O design e os hábitos de consumo de roupas íntimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade.

A presente pesquisa objetiva compreender a usabilidade do sutiã voltado para adolescentes de idades entre nove e doze anos, que estão iniciando o uso da peça, por ser a fase onde ocorre a puberdade e o desenvolvimento das mamas. Também foi investigado quais sentimentos e sensações essas usuárias...

Full description

Main Author: ALVES, Stéfane Karoline da Silveira
Other Authors: SILVA, Charles Ricardo Leite da
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31496
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-31496
recordtype dspace
spelling ir-123456789-314962019-07-27T05:04:38Z O design e os hábitos de consumo de roupas íntimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade. ALVES, Stéfane Karoline da Silveira SILVA, Charles Ricardo Leite da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8155699U3 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758051A2 Sutiãs Ergonomia Adolescentes Emoções ::Lingüística, Letras e Artes::Artes A presente pesquisa objetiva compreender a usabilidade do sutiã voltado para adolescentes de idades entre nove e doze anos, que estão iniciando o uso da peça, por ser a fase onde ocorre a puberdade e o desenvolvimento das mamas. Também foi investigado quais sentimentos e sensações essas usuárias sentem ao começar a utilizar esta peça do vestuário que marca a fase de transição de criança para adolescência feminina. Para estudo de caso, foram entrevistadas dez meninas residentes na cidade de Amaraji - PE e em um primeiro contato foi aplicado um questionário semi-estruturado para investigar informações sobre o cotidiano delas, quais atividades realizavam, como havia sido a aquisição do primeiro sutiã, quais modelos eram mais utilizados por elas, quais incômodos sentiram e quais os sentimentos que o uso da peça lhes causaram. Após isto, foi selecionado quatro modelos de sutiãs mais usados e aplicado o teste de usabilidade com as meninas. Este teste foi concebido através da adaptação de uma metodologia para avaliação de usabilidade e conforto em vestuário, largamente difundido, que permitiu encontrar os principais incômodos e apontar quais possíveis melhorias podem ser realizadas na fabricação de roupas íntimas. Além de apresentar quais modelos, dos selecionados para esta pesquisa, asseguram mais conforto e melhores condições de uso para o público consultado. Para fundamentar esta investigação, foram usados argumentos e conteúdos sobre ergonomia, antropometria, conforto, usubilidade, a evolução do sutiã, adolescência, puberdade e design emocional. 2019-07-26T18:31:33Z 2019-07-26T18:31:33Z 2017-01-31 2019-07-26 bachelorThesis ALVES, Stéfane Karoline da Silveira. O design e os hábitos de consumo de roupas íntimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade. Caruaru: o Autor, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31496 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 92p.
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Sutiãs
Ergonomia
Adolescentes
Emoções
::Lingüística, Letras e Artes::Artes
spellingShingle Sutiãs
Ergonomia
Adolescentes
Emoções
::Lingüística, Letras e Artes::Artes
ALVES, Stéfane Karoline da Silveira
O design e os hábitos de consumo de roupas íntimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade.
description A presente pesquisa objetiva compreender a usabilidade do sutiã voltado para adolescentes de idades entre nove e doze anos, que estão iniciando o uso da peça, por ser a fase onde ocorre a puberdade e o desenvolvimento das mamas. Também foi investigado quais sentimentos e sensações essas usuárias sentem ao começar a utilizar esta peça do vestuário que marca a fase de transição de criança para adolescência feminina. Para estudo de caso, foram entrevistadas dez meninas residentes na cidade de Amaraji - PE e em um primeiro contato foi aplicado um questionário semi-estruturado para investigar informações sobre o cotidiano delas, quais atividades realizavam, como havia sido a aquisição do primeiro sutiã, quais modelos eram mais utilizados por elas, quais incômodos sentiram e quais os sentimentos que o uso da peça lhes causaram. Após isto, foi selecionado quatro modelos de sutiãs mais usados e aplicado o teste de usabilidade com as meninas. Este teste foi concebido através da adaptação de uma metodologia para avaliação de usabilidade e conforto em vestuário, largamente difundido, que permitiu encontrar os principais incômodos e apontar quais possíveis melhorias podem ser realizadas na fabricação de roupas íntimas. Além de apresentar quais modelos, dos selecionados para esta pesquisa, asseguram mais conforto e melhores condições de uso para o público consultado. Para fundamentar esta investigação, foram usados argumentos e conteúdos sobre ergonomia, antropometria, conforto, usubilidade, a evolução do sutiã, adolescência, puberdade e design emocional.
author2 SILVA, Charles Ricardo Leite da
format bachelorThesis
author ALVES, Stéfane Karoline da Silveira
author_sort ALVES, Stéfane Karoline da Silveira
title O design e os hábitos de consumo de roupas íntimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade.
title_short O design e os hábitos de consumo de roupas íntimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade.
title_full O design e os hábitos de consumo de roupas íntimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade.
title_fullStr O design e os hábitos de consumo de roupas íntimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade.
title_full_unstemmed O design e os hábitos de consumo de roupas íntimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade.
title_sort o design e os hábitos de consumo de roupas íntimas femininas: um estudo sobre sutiãs usados por meninas na puberdade.
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31496
_version_ 1641987819384602624
score 13.657419