Representações sociais sobre projeto de vida de adolescentes em medidas socioeducativas

As representações sociais sobre projeto de vida de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas são complexas e pressupõe a necessidade de melhor compreensão de seus contextos de vida. É crescente a problemática da violência envolvendo o público adolescente e cada vez mais precoce sua vinc...

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Main Author: RIBEIRO, Denize Ferreira
Other Authors: MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30984
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spelling ir-123456789-309842019-10-26T02:24:49Z Representações sociais sobre projeto de vida de adolescentes em medidas socioeducativas RIBEIRO, Denize Ferreira MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles http://lattes.cnpq.br/7936244403646082 http://lattes.cnpq.br/8814068290329233 Educação em Saúde Adolescente institucionalizado Delinquência Juvenil Comportamento do adolescente Enfermagem As representações sociais sobre projeto de vida de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas são complexas e pressupõe a necessidade de melhor compreensão de seus contextos de vida. É crescente a problemática da violência envolvendo o público adolescente e cada vez mais precoce sua vinculação ao Sistema de Justiça Juvenil. A inserção do adolescente na socioeducação pode interferir na representação de seu projeto de vida, compreendido como a construção dinâmica da identidade, sendo um processo que ocorre de forma permanente e que repercute em todas as esferas da vida. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi analisar as representações sociais sobre projeto de vida de adolescentes em medidas socioeducativas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como cenário uma unidade socioeducativa de semiliberdade em Pernambuco. Os participantes foram adolescentes masculinos da referida instituição. O processo de coleta de dados ocorreu entre os meses de abril a setembro de 2017. Foi utilizada a técnica de Desenho-Estória com Tema e um roteiro de entrevista semiestruturado. A triangulação de dados constituiu uma estratégia essencial para o aprofundamento dos resultados apreendidos. Os dados textuais oriundos das entrevistas compuseram o corpus de análise submetido ao Software IRAMUTEQ. Nesta ferramenta, houve a análise estatística em Classificação Hierárquica Descendente com a geração de três classes apresentadas em um dendograma. A análise deste estudo foi interpretada e discutida à luz do referencial da Teoria das Representações Sociais. O conhecimento de senso comum, expresso em suas falas, reforçam a ideia de que esses indivíduos estão imersos passivamente as lógicas exógenas de seus contextos de vida. O grupo é caracterizado por residir em áreas de periferias marcadas por condições de pobreza, violência e convívio com a discriminação social e a invisibilidade frente as medidas protetivas que lhes deveriam assegurar um crescimento e desenvolvimento em articulação ao cuidado integral. Os relatos das entrevistas, carreiam possibilidades de superação e construção de projetos de vida. O enfrentamento das adversidades e processos de exclusão que envolve esses adolescentes em contexto de ressocialização requer o engajamento dos profissionais de saúde, educação e apoio social na ressignificação dos modos do pensar e agir no acolhimento em promoção à saúde dos mesmos, de modo que se permita a aquisição de novas perspectivas de futuro e a ampliação de possibilidades no processo socioeducativo em defesa do acesso aos direitos humanos. Conclui-se que, a construção de projetos de vida é essencial e preditiva de cidadania, o incentivo reflexivo ao desenvolvimento de planos para o futuro é uma estratégia eficaz de promoção da saúde e prevenção da violência. O enfermeiro constitui agente promotor de uma formação integral a esse público, e deve buscar compreender os percalços da trajetória de vida desses adolescentes e desenvolver estratégias favoráveis ao planejamento e alcance de seus projetos de vida em consonancia com a defesa de sua saúde e da coletividade. Sugere-se o desenvolvimento de novas pesquisas com abrangência ao público feminino, e de intervenções, que possam estimular a emancipação desses indivíduos, no exercício da cidadania, como um compromisso ético, político e social. The social representations about the life project of adolescents in relation to socio-educational actions are complex and presuppose the need to improve the understanding of their life contexts. It is growing the problem of violence involving the adolescent public and increasingly early its linkage to the Juvenile Justice System. The insertion of the adolescent into the socioeducation can interfere in the representation of his life project, understood as the dynamic construction of identity, being a process that occurs in a permanent way and that has repercussions in all spheres of life. The objective of the research was to analyze the social representations about life projects of adolescents in socio-educational measures. It is a qualitative research that had as a scenario a socio-educational unit of semi-freedom in Pernambuco. The participants were male adolescents of the institution. The process of data collection occurred between April and September 2017. It was used the technique of Drawing-Story with Theme and a script of semi-structured interview. The triangulation of data was an essential strategy for eepening the results seized. The textual data of the interviews constituted the corpus of analysis submitted to IRAMUTEQ software. In this tool, there was statistical analysis in the hierarchical classification decreasing with the generation of three classes presented in dendogram. The analysis of this study was interpreted and discussed in light of the structure of the Theory of Social Representation. The knowledge of common sense expressed in their statements, reinforce the idea that these individuals are passively immersed in the exogenous logics of their life contexts. The group is characterized by living in areas of periphery marked by poverty, violence and social discrimination and invisibility to the protective measures that should ensure growth and development in articulation with integral care. The reports carry possibilities of overcoming and construction of life projects. The confrontation of the adversities and processes of exclusion that involves these adolescents in a context of resocialization requires the engagement of the health, education and social support professionals in the re-signification of the ways of thinking and acting in the reception in health promotion of the same, so that it is allowed the acquisition of new perspectives for the future and the expansion of possibilities in the socio-educational process in defense of access to human rights. It is concluded that the construction of life projects is essential and predictive of citizenship, the reflexive incentive to develop plans for the future is an effective strategy for health promotion and violence prevention. The nurse is a promoter of an integral formation for this public, and should seek to understand the mishaps of the life trajectory of these adolescents and develop strategies favorable to the planning and scope of their life projects in line with the defense of their health and the community. It is suggested the development of new research with coverage to the female audience, and of interventions, which may stimulate the emancipation of these individuals, in the exercise of citizenship, as an ethical, political and social commitment. 2019-06-07T22:12:04Z 2019-06-07T22:12:04Z 2018-02-26 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30984 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Enfermagem
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RIBEIRO, Denize Ferreira
Representações sociais sobre projeto de vida de adolescentes em medidas socioeducativas
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