Conhecimentos de visualização espacial: tarefas de representações visuais com uso de recursos físicos e virtuais

O presente estudo tem como principal objetivo analisar como os estudantes do Ensino Normal Médio lidam com tarefas visuais de “leitura” e “escrita” de diferentes representações de poliedros: representações em malha isométrica, modelos tridimensionais e representações dinâmicas de poliedros em softwa...

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Main Author: MÁXIMO, Luciana da Silva
Other Authors: BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31343
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spelling ir-123456789-313432019-10-26T06:00:37Z Conhecimentos de visualização espacial: tarefas de representações visuais com uso de recursos físicos e virtuais MÁXIMO, Luciana da Silva BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar BELLEMAIN, Franck Gilbert René http://lattes.cnpq.br/1579111928340382 http://lattes.cnpq.br/1264702708331679 Matemática - Estudo e ensino - Ensino médio Geometria - softwares Poliedros UFPE - Pós-graduação O presente estudo tem como principal objetivo analisar como os estudantes do Ensino Normal Médio lidam com tarefas visuais de “leitura” e “escrita” de diferentes representações de poliedros: representações em malha isométrica, modelos tridimensionais e representações dinâmicas de poliedros em softwares de geometria. Como aporte teórico, utilizamos os conceitos, a caracterização, os procedimentos/ operações visuais/ técnicas visuais de tarefas (GODINO el al , 2011); os tipos de atividades com representações planas de poliedros e as habilidades envolvidas nessas atividades (GUTIÉRREZ, 1998); os elementos e a caracterização do pensamento geométrico 3D, os processos cognitivos fundamentais implícitos nos tipos de raciocínio geométrico 3D e as atividades envolvidas no pensamento e raciocínio geométrico 3D (PITTALIS E CHRISTOU, 2010) para a elaboração das tarefas de representações visuais. Elencamos aspectos cognitivos, didáticos, e de currículo sobre visualização geométrica espacial. Destacamos ainda aspectos sobre Geometria Dinâmica e as potencialidades de softwares de Geometria Dinâmica em relação à visualização. Os procedimentos metodológicos consistem na elaboração e análise a priori de tarefas visuais, de “leitura” e “escrita”, as quais foram vivenciadas por 5 duplas de estudantes do Ensino Normal Médio em forma de oficina. A análise do material empírico mostrou de modo geral um bom desempenho dos sujeitos nas tarefas de “leitura” visual. Nessas tarefas os sujeitos foram capazes de estabelecer correspondências pertinentes entre sólidos representados nos três ambientes mobilizados (representações em malha isométrica, caixa de Becker – por meio da qual modelos tridimensionais dos sólidos eram manipulados pelo tato, e no software s3D SecBuilder). No que diz respeito às tarefas de “escrita” foram observadas dificuldades na mobilização de habilidades visuais necessárias para sua execução. Ao produzir representações na malha isométrica, propriedades importantes dos sólidos não foram respeitadas (igualdade de comprimentos, forma das faces, quantidade de faces, arestas e vértices) e nas tarefas de produção de representação tridimensional de sólidos, com materiais manipulativos, a partir de suas representações no software s3D SecBuilder, várias realizaram representações bidimensionais. This study aims to examine how students of regular high school deal with visual tasks of “reading” and “writing” of different representations of polyhedron: Isometric grid representation, 3D models and dynamic representations of polyhedral geometry software. As a theoretical framework, we used the concepts, characterization, procedures/ visual operations/ visual technique tasks (GODINO et al, 2011); The types of activities with flat representations of polyhedron and the skills involved in these activities (GUTIERREZ, 1998); The elements and the characterization of 3D geometric thinking, the fundamental cognitive processes implied in the types of 3D geometric reasoning and the activities involved in the thinking and 3D geometric reasoning (PITTALIS E CHRISTOU, 2010) for the preparation of visual representation tasks. We listed cognitive, learning and curriculum aspects about space geometric visualization. We also highlighted aspects about Dynamic Geometry and the potential of dynamic geometry software in relation to the display. The methodological procedures consist of the preparation and a priori of the analysis of visual tasks, of “reading” and “writing”, which were experienced by 5 pairs of regular high school students in a workshop way. The analysis of the empirical data showed, in a general way, a good performance of the subjects in the “reading” visual task. In these tasks the subjects were able to establish relevant correspondence between solids represented in the three deployed environments (isometric grid representation, Becker´s box – by which 3D models of solids were handled by touch, and in the s3D SecBuilder software). In relation to the “writing” tasks difficulties were observed in the visual skills mobilization required for its execution. While reproducing isometric grid representations, important solid properties weren´t respected (equal length, the form of the faces, number of faces, edges and vertices) and in the 3D representation of solid production tasks with able to handle materials, from their representations in the s3D SecBuilder software, several performed two-dimensional representations. 2019-07-04T19:14:23Z 2019-07-04T19:14:23Z 2016-05-30 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31343 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicas
institution REPOSITORIO UFPE
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MÁXIMO, Luciana da Silva
Conhecimentos de visualização espacial: tarefas de representações visuais com uso de recursos físicos e virtuais
description O presente estudo tem como principal objetivo analisar como os estudantes do Ensino Normal Médio lidam com tarefas visuais de “leitura” e “escrita” de diferentes representações de poliedros: representações em malha isométrica, modelos tridimensionais e representações dinâmicas de poliedros em softwares de geometria. Como aporte teórico, utilizamos os conceitos, a caracterização, os procedimentos/ operações visuais/ técnicas visuais de tarefas (GODINO el al , 2011); os tipos de atividades com representações planas de poliedros e as habilidades envolvidas nessas atividades (GUTIÉRREZ, 1998); os elementos e a caracterização do pensamento geométrico 3D, os processos cognitivos fundamentais implícitos nos tipos de raciocínio geométrico 3D e as atividades envolvidas no pensamento e raciocínio geométrico 3D (PITTALIS E CHRISTOU, 2010) para a elaboração das tarefas de representações visuais. Elencamos aspectos cognitivos, didáticos, e de currículo sobre visualização geométrica espacial. Destacamos ainda aspectos sobre Geometria Dinâmica e as potencialidades de softwares de Geometria Dinâmica em relação à visualização. Os procedimentos metodológicos consistem na elaboração e análise a priori de tarefas visuais, de “leitura” e “escrita”, as quais foram vivenciadas por 5 duplas de estudantes do Ensino Normal Médio em forma de oficina. A análise do material empírico mostrou de modo geral um bom desempenho dos sujeitos nas tarefas de “leitura” visual. Nessas tarefas os sujeitos foram capazes de estabelecer correspondências pertinentes entre sólidos representados nos três ambientes mobilizados (representações em malha isométrica, caixa de Becker – por meio da qual modelos tridimensionais dos sólidos eram manipulados pelo tato, e no software s3D SecBuilder). No que diz respeito às tarefas de “escrita” foram observadas dificuldades na mobilização de habilidades visuais necessárias para sua execução. Ao produzir representações na malha isométrica, propriedades importantes dos sólidos não foram respeitadas (igualdade de comprimentos, forma das faces, quantidade de faces, arestas e vértices) e nas tarefas de produção de representação tridimensional de sólidos, com materiais manipulativos, a partir de suas representações no software s3D SecBuilder, várias realizaram representações bidimensionais.
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