Challenge based learning: uma análise do treinamento de competências profissionais em empreendedores

Grande parcela dos empreendedores brasileiros não procura treinamento para desenvolver suas competências e aumentar suas chances de sucesso ao empreender. E a pequena parcela dos que se envolvem com iniciativas de treinamento de empreendedores, são em geral instruídos por métodos tradicionais de ens...

Full description

Main Author: AQUINO, Leonardo Mohandas Pantoja de
Other Authors: ROAZZI, Antonio
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31423
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Summary: Grande parcela dos empreendedores brasileiros não procura treinamento para desenvolver suas competências e aumentar suas chances de sucesso ao empreender. E a pequena parcela dos que se envolvem com iniciativas de treinamento de empreendedores, são em geral instruídos por métodos tradicionais de ensino baseados em aulas expositivas. De acordo com a literatura acadêmica nem sempre os métodos tradicionais se mostram eficazes no treinamento de empreendedores, por este motivo há uma parcela significativa de autores que apontam abordagens de aprendizagem ativa como caminho ideal para educação de empreendedores. A partir desta observação, o presente estudo teve por objetivo comparar o desempenho de indivíduos treinados por meio de metodologia tradicional de ensino com indivíduos treinados por meio da metodologia Challenge Based Learning (CBL), forma de ensino que envolve aprendizagem ativa, uso de tecnologia e trabalho em comunidade. Para tal análise foi realizado um experimento baseado em intervenção educacional e realizadas avaliações por 3 especialistas em empreendedorismo em dois momentos o primeiro pré-experimento e o segundo pós experimento para que fossem possíveis realizar comparações intra-sujeitos (melhora no desempenho) e entre-sujeitos (comparação entre grupos). Os especialistas avaliaram propostas de negócios apresentadas individualmente por meio de áudio ou vídeo de até 3 minutos, levando em consideração uma nota global de 0 a 10 e uma escala do tipo Likert de 7 pontos para avaliar quatro competências profissionais selecionadas para o estudo que são; identificação de oportunidade de negócios, avaliação de oportunidade de negócios, networking e comunicação. Participaram do experimento 49 alunos de cursos de administração e áreas afins da região metropolitana do Recife. Estes foram divididos em grupo de controle com 26 participantes, treinados por metodologia tradicional e grupo experimental com 23 participantes, treinados por metodologia CBL. Os dados foram analisados através de estatística descritiva para análise sociodemográfica da amostra e análises de variância multivariada e teste post-hoc de Tukey para realização das comparações dos dados experimentais. Os resultados indicam que o grupo experimento (CBL) quando comparado com o grupo controle apresentou um melhor desempenho com diferenças estatisticamente significantes. Este resultado evidencia que a CBL é uma metodologia relevante no treinamento de empreendedores, sobretudo no que tange o desenvolvimento de suas competências profissionais.