Acessibilidade física na UFPE: mapeamento, diagnóstico e recomendações
SANTOS, Vilma Maria Villarouco, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VILLAROUCO, Vilma Maria
Main Author: | SANTOS, Ana Tereza de Assis |
---|---|
Other Authors: | SANTOS, Vilma Maria Villarouco |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31171 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-31171 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-311712019-06-26T05:04:33Z Acessibilidade física na UFPE: mapeamento, diagnóstico e recomendações SANTOS, Ana Tereza de Assis SANTOS, Vilma Maria Villarouco http://lattes.cnpq.br/2513535142209293 http://lattes.cnpq.br/3582673275818085 Acessibilidade Ambiente construído Universidades SANTOS, Vilma Maria Villarouco, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VILLAROUCO, Vilma Maria O Campus Joaquim Amazonas possui aproximadamente 1.396.844,00m² e um total de 202 edificações, objetivando atender a atividades de ensino, pesquisa e extensão. (UFPE, 2016) Além das edificações voltadas para o objetivo fim da universidade, existem outros prédios que atendem a funções que apoiam estas atividades, a maioria destas edificações foi construída em uma época onde as questões de acessibilidade e desenho universal não eram uma preocupação de projeto. Com isso, atualmente os arquitetos da instituição têm que encontrar soluções de intervenção para proporcionar a acessibilidade aos alunos, funcionários e visitantes da instituição de maneira integral, muitas vezes esbarrando em questões técnicas e até mesmo de preservação de patrimônio histórico. Este trabalho tem como objetivo mapear, diagnosticar e traçar diretrizes e recomendações de acessibilidade espacial abrangentes à todas as edificações da UFPE através de um estudo de caso que serviu como projeto piloto. Com esse objetivo, para base do desenvolvimento desta pesquisa buscou-se o apoio no referencial teórico, que consiste em artigos, publicações científicas, livros; e nas legislações vigentes. Para a realização do diagnóstico das condições de acessibilidade foi realizado o levantamento, em que foram mapeados todos os pontos críticos de vários edifícios do campus, após isto, foi escolhido o edifício do Centro de Artes e Comunicação (CAC) como objeto deste trabalho. Para a realização das diretrizes e discussão das possíveis soluções aos problemas identificados, foram ouvidos os principais envolvidos nessa temática: o corpo técnico da universidade, arquitetos e professores que atuam na área de acessibilidade e os alunos e professores da universidade que possuem alguma restrição de mobilidade. Nesta etapa foi adotada a técnica do Grupo Focal, ou Focus Group, que é uma técnica de pesquisa qualitativa de baixo custo e rápida aplicação, utilizada para completar informações, conhecer atitudes, opiniões, percepções e comportamentos. A utilização desta metodologia tem se mostrado muito adequada para a fase de diagnóstico. Após as discussões e a real representação de todas as partes interessadas no escopo deste trabalho, estão apresentadas as diretrizes e recomendações para a promover da acessibilidade física na UFPE. Com a conclusão desta pesquisa, foram identificadas as principais barreiras físicas existentes nas edificações da UFPE que impedem ou dificultam o seu uso por pessoas com restrições de mobilidade. Espera-se que este material sirva de apoio para a realização de reformas e novos projetos de modo a contribuir para a melhoria das condições efetivas de inclusão e acesso à cidadania dos estudantes, professores e usuários da UFPE. Campus Joaquim Amazonas has approximately 1,396,844.00m² and a total of 202 buildings, aiming to attend teaching, research and extension activies (UFPE, 2016). Besides the buildings used for the university's purpose, there are other buildings that serves as support for these activities, most of these buildings were built at a time when issues of accessibility and universal design were not a concern of project. Therewith, nowadays the institution's architects have to find intervention solutions to provide accessibility to students, employees and visitors of the institution in an whole way, often hitting into technical issues, even about the preservation of historical patrimony. The objective of this work is to map, diagnose and trace comprehensive spatial accessibility guidelines and recommendations to all UFPE buildings through a case study that will serve as a pilot project. With this objective, to bases the development of this research, support was sought in the theoretical referential, which consists of articles, scientific publications, books; and in the current legislation. In order to perform the diagnosis of the accessibility conditions, a survey was made, in which all the critical points of several campus buildings were mapped, after this, the Center of Arts and Communication (CAC) building was chosen as the object of this work. In order to perform the guidelines and discuss the possible solutions of the problems identified, the main stakeholders were heard: the technical staff of the university, architects and teachers who works in the area of accessibility, and university students and teachers who have some mobility restrictions. In this stage, the Focus Group technique was adopted, which is a qualitative research technique of low cost and quick application, used to complete information, to know attitudes, opinions, perceptions and behaviors. The use of this methodology has shown to be very suitable for the diagnostic phase. After the discussions and the real representation of all the interested parties in the scope of this work, are presented the guidelines and recommendations for the promotion of the physical accessibility in the UFPE. With the conclusion of this research, were identified the main physical barriers existing in UFPE buildings that impede or hinder their use by people with mobility restrictions. It is hoped that this material will provide support for reforms and new projects in order to contribute to improving the effective inclusion and access to citizenship of UFPE students, teachers and users. 2019-06-25T22:38:52Z 2019-06-25T22:38:52Z 2017-07-03 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31171 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Design |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Acessibilidade Ambiente construído Universidades |
spellingShingle |
Acessibilidade Ambiente construído Universidades SANTOS, Ana Tereza de Assis Acessibilidade física na UFPE: mapeamento, diagnóstico e recomendações |
description |
SANTOS, Vilma Maria Villarouco, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VILLAROUCO, Vilma Maria |
author2 |
SANTOS, Vilma Maria Villarouco |
format |
masterThesis |
author |
SANTOS, Ana Tereza de Assis |
author_sort |
SANTOS, Ana Tereza de Assis |
title |
Acessibilidade física na UFPE: mapeamento, diagnóstico e recomendações |
title_short |
Acessibilidade física na UFPE: mapeamento, diagnóstico e recomendações |
title_full |
Acessibilidade física na UFPE: mapeamento, diagnóstico e recomendações |
title_fullStr |
Acessibilidade física na UFPE: mapeamento, diagnóstico e recomendações |
title_full_unstemmed |
Acessibilidade física na UFPE: mapeamento, diagnóstico e recomendações |
title_sort |
acessibilidade física na ufpe: mapeamento, diagnóstico e recomendações |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31171 |
_version_ |
1641987742333140992 |
score |
13.657419 |