Essays on education economics

CRUZ, Giuseppe Trevisan, também é conhecido em citações bibliográficas por: TREVISAN, Giuseppe

Main Author: CRUZ, Giuseppe Trevisan
Other Authors: SAMPAIO, Breno Ramos
Format: doctoralThesis
Language: eng
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31311
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spelling ir-123456789-313112019-10-26T06:13:46Z Essays on education economics CRUZ, Giuseppe Trevisan SAMPAIO, Breno Ramos SAMPAIO, Gustavo Ramos http://lattes.cnpq.br/1373825764108959 http://lattes.cnpq.br/2977077512332193 Educação de elite Efeito dos pares Mercado de trabalho CRUZ, Giuseppe Trevisan, também é conhecido em citações bibliográficas por: TREVISAN, Giuseppe This dissertation is intrinsic related to the literature on Education Economics, where we investigate some inputs of the education production function. We possess data sources comprising characteristics of applicants and students to one of the major flagship universities in Brazil and very restrict data on tax-registered firms, that enable us exploit the influence of two of these inputs on a series of academic and labor outcomes. In the first chapter, we examine the labor market returns to attending free elite higher education. Using restrict-access data from a flagship university in Brazil and from tax-registered firms, we explore an entrance rule that generates exogenous variation close to admission cutoffs, allowing us to compare marginal applicants and to estimate the causal effect of enrollments on salaries and occupations. Our findings indicate that enrolling in the elite free university raises wage premiums on 8% and the likelihood of reach reputable occupations in the future. The benefits are more expressive among female applicants and those with poorer backgrounds. We also provide evidence that, much more than just having the advantage of have a higher degree diploma, the elite wage premiums are guided by better matches on jobs demanding more specialized tasks. Our results are valuable for policy debates related to interventions aiming on promoting access to selective higher education for disadvantaged social groups. In the second chapter, we address the impact of an almost unexplored side of peer effect on students achievement and incentives to graduation regarding social comparative advantages. We estimate the effect of perceived rank in college and show that being last among the best increases the willingness to switch careers and reduces the likelihood of having a more prestigious occupation. To do so, we exploit a discontinuity in the class assignment in a flagship university in Brazil that sends the median student to either a better or a worse class in the same major program. Since the skill difference between classes varies within and between programs, we find that the ranking effect can be cancelled out by a high increase in peer quality. Our findings imply that the perceived rank sends a misleading signal, making similar students in the same program take distinct decisions and have different long-term outcomes. Higher parental education and stronger convictions about future earnings reduce the influence of this signal. CAPES Esta tese está intrinsecamente associada à literatura de Economia da Educação, onde pretende-se investigar alguns insumos da função de produção educacional. Sob a posse de dados que compreendem características de aplicantes (e também dos alunos já matriculados) em uma das maiores universidades do Brasil e dados restritos de firmas, podemos explorar a influência de dois desses insumos mencionados sobre indicadores acadêmicos e de mercado de trabalho. O primeiro capítulo examina os retornos no mercado de trabalho oriundos de se cursar uma instituição elite de ensino superior. Utilizando um banco de dados restrito de uma faculdade de referência no Brasil e dados de firmas, nós exploramos uma regra de entrada na faculdade que gera uma variação exógena perto do ponto de corte de admissão, o que permite comparar aplicantes que estão à margem do ingresso e estimar o efeito causal de se matricular na faculdade sobre salários e ocupações. Nossos achados indicam que a matrícula na universidade de elite aumenta o prêmio salarial em 8% e a probabilidade de alcançar ocupações mais prestigiosas no futuro. Os benefícios são mais expressivos entre mulheres e entre aqueles com piores backgrounds. Também mostramos evidências de que, muito mais do que apenas ter a vantagem de possuir um diploma universitário, são as melhores alocações em trabalhos que exigem maior nível de habilidade que guiam os prêmios salariais. Nossos resultados são valiosos para debates de políticas relacionadas a intervenções que visam promover acesso de grupos com grandes desvantagens sociais na educação de elite. No segundo capítulo, abordamos o impacto de um efeito de pares pouco explorado na literatura, que está relacionado a vantagens comparativas, sobre o desempenho acadêmico de universitários (performance) e incentivos para conclusão do curso. Nós desentrelaçamos o efeito do rankeamento ordinal da qualidade dos pares, e mostramos que ser o pior entre os melhores da turma aumenta a chance de se trocar de carreira e reduz a probabilidade de conseguir uma ocupação futura mais prestigiosa. Para isso, exploramos uma descontinuidade na determinação de turma que envia o estudante universitário mediano tanto ara uma turma melhor quanto para uma pior dentro de um mesmo curso. Uma vez que a diferença de habilidade entre as turmas variam entre e dentro do curso, encontrou-se que o efeito do rankeamento se cancela com o aumento da qualidade dos pares. Os resultados implicam que a percepção de sua posição na distribuição de habilidades envia um sinal enganoso, fazendo que estudantes parecidos num mesmo curso tomem decisões diferentes e obtenham resultados diferentes no futuro. O alto nível de educação dos pais e fortes convicções sobre o salário futuro reduzem a influência desse sinal. 2019-07-02T21:00:58Z 2019-07-02T21:00:58Z 2018-02-26 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31311 eng openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Economia
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