Linguagem cartográfica e ação comunicativa : a racionalidade nas práticas docentes dos professores de Geografia do Ensino Fundamental
A linguagem cartográfica está associada ao desenvolvimento de estruturas do pensamento que possibilitam a leitura, compreensão e produção de representações espaciais e possui uma simbologia específica, cuja mensagem pode ser lida e interpretada. Independente do conteúdo geográfico a ser trabalhado,...
Main Author: | BARBOSA, Ronaldo dos Santos |
---|---|
Other Authors: | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31061 |
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ir-123456789-310612019-10-26T06:35:27Z Linguagem cartográfica e ação comunicativa : a racionalidade nas práticas docentes dos professores de Geografia do Ensino Fundamental BARBOSA, Ronaldo dos Santos SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos http://lattes.cnpq.br/5526879338149686 http://lattes.cnpq.br/8799647544989939 Geografia Cartografia – Liguagem Geografia (Ensino fundamental) Geografia – Currículos Racionalidade Prática docente A linguagem cartográfica está associada ao desenvolvimento de estruturas do pensamento que possibilitam a leitura, compreensão e produção de representações espaciais e possui uma simbologia específica, cuja mensagem pode ser lida e interpretada. Independente do conteúdo geográfico a ser trabalhado, é possível a utilização da linguagem cartográfica, aliada à argumentação necessária à transformação pedagógica dos conteúdos em sala de aula. Professores de Geografia encontram dificuldades ao utilizarem a linguagem cartográfica em sala de aula, seja pela ausência de uma base teórico-metodológica na formação inicial ou por estarem atuando em uma área diferente da sua formação inicial. Diante desse cenário, é valido o seguinte questionamento: como os professores de Geografia utilizam a linguagem cartográfica ao trabalharem os conteúdos da disciplina no chão da sala de aula? A pesquisa objetiva compreender, a partir dos pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa (TAC), que racionalidade os professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental na rede pública municipal da cidade de Imperatriz-MA utilizam ao elegerem a linguagem cartográfica como instrumento metodológico no processo de transformação pedagógica dos conteúdos escolares em sala de aula. Utilizou-se a abordagem qualitativa, através da pesquisa-ação colaborativa, e foram utilizadas diferentes técnicas para a coleta de dados tais como: questionário, entrevista, grupo focal e observação participante nas escolas pesquisadas. No campo, foram encontrados professores com diferentes formações ministrando aulas de Geografia, bem como professores formados em Geografia e ministrando aulas em diferentes disciplinas. Além disso, encontrou-se professores com elevada carga de trabalho semanal, salas com grande número de alunos, deficiência na formação inicial dos professores, bem como ausência de cursos de formação continuada na rede municipal. Mediante os dados apresentados, espera-se contribuir para a melhoria no processo de ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, utilizando a linguagem cartográfica como um instrumento de transformação pedagógica dos conteúdos escolares em sala de aula e não apenas a escrita e a fala, como de costume. Acredita-se que os pressupostos da TAC possam trazer grandes contribuições para a prática dos professores de Geografia se utilizados em parceria com a linguagem cartográfica no chão da sala de aula. There is currently a great deal of work concerning the origin and development of School Cartography in Brazil, they address different levels of education ranging from the initial grades of elementary education to higher education, it is possible to identify some gaps in the knowledge produced during almost four decades that this line of research was created in the country. One of them is the almost absence of works related to the teaching process of geography and how the teachers make use of the cartographic language. Some theories have guided the works in this line being the main the Genetic Epistemology of Piaget and the Historical-Cultural theory of Vygotsky. Not disregarding the importance and contribution of such theories that guided the studies of School Cartography, but with the intention of bringing contributions to the process of teaching geography in the final years of Elementary Education, is that, based on the assumptions of the Theory of Communicative Action Jürgen Habermas is understood that the cartographic language is a methodological instrument capable of uniting the world of life to the system when used by geography teachers when working with the school contents on the floor of the classroom. The research aims to understand, based on the assumptions of the Communicative Action Theory, that rationality the geography teachers of the final years of elementary education in the municipal public network of the city of Imperatriz-MA use when choosing the cartographic language as a methodological instrument in the process pedagogical transformation of school contents in the classroom. With the accomplishment of the present study it is hoped to contribute to the improvement in the geography teaching process in the final years of elementary school, using cartographic language as an instrument of pedagogical transformation of school contents in the classroom and not only the writing and speech as usual. The qualitative approach was used, the research was classified as action research, and different techniques were used to collect data such as: questionnaire, interviews, focus group, participant observation. Habermas's Theory of Communicative Action has been successfully used in Brazil in education, it is believed that it can bring great contributions if used in partnership with the Cartographic Language on the floor of the classroom by teachers who teach geography classes. The study revealed that many teachers who teach Geography classes do not have initial training in Geography; they work on average two shifts; did not participate in continuing education courses and are teaching Geography classes to complete workload at the same school. 2019-06-12T17:49:30Z 2019-06-12T17:49:30Z 2018-06-20 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31061 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Geografia |
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Geografia Cartografia – Liguagem Geografia (Ensino fundamental) Geografia – Currículos Racionalidade Prática docente |
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Geografia Cartografia – Liguagem Geografia (Ensino fundamental) Geografia – Currículos Racionalidade Prática docente BARBOSA, Ronaldo dos Santos Linguagem cartográfica e ação comunicativa : a racionalidade nas práticas docentes dos professores de Geografia do Ensino Fundamental |
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A linguagem cartográfica está associada ao desenvolvimento de estruturas do pensamento que possibilitam a leitura, compreensão e produção de representações espaciais e possui uma simbologia específica, cuja mensagem pode ser lida e interpretada. Independente do conteúdo geográfico a ser trabalhado, é possível a utilização da linguagem cartográfica, aliada à argumentação necessária à transformação pedagógica dos conteúdos em sala de aula. Professores de Geografia encontram dificuldades ao utilizarem a linguagem cartográfica em sala de aula, seja pela ausência de uma base teórico-metodológica na formação inicial ou por estarem atuando em uma área diferente da sua formação inicial. Diante desse cenário, é valido o seguinte questionamento: como os professores de Geografia utilizam a linguagem cartográfica ao trabalharem os conteúdos da disciplina no chão da sala de aula? A pesquisa objetiva compreender, a partir dos pressupostos da Teoria da Ação Comunicativa (TAC), que racionalidade os professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental na rede pública municipal da cidade de Imperatriz-MA utilizam ao elegerem a linguagem cartográfica como instrumento metodológico no processo de transformação pedagógica dos conteúdos escolares em sala de aula. Utilizou-se a abordagem qualitativa, através da pesquisa-ação colaborativa, e foram utilizadas diferentes técnicas para a coleta de dados tais como: questionário, entrevista, grupo focal e observação participante nas escolas pesquisadas. No campo, foram encontrados professores com diferentes formações ministrando aulas de Geografia, bem como professores formados em Geografia e ministrando aulas em diferentes disciplinas. Além disso, encontrou-se professores com elevada carga de trabalho semanal, salas com grande número de alunos, deficiência na formação inicial dos professores, bem como ausência de cursos de formação continuada na rede municipal. Mediante os dados apresentados, espera-se contribuir para a melhoria no processo de ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental, utilizando a linguagem cartográfica como um instrumento de transformação pedagógica dos conteúdos escolares em sala de aula e não apenas a escrita e a fala, como de costume. Acredita-se que os pressupostos da TAC possam trazer grandes contribuições para a prática dos professores de Geografia se utilizados em parceria com a linguagem cartográfica no chão da sala de aula. |
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