A moda e o figurino perfomático de Lady Gaga no videoclipe "bad romance"

A presente monografia é resultado de uma pesquisa na qual procurou-se analisar as referências percebidas do design de moda e da cultura pop no figurino do videoclipe ‘Bad Romance’ da artista Lady Gaga e estabelecer a interface com a coleção ‘Plato’s Atlantis’, assinada pelo designer Alexander McQ...

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Main Author: SILVA JÚNIOR, José Adilson da
Other Authors: BEZERRA, Amilcar Almeida
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31027
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spelling ir-123456789-310272019-10-26T05:47:42Z A moda e o figurino perfomático de Lady Gaga no videoclipe "bad romance" SILVA JÚNIOR, José Adilson da BEZERRA, Amilcar Almeida http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4333897P9 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773726Y9 Desenho de trajes especiais Cultura popular Lady Gaga, 1986- ::Lingüística, Letras e Artes::Artes A presente monografia é resultado de uma pesquisa na qual procurou-se analisar as referências percebidas do design de moda e da cultura pop no figurino do videoclipe ‘Bad Romance’ da artista Lady Gaga e estabelecer a interface com a coleção ‘Plato’s Atlantis’, assinada pelo designer Alexander McQueen. Conteúdos teóricos sobre mídia, moda, cultura e pós-modernidade, se mostraram essencialmente importantes para o desenvolvimento da pesquisa. Para a análise do figurino foi realizada uma divisão em três etapas – denotação, conotação I e conotação II – baseada na Análise Semiótica de Imagens Paradas de Gemma Penn (2002) e reforçada por Barnard (2003). Para alcançar os resultados, optou-se por adaptar o quadro de avaliação, cujo objetivo é a apresentação dos resultados de análises semiológicas. Fundamentado nesta análise, compreendeu-se que o dialogo estabelecido entre o designer Alexander McQueen, através da sua coleção, e as analogias da moda e da cultura pop, foi necessário à construção da narrativa do videoclipe, através do figurino. Percebe-se ainda que esse diálogo tende a se intensificar no mundo contemporâneo em virtude das aproximações entre mídia e consumo. This monograph work is the result of a research in which we tried to analyze the references perceived the design of fashion and pop culture in the costume of the music video ‘Bad Romance’ of the artist Lady Gaga and establish the interface with the collection ‘Plato's Atlantis’, signed by designer Alexander McQueen. Content theories of media, fashion, culture and postmodernism, proved vitally important to the development of research. For the analysis of the costume was made a division into three stages - denotation, connotation connotation I and II - based on Semiotic Analysis of Still Images Gemma Penn (2002) and reinforced by Barnard (2003). To achieve the results, we chose to adapt the evaluation framework, whose aim is the presentation of the results of semiotic analysis. Based on this analysis, it was understood that the dialogue established between the designer Alexander McQueen, through its collection, and the analogies of fashion and pop culture, it was necessary to the construction of the narrative of the video clip through the wardrobe. We can also observe that the dialogue tends to be intensified in the contemporary world because of the similarities between media and consumption. 2019-06-11T21:11:51Z 2019-06-11T21:11:51Z 2011-12-07 2019-06-11 bachelorThesis SILVA JÚNIOR, José Adilson da. A moda e o figurino performático de Lady Gaga no videoclipe 'bad romance'. Caruaru: O Autor, 2011. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31027 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 122p. application/pdf
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Lady Gaga, 1986-
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SILVA JÚNIOR, José Adilson da
A moda e o figurino perfomático de Lady Gaga no videoclipe "bad romance"
description A presente monografia é resultado de uma pesquisa na qual procurou-se analisar as referências percebidas do design de moda e da cultura pop no figurino do videoclipe ‘Bad Romance’ da artista Lady Gaga e estabelecer a interface com a coleção ‘Plato’s Atlantis’, assinada pelo designer Alexander McQueen. Conteúdos teóricos sobre mídia, moda, cultura e pós-modernidade, se mostraram essencialmente importantes para o desenvolvimento da pesquisa. Para a análise do figurino foi realizada uma divisão em três etapas – denotação, conotação I e conotação II – baseada na Análise Semiótica de Imagens Paradas de Gemma Penn (2002) e reforçada por Barnard (2003). Para alcançar os resultados, optou-se por adaptar o quadro de avaliação, cujo objetivo é a apresentação dos resultados de análises semiológicas. Fundamentado nesta análise, compreendeu-se que o dialogo estabelecido entre o designer Alexander McQueen, através da sua coleção, e as analogias da moda e da cultura pop, foi necessário à construção da narrativa do videoclipe, através do figurino. Percebe-se ainda que esse diálogo tende a se intensificar no mundo contemporâneo em virtude das aproximações entre mídia e consumo.
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