Contribuições para a definição de políticas de manutenção para sistemas de prontidão
Sistemas de prontidão usualmente permanecem inativos durante os períodos de operação normal do sistema produtivo principal, e seu funcionamento é requerido diante da ocorrência de demandas específicas, como eventos de emergência. Consequentemente, tais sistemas apresentam falhas ocultas, que só pode...
Main Author: | ALBERTI, Alexandre Ramalho |
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Other Authors: | CAVALCANTE, Cristiano Alexandre Virgínio |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30390 |
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Summary: |
Sistemas de prontidão usualmente permanecem inativos durante os períodos de operação normal do sistema produtivo principal, e seu funcionamento é requerido diante da ocorrência de demandas específicas, como eventos de emergência. Consequentemente, tais sistemas apresentam falhas ocultas, que só podem ser detectadas numa emergência ou através de inspeções. O objetivo deste trabalho é apresentar contribuições para a definição de políticas de manutenção para sistemas de prontidão, e o seu desenvolvimento foi motivado por um estudo de caso sobre manutenção de válvulas de isolamento utilizadas em redes de distribuição de água. Para tal, uma política mista de inspeção e substituição preventiva para um sistema de prontidão é descrita por um modelo matemático inovador, que incorpora um conjunto de aspectos de qualidade da manutenção, que podem afetar o seu desempenho. Para o modelo, é assumido um sistema composto por um suporte e um componente, que juntos desempenham uma função operacional; o componente apresenta um modelo de falha em três estágios, com um estado de defeito precedendo o estado de falha, e o status operacional do sistema depende de seu estado. Com a aplicação do modelo é possível estimar o custo esperado e o risco de ocorrência de demanda não atendida em função das variáveis de decisão da política de manutenção. Primeiramente, são apresentados os resultados da otimização da política de manutenção considerando cada um destes critérios separadamente. Depois, é apresentada uma abordagem multicritério, baseada na aplicação da Teoria da Utilidade Multiatributo (MAUT), para determinar a melhor relação de compromisso entre estes critérios. A aplicação do modelo proposto permite obter algumas orientações importantes, e nem sempre triviais, sobre a frequência adequada para as ações de manutenção, e sobre os recursos utilizados, permitindo verificar condições que justificam o investimento em manutenção de maior qualidade, assim como que aspectos devem ser priorizados. |
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