupação de lecionar para o aluno e não apenas com o objetivo de término do conteúdo. Sua metodologia tem fundamentação baseada nas premissas das teorias da aprendizagem de PERRENOUD, VYGOTSKY, PIAGET e AUSUBEL no tocante ao protagonismo docente e a importância dos conhecimentos prévios, nos excepcionais ensinamentos e incentivos de MOREIRA e suas inigualáveis exemplificações, em estratégias para o desenvolvimento de competências e com isso superação de situações limites, na utilização adequada de concepções alternativas proposta por MORTIMER e na imensa valia dos pensamentos sobre planejamento constantes na obra de MOREIRA e na obra de MORRETO. Como resultado de sua implantação, tem-se uma forte redução no tocante ao fracasso escolar , menos de 4%, devido ao aumento do sentimento de pertinência do aluno durante a aplicação do folheto de aplicação didática. Conclui-se que a devida atenção aos conhecimentos prévios dos alunos, assim como nas dificuldades inerentes aos conceitos a serem abordados durante a fase de planejamento das aulas, faz total diferença no sentimento de inclusão o que leva, conjuntamente, a uma redução no fracasso escolar. |
author2 |
SOUZA, Thatyara Freire de |
format |
masterThesis |
author |
LUCENA NETO, Luiz Pereira de |
author_sort |
LUCENA NETO, Luiz Pereira de |
title |
Ensino de física por estratégias de desenvolvimento de competências e construção de habilidades utilizando material potencialmente significativo: construção do folheto de aplicação didática (FAD) |
title_short |
Ensino de física por estratégias de desenvolvimento de competências e construção de habilidades utilizando material potencialmente significativo: construção do folheto de aplicação didática (FAD) |
title_full |
Ensino de física por estratégias de desenvolvimento de competências e construção de habilidades utilizando material potencialmente significativo: construção do folheto de aplicação didática (FAD) |
title_fullStr |
Ensino de física por estratégias de desenvolvimento de competências e construção de habilidades utilizando material potencialmente significativo: construção do folheto de aplicação didática (FAD) |
title_full_unstemmed |
Ensino de física por estratégias de desenvolvimento de competências e construção de habilidades utilizando material potencialmente significativo: construção do folheto de aplicação didática (FAD) |
title_sort |
ensino de física por estratégias de desenvolvimento de competências e construção de habilidades utilizando material potencialmente significativo: construção do folheto de aplicação didática (fad) |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29957 |
_version_ |
1641987453336158208 |
score |
13.657419 |