Conceituação, condicionantes e impactos da inteligência informacional: um estudo sobre aspectos informacionais no contexto de videogames e suas implicações entre estudantes de graduação em administração

A informação flui por meio dos fluxos informacionais, mediada por aparatos tecnológicos e/ou cognitivos, de forma a atender necessidades informacionais dos sujeitos para uso, cuja relevância é influenciada pelo usuário e pelo contexto. Aportando-se na perspectiva do usuário, a competência em informa...

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Main Author: PAULA, Sílvio Luiz de
Other Authors: SOUZA, Bruno Campello de
Format: doctoralThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29973
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Summary: A informação flui por meio dos fluxos informacionais, mediada por aparatos tecnológicos e/ou cognitivos, de forma a atender necessidades informacionais dos sujeitos para uso, cuja relevância é influenciada pelo usuário e pelo contexto. Aportando-se na perspectiva do usuário, a competência em informação desenvolvida na fase escolar durante o letramento ou na fase profissional pode potencializar o desenvolvimento de habilidades para criar, acessar, recuperar, avaliar, atribuir, usar e excluir a informação, necessidades básicas para que o conhecimento aconteça e consequentemente possa existir uma inteligência em informação, garantindo um pleno exercício no século XXI. Assim, percebe-se uma oportunidade para melhor entender a inteligência informacional com seus antecedentes e consequentes ao discuti-la em tal contexto. De tal forma, esta pesquisa tem como objetivo testar no contexto de videogames, a hipótese de que a Inteligência Informacional representa um conjunto de capacidades transcontextuais, entre estudantes de administração, na emergente Sociedade do Conhecimento do Século XXI. Para tanto, desenvolve-se o marco teórico apoiado em cinco capítulos, tratando o primeiro da Ciência da informação, no qual se desenvolve as três perspectivas da gestão da informação (fluxo informacional, mediação da informação e contexto informacional); o segundo capítulo trata do entendimento de Letramento, Competência e Inteligência em informação, seguido do capítulo que trata a Cultura digital e os aspectos hiperculturais; na sequência abordam-se as tecnologias e os jogos online; por fim, o quinto capítulo traz o entendimento de elementos que se relacionará com a inteligência informacional como o sucesso acadêmico, habilidades cognitivas, liderança, vida profissional e atitudes acadêmico-profissionais. De natureza aplicada, metodologicamente, a pesquisa possui abordagem quantitativa, utilizando método científico hipotético-detutivo, quanto ao meio de investigação a pesquisa se deu por meio de pesquisa de campo ao utilizar questionário para coleta dos dados. Na análise e interpretação dos dados foram utilizados métodos estatísticos diversos. O local de realização da pesquisa foi o Departamento de Ciências Administrativas da UFPE. A população era composta por 1077 matriculados no curso de administração no segundo semestre de 2016. A amostra foi não probabilística, por conveniência e estratificada, tendo participado 347 sujeitos. A pesquisa alcança seus objetivos ao entregar um entendimento funcional para os construtos de letramento e competência informacional. Os resultados da pesquisa revelaram que conceitualmente faz sentido separar letramento de competência, todavia, na análise percebeu-se que acontecem simultaneamente, em uma relação dialética. Assim, ao se juntar o indicador de letramento ao de competência, chega-se ao construto de Inteligência informacional. A Inteligência informacional possui correlação positiva com o resultado do teste de QI, o que justifica a atribuição da palavra inteligência. Relaciona-se ainda marginalmente com o teste de conhecimentos, denotando ser uma inteligência mais fluída que cristalina. Possui ainda uma alta correlação com a hipercultura, essa correlação corrobora na direção que à luz da teoria da mediação cognitiva a inteligência informacional seja um elemento essencial da hipercultura. Está ainda relacionada à dimensão da personalidade ligada à erudição e ao teste de liderança, posto que não possui relação direta com a realização de atividades extras, como monitoria e iniciação científica.