Coordenação motora de crianças e adolescentes com deficiência auditiva: uma revisão
Objetivo: Revisar estudos que avaliaram a coordenação motora em crianças e adolescentes com deficiência auditiva, tendo em vista perfil e métodos de avaliação da coordenação motora, dessa população e os efeitos de programas de intervenção. Métodos: foram utilizados os descritores Coordenação Moto...
Main Author: | ALVES, Kivson Rodrigo da Silva |
---|---|
Other Authors: | OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30617 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Objetivo: Revisar estudos que avaliaram a coordenação motora em crianças e
adolescentes com deficiência auditiva, tendo em vista perfil e métodos de avaliação
da coordenação motora, dessa população e os efeitos de programas de intervenção.
Métodos: foram utilizados os descritores Coordenação Motora, Perda Auditiva,
Surdez. Sendo feitas combinações dos mesmos com o auxílio do indicador booleano
AND. Foram realizados buscas nas bases de dados: Scielo, Lilacs, Google Scholar e
Periódicos CAPES. Sendo selecionados 05 artigos diante dos critérios de inclusão.
Resultado: a maioria dos artigos analisou a coordenação motora em crianças e
adolescentes de ambos os sexos. 03 dos 05 selecionados utilizaram como
instrumento de analise o teste KTK devido a sua fácil aplicação, baixo custo e
bastante utilizado em diversos estudos. Danos vestibulares foram constatados em
algumas crianças com deficiência, apesar de ser uma quantidade pequena. E alguns
estudos mostram que a coordenação de pessoas auditivas mostram ligeiramente
melhores que de pessoas com deficiência auditiva, porém que com a intervenção há
melhora em algumas capacidades. Conclusão: O presente estudo vem reforçar a
preocupação com a população de pessoas com deficiência, principalmente os
auditivos, trazendo dados importantes para profissionais que atuam com surdos e
tem uma área pouca explorada. |
---|